Skip to main content

Por que contratar Seguro de automóvel é importante?

Por 21 de maio de 2021Mobilidade
por que contratar seguro de automóvel

Atualmente, apenas 30% da frota brasileira de veículos possui algum tipo de seguro. Isso significa que mais de 30 milhões de unidades rodam pelas ruas e estradas sem nenhum tipo de cobertura. Mas, afinal, por que contratar seguro de automóvel?

Uma das razões para o número baixo de seguros no Brasil é a idade média da frota brasileira, que é de 10,2 anos. Quanto mais antigo o veículo, mais caro o seguro vai ficando em relação ao preço do carro. Com isso, apenas 15% da frota com 10 a 15 anos de uso é segurada. Entretanto, entre os veículos novos, 90% saem da concessionária com um seguro vigente.

Cotação online de Seguro Auto

Por que contratar um Seguro de automóvel?

Apesar do custo, andar com o carro segurado traz vantagens. Elas vão além da cobertura em casos de roubo, furto, colisões, incêndios e alagamentos. 

E sempre é possível reduzir as coberturas ao mínimo necessário. Assim, é possível obter um menor preço final do prêmio a ser pago para a seguradora. Então, confira abaixo sete razões para responder a pergunta: por que contratar um seguro de automóvel?

Cobertura compreensiva

A cobertura compreensiva é o principal porquê de contratar um seguro de automóvel. Ela inclui indenizações em casos roubo, furto, colisões, incêndio ou alagamento. 

Com ela, você vai ser indenizado pela seguradora em casos de sinistros com perdas totais ou parciais.

Portanto, isto significa que se algo acontecer, você não ficará no prejuízo. Quando há perda total, não é preciso pagar nada e você recebe o valor integral do veículo na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

Nos casos de perdas parciais, é necessário pagar uma franquia, que funciona como se o segurado dividisse com a seguradora a conta da oficina.

Se o seu veículo é financiado, o seguro é ainda mais importante. Portanto, se ele for roubado ou sofrer perda total, com a indenização você vai conseguir quitar o contrato com o banco que fez o financiamento. Caso contrário, ou você paga o contrato até o fim ou faz a quitação de um bem que não tem mais.

Cobertura para terceiros

Foi responsável por um acidente que envolveu outros veículos e causou ferimentos nos ocupantes? Com a cobertura para terceiros (RC), a seguradora se responsabiliza pelas indenizações de danos materiais e corporais. Então, caso o seu veículo não tenha sido danificado, nem pagar a franquia é necessário.

Proteção contra carros sem seguro

Como dito acima, 70% dos carros em circulação não possuem seguro. Então, as chances de ser atingido por um deles são enormes. Portanto, quando você é terceiro em um acidente causado por outro veículo que não possua seguro, basta acionar a sua seguradora para fazer o reparo. A Tokio Marine, por exemplo, isenta o segurado do pagamento da franquia até em casos de perda parcial.

Caso não possua seguro, você terá que entrar em acordo com o causador do acidente. Se o carro estiver sem condições de rodagem, ficará sem poder andar com ele até terminar a negociação e o reparo. Então, caso o responsável pela colisão não queira pagar, você terá que arcar com o conserto e acioná-lo judicialmente, o que toma tempo e dinheiro.

Assistência 24 horas

Se o seu carro quebrar durante uma viagem e você não tiver seguro, há duas opções. Você pode consertar em uma oficina desconhecida que pode lhe cobrar “os olhos da cara”. Ou então pagar um guincho até a sua cidade e seu mecânico de confiança, o que será igualmente caro.

Com o seguro, você tem assistência 24 horas grátis em qualquer local do Brasil com:

  • Socorro mecânico e elétrico;
  • Troca de pneu;
  • Carga de bateria;
  • Pane seca;
  • Chaveiro;
  • Além de guincho, transporte e até acomodações em hotéis se estiver muito distante de sua cidade. 

Viu por que contratar um seguro de automóvel é importante?

Cobertura para vidros, faróis, lanternas e retrovisores

Estava andando pela estrada, uma pedra atingiu o para-brisa e fez uma trinca? Ou um motoqueiro acertou e destruiu seu espelho retrovisor? Com a cobertura para vidros, faróis, lanternas e retrovisores, você paga uma pequena franquia e o componente é substituído por outro exatamente igual. O para-brisa Zenith de um Citroën C3, por exemplo, custa cerca de R$ 3 mil quando novo e você terá que pagar uma franquia de aproximadamente R$ 250.

Carro reserva

Sofreu um acidente e o carro vai ficar na oficina por suas semanas? Com o seguro auto você pode ter um carro reserva por períodos de sete, 15, 30 dias ou por tempo indeterminado. Para quem usa o carro para trabalhar, é uma ajuda e tanto.

Assistência para residência

Além do veículo, algumas seguradoras oferecem assistência também para a residência do segurado. Estão disponíveis serviços de:

  • Manutenção de linha branca;
  • Encanador;
  • Eletricista;
  • Chaveiro;
  • Helpdesk de equipamentos de informática, entre outros. 

Muitas vezes, a economia gerada ao usar estes serviços (que não costumam ser baratos) já paga boa parte do custo anual do seguro.

Com todas essas vantagens é muito fácil entender por que contratar seguro de automóvel é importante.

Faça uma cotação online de seguro auto e veja qual o melhor para o seu carro.

 

Última atualização em 21/05/2021

 

Deixe uma resposta