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Contrate o melhor seguro para seu celular

Por 22 de junho de 2022agosto 1st, 2024Residencial e Lazer
seguro celular

Ninguém quer perder seu celular por conta de ocorrências adversas, como quedas, problemas eletrônicos ou mesmo furto. Contratar um seguro para o seu celular é uma das melhores opções que você tem para proteger o seu aparelho.

Hoje em dia usamos os smartphones para tarefas cada vez mais essenciais de nossas vidas. Elas vão do controle financeiro às memórias de viagens por meio de fotos e vídeos. Agora, como eu avalio qual é o melhor seguro celular para o meu caso? Vamos responder a essa pergunta neste texto e mostrar algumas opções de seguro que cabem no seu bolso.

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Por que se proteger com um seguro celular?

Eles estão sempre nas primeiras posições como um dos bens pessoais mais desejados pelos consumidores brasileiros. Os smartphones estão presentes cada vez mais em nosso dia a dia.

As inúmeras inovações que os telefones celulares nos oferecem hoje fazem com que a gente se concentre nas telas a ponto de nos desligarmos de nossos arredores. Neste cenário, infelizmente estamos mais sujeitos a alguma adversidade. Entre eles:

  • Furto;
  • Roubo do aparelho;
  • Queda do celular causado por algum acidente – como um tropeção – e muitas outras possibilidades que danificam o smartphone e podem inutilizá-lo.

Ter um seguro celular é a primeira garantia no caso de perda ou quebra do aparelho, seja qual for a adversidade. Hoje as empresas que oferecem planos de seguro entendem que é necessário proteger e facilitar a recuperação física do aparelho. Assim, consequentemente, dos dados pessoais de quem o perdeu. Por isso, atualmente existem diversas formas de proteger o seu celular e preços também.

Quais são as principais proteções que você pode contratar

Quando for escolher um seguro celular, é preciso observar em primeiro lugar quais são os tipos de proteção que cada plano irá fornecer. Hoje no mercado as principais formas de proteção são as contra dano acidental ou roubo e furto qualificado.

Os danos acidentais podem envolver diversos tipos de acidentes e ocorrências que danifiquem o aparelho. Algumas seguradoras podem ainda especificar esses tipos de riscos e fazer coberturas diferentes, com valores unitários para cada proteção.

É comum, por exemplo, encontrar proteções específicas contra a quebra da tela. Isso acontece com frequência em smartphones mais novos, cuja tela sensível ao toque ocupa todo o aparelho.

Outro tipo de proteção específica bastante comum é contra falhas elétricas causadas por líquidos. O seguro celular, nesse caso, protege contra derramamento de qualquer tipo de líquido ou imersão do aparelho que possam impedir o funcionamento do mesmo. Assim você pode ficar protegido até diante de um acidente simples como derrubar a caneca de café sobre o celular.

Benefícios além do seguro celular

As seguradoras hoje estão preparadas para oferecer benefícios para acomodar melhor os valores dos pacotes. Existem os tipos de cobertura diferenciados. Um exemplo é a cobertura internacional contra sinistros que ocorram em outro país, considerando as mesmas proteções do território nacional.

Outras empresas também oferecem pacotes para proteger vários equipamentos eletrônicos de uma vez. Dessa forma, você pode incluir nas mesmas condições notebooks, tablets e outros aparelhos como estes.

Em uma pesquisa rápida também você pode encontrar seguradoras que também oferecem serviços extras. Entre eles está a assistência técnica, que pode realizar atendimentos rápidos na tentativa de recuperar o aparelho após um acidente ou ao apresentar algum problema no sistema.

A identificação do aparelho para a seguradora

Uma dúvida importante que as pessoas têm antes de contratar o seguro celular é sobre a identificação do celular. Muitas seguradoras exigem na hora da cotação do seguro, além do modelo do smartphone, o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI).

Assim como o chassi de um carro, o celular tem um número que é único para o identificar. Dessa forma, nos casos de furto, por exemplo, a seguradora consegue identificar o aparelho que está atrelado ao seu CPF.

Esta numeração geralmente é encontrada dentro da caixa do dispositivo móvel ou no próprio aparelho, no local da bateria. Se por algum acaso você ainda não tiver encontrado este número, você pode digitar o código *#06# e apertar a tecla ligar ou aguardar a informação aparecer na tela (esta visualização vai depender do modelo do celular).

Atenção às condições do seguro celular

É possível que a empresa em que você contrata o seguro irá exigir algumas documentações para verificar o tipo de aparelho que será assegurado.

Um desses documentos é a nota fiscal de compra do aparelho. Ela comprovará que você é dono daquele smartphone que entrará no contrato do seguro. Também ajudará a verificar o  tempo de uso do aparelho. Isso é importante para a empresa poder mensurar o valor do seguro, por exemplo. Algumas ainda têm uma limitação de meses para que o aparelho possa ser assegurado. Um aparelho mais antigo tem mais chances de apresentar problemas.

Tome cuidado também com a carência dos planos. Muitas pessoas acham que basta assinar o contrato do seguro celular para poderem acionar as proteções. Porém, na realidade, muitas empresas indicam um período de carência, que em geral é de 30 dias. Lembre-se sempre de ler com atenção todas as cláusulas do contrato para não ser surpreendido após a contratação do plano.

Veja também as formas de contato com a seguradora para agilizar o processo de recuperação dos seus dados. No caso de furto, geralmente é necessário também abrir um Boletim de Ocorrência para acionar a proteção. Se o seu celular for roubado não se esqueça também de bloquear a linha com a operadora. O seguro celular vai te ajudar no ressarcimento do valor do aparelho, porém, quem cuida da linha e do bloqueio do aparelho será ainda a operadora de celular.

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Última atualização em 22/06/2022

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