Skip to main content

Como aumentar meu score?

Por 14 de abril de 2018junho 15th, 2021Finanças
Imagem de papel e caneta com objetivos de score para ilustrar post sobre como aumentar meu score

Você precisa fazer um financiamento ou um empréstimo e não consegue… Deseja ter acesso a um cartão em determinada loja para obter crédito e…. nada!  Para realizar pedidos de empréstimos e financiamentos você precisa fica de olho no seu score de crédito. Ele envolve a sua imagem financeira para as instituições credoras.

O seu score está baixo? Pois é, a pontuação do score de um consumidor tem impacto direto na liberação de crédito: enquanto estiver em baixa, muitos pedidos serão negados.

Não sabe do que a gente tá falando? Não sabe o que é score e a importância desse fator em sua vida? A Bidu explica agora mesmo!

Mas, o que mais importa nessa hora é ter um score alto para conseguir a liberação. E de maneira mais fácil. Se você já sabe qual o seu desempenho, e quer saber: como aumentar meu score”. Veja as informações abaixo.

Solicitar Empréstimo Pessoal

O que é score de crédito?

Antes de respondermos a sua pergunta sobre como aumentar meu score, você sabe exatamente o que determina o seu score de crédito?

O score de crédito é uma “nota” dada às pessoas mediante o seu histórico de pagadora. A análise de score é feita por instituições financeiras, como o Serasa e o SCPC. Elas avaliam o seu histórico de dívidas, hábitos de consumo e questões como estado civil e se você está ou não empregado.

A análise realizada leva em conta uma série de variáveis. Assim, é possível avaliar qual é a probabilidade de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos 12 meses. Ou seja, qual o risco de inadimplência ao solicitar um crédito.

Assim, as instituições avaliam o histórico de dívidas, hábitos de consumo e buscam informações quanto ao estado civil ou mesmo se a pessoa está ou não empregada.

O resultado dessa avaliação é o score. E o que é importante saber aqui: quanto maior a pontuação, ou seja, quanto maior o score, mais fácil será para o consumidor ter acesso a diversas modalidades de crédito.

Um bom score, ou seja, uma boa pontuação, é aquele que está acima de 700 pontos, em uma régua de medição que compreende de um a 1.000, como você pode ver na tabela abaixo:

Pontos/Score Risco de inadimplência
Até 300 pontos Rico alto
Entre 300 e 700 pontos Risco médio
Acima de 700 pontos Risco baixo

Elaboramos o vídeo abaixo para mostrar como funciona o score e com dicas para você melhorar o seu.

Acesso ao score

Caso queira saber como anda o seu score, é possível fazer isso de um jeito simples e rápido. O Serasa Score, por exemplo, que é um dos modelos estatísticos utilizados na análise de risco, é uma opção.

Para fazer a consulta, basta seguir os passos abaixo:

1 – Acessar Serasa

2 – Digitar o CPF

3 – Fazer o cadastro

4 – Pronto, a pontuação é apresentada

Como aumentar meu score?

Algumas ações práticas podem contribuir para o aumento do score. Acompanhe.

1 – Limpe seu nome

Para aumentar o seu score, nada melhor do que um nome “limpo” no mercado. Então, que tal renegociar as suas dívidas em aberto e tirar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) da lista de inadimplentes?

Faça contato com a(s) empresa(s) em que possui dívidas e peça ajuda para renegociá-las. Essa prática também é interessante para as companhias, que terão mais chances de receber o valor devido, portanto fica mais fácil você conseguir resolver.

Mas, fique atento na hora de renegociar. Novos juros e taxas poderão ser incluídos e você precisa estar preparado para assumir esse novo compromisso.

Vale ressaltar que muitas propagandas prometem limpar o seu nome e aumentar o seu score, mas trata-se de golpe. Consulte órgãos oficiais de proteção ao crédito antes de realizar qualquer atividade.

2 – Não atrase suas contas

Pagar as contas em dia parece meio óbvio no que diz respeito a aumentar seu score. Mas, acredite, pagar as suas contas antes do vencimento pode ajudar você a elevar ainda mais a sua pontuação.

3 – Dados atualizados

Ao consultar o seu CPF, as empresas de crédito terão acesso aos seus dados como nome, data de nascimento, endereço e telefone. Você precisa ter o cuidado de sempre manter essas informações atualizadas.

Então, se você mudou de endereço ou trocou o número de telefone, não se esqueça de corrigir as suas referências em uma agência local. Ou nos portais online.

4 – Cadastro Positivo

Outra forma de aumentar seu score é registrar-se no Cadastro Positivo. Ele reúne todo o seu perfil financeiro, e não apenas as informações das contas não quitadas. Com ele, você permite que as instituições de crédito façam uma análise mais precisa e individual do seu histórico.

5 – Bancos

Seu banco possui uma pontuação própria de crédito e de política de avaliação. Ela considera sua situação financeira e os produtos do banco, como investimentos, consórcios e cartões, que você adquiriu. Outro fator que ajuda a aumentar o seu score com o banco é você sempre usar o seu cartão de crédito para compras à vista ou a prazo.

6 – CPF

Por último e não menos importante, o seu score tende a ficar mais baixo a cada consulta de crédito realizada em seu CPF. Isso porque, toda empresa que consulta o seu cadastro, fica registrada no Serasa e no SCPC por 90 dias e ter diversas pesquisas pode significar instabilidade financeira por parte do consumidor.

Solicitar Empréstimo Pessoal

+ Porque não consigo um empréstimo

+ Como conseguir empréstimo pessoal com score baixo?