Skip to main content

Insulfilm para veículos: quais as vantagens e desvantagens de usar?

Por 22 de junho de 2022Mobilidade
insulfilm de carro

Hoje é difícil pensar em andar de carro sem película nos vidros, não é mesmo? De tão popular, na maioria das vezes o acessório – conhecido por insulfilme devido à marca pioneira Insulfilm – é oferecido assim que compramos o veículo na concessionária ou revenda. E o sucesso não é à toa, pois o uso do insulfilm de carro vai muito além apenas da estética.

Cotação online de Seguro Auto

Nem me viu!

Uma das grandes vantagens do insulfilm de carro é a privacidade. Com o escurecimento das janelas, fica mais difícil identificar quem ou o quê está dentro do carro. Nas congestionadas metrópoles, onde o carro enfrenta tráfego lento, é uma boa solução para evitar abordagens e assaltos.

Aqui não, ladrão!

Através do insulfilm de carro também é possível evitar roubos ou furtos de maneira ativa. São as películas antivandalismo, um filme com várias camadas de poliéster. Ela aumenta a resistência dos vidros do automóvel contra impactos e evita que o vidro estilhace. Ou então que a janela do carro quebre por completo, caso alguém jogue alguma pedra ou tente quebrá-la com qualquer outro objeto. As películas antivandalismo podem ser escurecidas ou transparentes.

Carro fresquinho com insulfilm de carro

Outro benefício muito importante do insulfilm de carro é a proteção contra os raios UV e as consequentes reduções da insolação e da temperatura dentro do carro. Isso especialmente em um país tropical como o Brasil. Estudos apontam uma redução de 99% dos raios UV e até 94% do calor no interior da cabine.

Protegido…

Com isso, ganha-se em conforto térmico, na menor exposição da pele aos efeitos nocivos do sol. E não é só: o ar-condicionado fica menos sobrecarregado e os revestimentos internos são preservados. O seu carro agradece!

…e mais bonito!

Como dito acima, outra vantagem é a estética. Não dá para negar que os vidros escurecidos deixam o carro mais bonito, especialmente os com pintura escura. Alguns fabricantes de luxo, como Porsche, Mercedes-Benz e BMW, oferecem os vidros escurecidos como um equipamento de fábrica.

Nem tudo são flores

Apesar de ter mais vantagens, o insulfilm de carro também pode ter desvantagens. Uma delas é a redução da visibilidade. Mesmo seguindo a transparência permitida pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), muitas pessoas têm dificuldade de enxergar com vidros escurecidos à noite ou em garagens escuras. Com isso, os riscos de acidentes aumentam consideravelmente.

Não vejo nada

Se extrapolar os limites legais (como é muito comum em películas com apenas 5% de transparência), dirigir torna-se um desafio para lá de perigoso. Além de deixar o motorista quase cego nos percursos com pouca iluminação, o insulfilm de carro muito escuro reflete partes do painel quando o sol está intenso. Isso prejudica a visão do condutor através das janelas laterais.

Cuidado com as películas de baixa qualidade

Outra desvantagem está nas películas de baixa qualidade, normalmente as mais baratas. Além de descolorirem muito rápido (algumas ficam com tons de roxo), possuem pouca cola em sua composição. Com o tempo e a exposição ao sol, bolhas de ar vão surgindo. Aí não existe outra alternativa a não ser a retirada.

O que diz a lei?

As películas solares e as antivandalismo devem respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, conforme o artigo 203, parágrafo XVI. “Dirigir com os vidros parcialmente cobertos por películas fora das normas, painéis ou algum tipo de pintura é uma infração grave, que prevê cinco pontos na carteira de motorista, multa de R$ 195,23 e, além disso, retenção do veículo até a sua devida regularização”.

Quem estabelece as regras para a utilização das películas automotivas, contudo, é a Resolução Nº 254 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A norma exige um limite mínimo de transparência dos vidros e estipula:

  • Transparência mínima de 75% no pára-brisa dianteiro;
  • De 70% nos vidros laterais dianteiros;
  • De 28% nas demais janelas.

Os aplicadores de películas devem colocar uma chancela em cada uma das janelas com o nome da empresa e especificando a transparência. Entretanto, o agente de trânsito só pode aplicar a multa se fizer o uso do luxímetro, um aparelho que faz a medição da transparência do vidro.

Como tirar insulfilm de carro?

Comprou um carro usado com película muito escura ou danificada e que retirá-la? Saiba que é possível fazer isso em casa. Para isso, você vai precisar de um dia ensolarado e quente (ou um secador de cabelos), um borrifador com água e detergente e uma lâmina de estilete. Acompanhe o passo a passo:

  1. Deixe o carro sob o sol por algumas horas ou passe o secador de cabelos com o vento quente para amolecer a cola;
  2. Com a ajuda da lâmina, solte a película da borda do vidro e vá puxando-a devagar;
  3. No vidro traseiro, muito cuidado ao puxar para não danificar o desembaçador;
  4. Caso a cola da película fique grudada no vidro, borrife a mistura de água e detergente, deixe amolecer por alguns minutos e retire a cola com a lâmina em posição transversal em movimentos de cima para baixo;
  5. Por fim, limpe as janelas com um limpa-vidros e uma toalha de microfibra limpa.

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 22/06/2022

 

Deixe uma resposta