Skip to main content

Qual é a melhor moto de alta cilindrada?

Por 5 de agosto de 2021agosto 9th, 2021Mobilidade
moto de alta cilindrada

É fã de motos esportivas que têm altas cilindradas? Geralmente, são veículos potentes, pesados e bastante cobiçados pelo público. Nos últimos anos, a moto de alta cilindrada tem ganhado cada vez mais adeptos. Ela tem se tornado popular entre os brasileiros. 

Venha conhecer algumas das principais motos de alta cilindrada. Saiba como escolher uma para você, acompanhando o post! 

Cotação online de Seguro Moto

O que é moto de alta cilindrada?

A cilindrada nada mais é do que uma medida usada para calcular a capacidade de um motor. Normalmente, utiliza-se um padrão para a medida da cilindrada, simbolizada em centímetros cúbicos (cc). 

Em resumo, a cilindrada seria o volume de combustível e ar que estaria dentro de cada cilindro do motor. Assim, no interior dos cilindros, acontecem explosões provocadas pela queima de combustível e oxigênio. A partir disso, há o movimento dos pistões que, por conta da biela, estimula a ligação dos eixos e fazem o motor ter uma ação rotativa. 

Certo, mas o que significa uma moto de alta cilindrada? Não existe uma regra estabelecida pelas montadoras. Porém, é possível dizer que motos a partir de 450 cc seriam classificadas como de alta cilindrada. 

Em geral, uma moto de alta cilindrada, tem maior potência e desempenho do motor. 

Entretanto, existem outras condições para determinar a eficiência do motor, como a potência e torque. Não significa que, como seria de alta cilindrada, teria necessariamente uma performance melhor em comparação com outras motos

A própria potência, por exemplo, depende de certas características da moto, como o combustível e a construção do motor. Portanto, uma série de atributos da moto pode considerar o veículo como sendo de alta potência. 

+ A partir de quantas cilindradas preciso de CNH de moto?

Afinal, qual a melhor moto de alta cilindrada?

Na verdade, não há uma moto de alta cilindrada considerada como a melhor. Isso acaba sendo subjetivo. Portanto, os fãs de duas rodas podem ter opiniões diversas sobre qual seria apontada como a melhor. Porém, existem cinco motos de alta cilindrada classificadas como as mais potentes do mundo em 2021. 

Quer saber quais são as cinco motos? Confira a lista: 

Kawasaki Ninja H2R

Lançado em 2015, o modelo Ninja H2R possui um motor de 4 cilindros de 1000 cc. Ele chega até 326 cavalos de potência. O que isso significa? A moto consegue alcançar a incrível velocidade de 400 km/h!

Desenvolvida com uma carenagem voltada às altas velocidades, a moto pode ser utilizada somente em circuitos fechados. Isso porque não há autorização para trafegar em vias públicas. 

Suzuki Hayabusa GSX 1300R

Considerada como um clássico da montadora japonesa, a Hayabusa GSX-1300R carrega essa fama pelas extraordinárias 1300 cilindradas e potência de 197 cavalos. Por conta de sua alta potência, houve um acordo com outros mercados para limitar a sua velocidade máxima, em 1999. Mesmo assim, ela voa, atingindo 300 km/h. 

MV Agusta F4 RR

Italiana, a MV Agusta F4 RR é uma versão mais tecnológica da F4. Ela visa uma melhor performance e segurança aos condutores. Tem freios ABS, sensores nas duas rodas, acelerador eletrônico e troca rápida de marchas. No motor, há quatro cilindros de 16 válvulas garantindo até 200 cavalos de potência. 

MTT Turbine Superbike Y2K

Gosta realmente de acelerar? Pois saiba que a Superbike Y2K é um modelo especial. É simplesmente a moto mais potente do mundo, segundo o Guinness Book, o livro dos recordes. Ela consegue a façanha de ultrapassar a marca dos 400 km/h, ao contar com uma turbina que alcança os 320 cavalos. 

Lançada em 2000, a moto foi desenvolvida por uma empresa que fabrica turbinas de alto rendimento. Contudo, ela quase não é vista à venda para o público. Super exclusiva, a moto é disponibilizada em restritas cinco unidades por ano. 

