Qual o melhor momento para alugar um imóvel?

Por 7 de janeiro de 2021Residencial e Lazer
melhor momento para alugar

Iniciar um novo ano é, para muita gente, o momento de colocar em prática muito do que foi planejado. Buscar um imóvel para alugar faz parte da lista de resoluções de ano novo de muitas pessoas. Porém, uma questão deve ser esclarecida logo de começo. São vários os fatores que determinam o melhor momento para alugar um imóvel, seja ele uma casa ou apartamento.

Dito isso, quais as principais dicas para quem quer se dar bem na busca por um imóvel para alugar e fazer uma mudança de casa?

Independentemente da época do ano, o que vale é se preparar para uma missão. Ela exige tempo e dedicação. Porém, pode ser facilitada quando se leva em conta o vamos te mostrar a partir de agora!

Cotação online de Seguro Residencial

Fatores a considerar: melhor momento para alugar um imóvel

É difícil mensurar um melhor momento para alugar um imóvel. É preciso considerar certos fatores para que a empreitada tenha o sucesso esperado e faça sentido para cada um.

Momento de vida X emprego

Um dos principais fatores que devem ser levados em conta na hora de decidir o melhor momento para alugar: avaliar o momento de vida de quem deseja alugar uma casa ou apartamento.

Pensando dessa forma, uma importante questão se refere à estabilidade no emprego. Afinal, assumir um aluguel significa ter um compromisso financeiro fixo, que deve durar meses. Por isso, requer certos cuidados para que transcorra do melhor jeito e sem sustos.

Valor destinado ao aluguel

Além disso, outra questão que não pode ser perdida de vista quando se está em busca de alugar um imóvel é o valor que será destinado ao negócio. Este é um fator determinante para a decisão. 

A principal dica aqui, então, é ter esse valor em mente. Só depois visite os imóveis já selecionados de acordo com o que cabe no bolso.

A dica dos especialistas financeiros é que o valor do aluguel corresponda a, no máximo, 30% do salário líquido do futuro inquilino.

Assim, é possível não colocar em risco as finanças. Além disso, não corre o risco de ficar inadimplente com contas de água, eletricidade, internet e supermercado.

Busca pelas melhores oportunidades

Estar atento às oportunidades é peça-chave na escolha do melhor momento para alugar. A concorrência existe. Ser o primeiro a enviar uma proposta pode fazer toda a diferença. Isso principalmente quando essa oportunidade é interessante.

Avalie o valor de acordo com o orçamento, bairro desejado e, claro, imóvel que encanta.

Definir o local ideal para morar

É verdade que a questão financeira contribui para a decisão da localização do imóvel que se pretende alugar. 

Porém, grande parte das definições ocorre em virtude da relação que o futuro inquilino tem com o bairro. A facilidade que o futuro morador terá para se locomover para o trabalho, casa de familiares etc, também é determinante.

Há outro ponto importante para a escolha do local perfeito. Busque imóveis que contemplem as comodidades que são importantes para cada um. 

Há, por exemplo, aquela pessoa que não abre mão de morar em um prédio com espaço para academia. Já outra pode dar mais atenção às áreas para caminhadas.

Porém, uma questão primordial é identificar a preferência quanto a morar em uma casa ou em um apartamento. 

Pois é, há quem não pense muito nessa diferenciação e acaba tendo experiências nada agradáveis. 

Aluguel no início do ano: na prática

Já ficou claro que alugar um imóvel é uma tarefa que requer certos cuidados. Por isso, é difícil definir o melhor momento para alugar.

Mas, se você está procurando um imóvel para alugar neste início de 2021, fique atento às dicas práticas!

Pesquisar e pesquisar

Comece a fazer uma pesquisa de mercado o quanto antes. No início do ano a procura é menos intensa em virtude das férias e viagens.

Documentos em ordem

Mesmo antes de começar a visitar os imóveis, é válido ter em mãos a documentação necessária para que o crédito seja aprovado na imobiliária. 

Assim, quando encontrar o imóvel que atenda à necessidade, o cadastro já estará aprovado. Isso vai agilizar todo o processo e eliminar o risco de perder o imóvel por falta de documentação.

Imobiliárias com experiência

Uma coisa é certa: para realizar um negócio seguro é indispensável contar com a atuação de uma imobiliária com experiência e solidez. Ela será responsável não só pelo contrato de locação como também poderá cuidar da vigência de todo o contrato. Isso estabelece uma relação profissional entre inquilino e proprietário.

Durante a visita ao imóvel

É fato que conhecer o imóvel é muito importante. Mas é indispensável controlar o entusiasmo.

A visita tem como meta a análise da qualidade da estrutura da casa ou apartamento. Por isso, é importante:

  • Examinar a pintura;
  • Verificar o estado de portas e janelas;
  • Questionar o corretor ou o proprietário quanto a qualidade da rede elétrica.

Atenção máxima ao contrato

Ao ter um contrato de aluguel em mãos, torna-se imprescindível ler cada linha. Trata-se do documento que direcionará a forma com que o inquilino e o locador conversarão durante todo o período de vigência do aluguel.

Seguro Residencial

O seguro residencial é um produto feito para proteger o imóvel, além dos bens.

Trata-se, portanto, de um produto que pode ser uma efetiva ferramenta para quem aluga um imóvel. Ele apresenta várias vantagens relacionadas a questões como roubos e furtos, danos elétricos da residência etc.

Faça uma cotação online agora mesmo e fique por dentro das facilidades que o seguro residencial pode levar para o seu dia a dia.

 Última atualização em 07/01/2021



Leave a Reply