Skip to main content

Quais situações podem afetar o seu patrimônio veicular?

Por 16 de novembro de 2022Mobilidade
patrimônio veicular

Realizar o sonho de ter um carro ou mesmo de trocar de veículo, renovando de tempos em tempos esta conquista, é sempre um momento especial. Mas junto com esta realização do patrimônio veicular, chega também a necessidade de contar com um seguro auto, já que estamos falando de um bem valioso e que diariamente é exposto a riscos.

Ter a tranquilidade, a praticidade e o conforto que um seguro pode trazer são qualidades que não devem apenas fazer parte de histórias drásticas, como roubo do veículo ou acidente.

É sempre importante considerar a contratação de um seguro de carro em virtude de várias outras situações, pois o veículo não é exposto somente quando está nas ruas. É verdade que esta é a principal situação de risco, mas há outras que diariamente podem afetar o patrimônio veicular.

Confira com a gente algumas das principais situações que podem colocar em risco o seu patrimônio veicular.

Cotação online de Seguro Auto

Alerta: patrimônio veicular em risco

Veículo sem garagem – estacionado na rua

É comum encontrar donos de carros que não têm garagem para o veículo. Mas estamos falando de um aspecto tão importante para a segurança do bem, que é uma das principais informações consideradas na apólice do seguro auto.

Sem contar que tal situação pode ganhar ainda mais importância quando o proprietário mora em uma região mais violenta, com alto índice de roubo e furto. Portanto, esta é uma condição que pode afetar, e muito, o seu patrimônio veicular. Lembrando também que se trata de um aspecto que pode tornar o seguro auto mais caro, já que o veículo estacionado fora de garagens corre mais riscos.

Dirigir em alta velocidade

Típica situação que coloca em risco motoristas, acompanhantes, outros carros e vidas e, claro, o próprio veículo. Dirigir em alta velocidade significa ampliar as chances de acidentes e colisões – sem falar no tema multas, que tem interferência direta no preço do seguro, pois um motorista com muita pontuação na CNH terá uma apólice mais cara a pagar.

Veículo sem seguro auto

Ter um veículo sem seguro é um grande risco ao patrimônio veicular, pois acidentes podem ser um grande problema para a vida das pessoas envolvidas e também para o bolso.

Seguro auto

Diante de tais aspectos, avaliar a contratação de um seguro auto é mais do que recomendado para resguardar o proprietário de vários tipos de prejuízos e de uma série de inconvenientes.

Fazendo uma analogia, o seguro auto funciona como um bom plano de saúde, que presta assistência constante e traz tranquilidade principalmente quando algo inesperado acontece.

Cuidados rotineiros

Estar atento ao patrimônio veicular também significa cuidar do veículo rotineiramente – e não somente quando algo parece estar errado.

Sim, levar ao mecânico deve ser parte das atividades, mas há outras que só dependem de boa vontade e um pouco de atenção.

Confira alguns cuidados diários com o carro que podem evitar problemas:

Calibragem de pneus

Medida essencial para uma série de fatores, incluindo o bolso. Quando os pneus estão muito vazios ou muito cheios o desgaste ocorre de forma irregular, diminuindo a vida útil dos mesmos, além de forçarem a suspensão e os amortecedores. Não é preciso fazer isto todos os dias, mas os especialistas recomendam que a calibragem seja verificada uma vez por semana.

Atenção ao nível de água e lubrificantes

Os sistemas de óleo e arrefecimento devem manter o nível dos líquidos até o momento da troca, mas é importante verificar periodicamente em virtude de possíveis vazamentos.

Alerta aos barulhos

Antes de curtir a estação de rádio preferida, vale andar alguns quilômetros com o som desligado para ter a certeza de que tudo está bem com o veículo. O alerta deve surgir quando se ouve chiados no freio, batidas na suspensão ou ruídos no motor.

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 16/11/2022

Deixe uma resposta