BMW S1000RR

Criada para disputar o Campeonato Mundial de Superbike de 2009, a BMW S1000RR não perdeu o posto de estar entre as mais potentes. O motivo se deve a conservação de suas características originais. Entre elas está o motor quatro cilindros de 16 válvulas que chega a 199 cavalos de potência. 

A versão mais recente da moto de alta cilindrada ganhou uma diminuição de 4 kg de seu peso total, melhorando a performance e velocidade. 

Como fazer a melhor escolha numa moto de alta cilindrada?

Quando for escolher uma moto de alta cilindrada, é preciso chegar na concessionária bastante consciente do que está buscando. Assim, consegue encontrar a moto correspondente ao seu perfil e que atenda às suas expectativas. 

Então, para te ajudar nessa missão, listamos algumas dicas essenciais para achar a moto ideal: 

Procure uma moto adequada ao seu estilo de direção

Motos de alta cilindrada podem ser consideradas como esportivas. Portanto, vale analisar para qual fim seria a compra do veículo de duas rodas. 

Está pensando em usá-la para viagens, como um bate e volta? Ou somente aos fins de semana? Em ambas as situações, uma moto esportiva pode ser bastante útil. Lembre-se que, como falamos de motos potentes e pesadas, o condutor precisaria ficar numa posição mais inclinada. Isso favorece o desempenho e alta velocidade da moto. 

Porém, caso esteja planejando utilizar a moto no cotidiano, pode não ser uma boa ideia. Haveria um desconforto na postura, um gasto maior com manutenção (freios, pneus, correntes) e peças, além do alto consumo de combustível. Ou seja, não seria tão econômica como outras opções de baixa e média cilindrada. 

Respeite a sua estatura

Quer uma moto esportiva mas não tem uma grande estatura? Pois saiba que isso pode se tornar um risco ao dirigir uma moto pesada e grande. 

O motorista deve estar sempre confortável na direção, seja numa curva, em momentos de baixa e alta rotação ou com ela parada. Para ter uma pilotagem segura, seria necessário o condutor ter uma habilidade prévia ao lidar com moto de alta cilindrada. 

Não escolha apenas pelo design

Achou a moto linda? Tenha calma, busque mais informações sobre o veículo antes de tomar qualquer decisão. O design, bem como a beleza da moto, devem ser aspectos para serem levados em consideração na hora da escolha, é claro. 

Contudo, não esqueça de analisar os demais itens, como performance, estabilidade em curvas, frenagem, posição ao pilotar, despesas básicas, entre outros. A segurança, o conforto, além de seu bolso precisam ser lembrados nesse momento. 

Antes de comprar, tenha experiência

Ao procurar uma moto de alta cilindrada, o mais indicado seria ter uma experiência prévia em motos esportivas. Como são motos mais potentes, a dirigibilidade delas é diferente se comparada às motos mais básicas. Por isso, faça um curso específico de pilotagem para moto de alta cilindrada, no caso de não ter prática em motos desse porte. 

Quanto mais pesada e potente a moto, maior o risco ao condutor e demais pessoas no trânsito. Priorize a segurança, evite surpresas e acidentes. 

Exemplos de motos de alta cilindrada

Vamos conhecer outras motos de alta cilindrada? Já demos os exemplos das mais potentes do mundo, agora vamos elencar outras motos esportivas que estão no mercado disponíveis ao público. Confira: 

  • BMW R 1200; 
  • Ducati Monster 1100; 
  • Honda CB 650 R; 
  • Honda CB 500F;
  • Kawasaki Z750; 
  • Suzuki GSX S-1000;
  • Yamaha MT-07;
  • Yamaha XJ6.

Ao comprar a sua moto de alta cilindrada, quer saber como fazer um seguro moto? Então, faça já uma cotação com a Bidu, é rápido e você descobre o seguro ideal para o seu bolso! 

+ Quer saber se o Seguro de Moto é caro?

Cotação online de Seguro Moto

Última atualização em 05/08/2021

 

Deixe uma resposta