É corriqueiro começar o ano fazendo ajustes e planilhas para planejar o orçamento familiar. Mas, para além de cálculos que incluem aluguel, alimentação, educação, impostos etc., é importante pensar no orçamento com a casa.
Sim, o orçamento com a casa deve prever o que se pretende gastar com reformas e consertos já estabelecidos como, por exemplo, pintar o imóvel em determinado mês do ano e, também, com os imprevistos que chegam sem pedir licença.
Pois é, os imprevistos acontecem, mas não é possível saber o tamanho deles. Pode ser um cano que furou, um curto-circuito em dia de temporal, seja o que for é impossível estabelecer valores que você vai precisar para resolver situações assim.
Em resumo: fica difícil fazer cálculos para inserir no orçamento com a casa o que será gasto com consertos que ainda nem existem.
Mas uma alternativa cada vez mais utilizada é ter o seguro residencial dentro do planejamento financeiro familiar do ano para ter tranquilidade quando se pensa no orçamento com a casa, estabelecendo, assim, um meio de manter o imóvel – e até o que está dentro dele – em ordem.
Cotação online de Seguro Residencial
Seguro residencial como apoio o ano todo
Ninguém quer surpresas desagradáveis. Nunca se sabe se o problema será com a estrutura da casa ou com os itens dela – equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos etc. Por isso, o seguro residencial apresenta diversos tipos de coberturas que garantem mais economia e tranquilidade, já que você pode prever as parcelas mensais no orçamento da família.
Trata-se de um produto que você pode pagar por ano ou mensalmente, com valores fixos, assim como também pode ser acionado a qualquer tempo para solucionar uma série de situações – das mais complexas às mais simples.
Além de resolver os problemas da casa, o seguro residencial ainda traz economia para o bolso, já que com ele as pessoas estarão livres de altos orçamentos relacionados a um dos itens mais caros de toda reforma: a mão de obra.
Vale pensar que uma única contratação de mão de obra especializada no ano pode chegar perto do preço de contratação do seguro residencial anual – ou pode custar até mais.
Prevendo o orçamento com a casa
Quem deseja renovar e reformar o imóvel, ou mesmo apenas cuidar da sua manutenção, deve pensar no orçamento com a casa como um plano detalhado e que envolve vários gastos – sem falar nos imprevistos que aparecem no meio do caminho.
Dependendo do nível da reforma, é preciso contabilizar os custos com arquitetos, empreiteiros, encanadores, eletricistas, entre outros profissionais, além, é claro, de todo o material, uma lista que pode incluir acessórios, acabamentos e materiais da “linha de frente” como tintas, cimento etc.
Fazer, inicialmente, os reparos e atualizações mais necessários do imóvel é uma importante dica. Não adianta ter uma casa esteticamente impecável e com problemas que já mostraram a cara como, por exemplo, vazamentos.
Por isso, você deve sempre avaliar alguns itens para que funcionem perfeitamente. Estamos falando de ter atenção, por exemplo, com o sistema elétrico e de encanamento, situações que o seguro residencial pode atender.
A casa no planejamento financeiro
Aprender a organizar as finanças da família também significa aprender a organizar o orçamento com a casa.
É difícil passar o ano sem ter de fazer consertos aqui e ali, pois as manutenções são sempre necessárias e certas situações podem resultar em incidentes maiores e inesperados, com gastos do mesmo calibre.
Por isso, vale entender melhor como o seguro residencial pode ser uma peça importante, já que é um produto personalizável, com direcionamento para demandas específicas feitas com mais economia, sem sustos e com profissionais especializados.
Faça uma cotação online agora mesmo e confira o que o seguro residencial por fazer pela sua casa e pela sua família.
Cotação online de Seguro Residencial
Última atualização em 04/01/2024