Skip to main content

Como é feito o pagamento do Seguro Residencial: por mês ou por ano?

Por 8 de novembro de 2023Residencial e Lazer
imagem de calculadora e casa para texto sobre pagamento do seguro residencial

Ao pensar na contratação de um seguro residencial, é inevitável ter dúvidas referentes a diversas questões como, por exemplo, quais são as coberturas que o produto coloca à disposição, como funciona na prática, qual o preço e, até mesmo, como o pagamento do seguro residencial pode ser feito?

Pois é, muitos consumidores não sabem quais são as opções de pagamento do seguro residencial que as empresas colocam à disposição do mercado. Será que é possível pagar o seguro residencial todos os meses ou em apenas uma parcela anual?

Vamos descobrir!

Cotação online de Seguro Residencial

Formas de pagamento do Seguro Residencial

É isso mesmo que você acaba de ler: formas…no plural. As seguradoras e corretoras de seguros trabalham com diferentes tipos de parcelamentos para o consumidor escolher o mais adequado, o que inclui também as opções de débito em conta corrente, cartão de crédito, boleto etc.

Assim, é possível efetuar o pagamento do seguro residencial à vista ou em parcelas – em geral as empresas costumam parcelar em até 12 vezes.

Resumindo: é permitido pagar o seguro por mês ou por ano, escolha que não tem consequência sobre a duração ou vigência da cobertura contratada.

Só é importante dizer aqui que o seguro residencial pode ser cancelado antes da vigência caso ocorram atrasos no pagamento das parcelas.

Dicas para economizar na contratação do seguro

Assim como toda compra de um bem material, é importante ficar atento a certos detalhes para economizar na contratação de um seguro para o seu imóvel. 

Escolher a melhor forma de pagamento do seguro residencial é uma tática eficiente, que vai além da escolha do dia mais adequado para que o pagamento seja efetuado.

Portanto, assim que decidir pela contratação do seguro residencial, vale buscar as seguintes informações:

Número de parcelas sem juros

Sempre pergunte em até quantas parcelas é possível fazer o pagamento do seguro residencial sem a cobrança de juros. Isso porque há seguradoras que oferecem parcelamentos maiores, uma condição que pode favorecer o seu bolso.

Uso de boleto ou não

Caso escolha o pagamento via boleto, é fundamental prestar atenção, pois pode haver acréscimos pela emissão do documento. Por isso, é preciso avaliar se vale mais a pena escolher o pagamento do seguro residencial no débito ou no cartão de crédito.

Cartão da seguradora

Certas seguradoras oferecem descontos para o consumidor que opta pelo uso do cartão de crédito da própria seguradora para pagar pelo seguro residencial. Assim, pode ser vantajoso até mesmo adquirir o cartão para fazer a contratação do seguro. Isso, claro, desde que não haja outros custos envolvidos como, por exemplo, da anuidade do cartão.

É caro contratar o seguro residencial?

Depois de conhecer as opções de pagamento do seguro residencial, é válido também saber que estamos falando de um produto que oferece um benefício muitas vezes desconhecido: custo-benefício.

Isso mesmo! À parte os mitos que rondam o assunto “seguro residencial”, como o preço, é sim um seguro acessível, calculado de um jeito diferente da fórmula usada para se chegar ao preço do seguro de um carro, por exemplo.

O preço que se paga pelo seguro residencial depende de certos fatores como o tipo e a localização do imóvel, as coberturas adicionais escolhidas pelo consumidor (além das coberturas básicas oferecidas pelo produto), entre outros.

Isso significa que o preço do seguro residencial não é baseado no valor de mercado do imóvel. Considera-se, nessa equação, o valor de reconstrução da casa, apartamento etc.

Quer ter ideia agora mesmo do preço de um seguro residencial?

Basta acessar o site da Bidu e solicitar uma cotação on-line: é rápida, segura e gratuita.

Com apenas alguns cliques, é possível conhecer várias opções de seguros do mercado para, assim, encontrar a que melhor se adapte às necessidades da sua família e, claro, do seu patrimônio.

Última atualização em 08/11/2023

Deixe uma resposta