Skip to main content

6 exercícios para melhorar a circulação nas pernas

Por 18 de agosto de 2022Vida e Saúde
exercícios para melhorar a circulação das pernas

Seja para manter a saúde em dia ou porque você já sente dores, fazer exercícios que melhoram a circulação nas pernas é sempre bom.

Há algumas atividades simples e práticas que você pode fazer em casa mesmo. Mesmo assim, vale sempre lembrar que visitar o seu médico, fazer um check-up e pegar uma orientação profissional também é importante.

No artigo de hoje, vamos mostrar alguns exercícios para melhorar a circulação, acompanhe.

Cotação online de Seguro de Vida

Dores nas pernas

Inchaços, incômodos, formigamentos e dores nas pernas são sintomas de uma má circulação sanguínea. E, na maioria dos casos, isso acontece por uma questão natural, já que as pernas e os pés são membros mais distantes do coração, órgão responsável por essa tarefa.

Ter uma deficiência na circulação pode causar outros problemas mais graves como a trombose venosa e a úlcera varicosa. Ou ainda outros mais comuns e mais simples de serem tratados, como o aparecimento de varizes.

Fazer atividades físicas, não fumar, manter uma alimentação adequada e saudável, e evitar certos alimentos ricos em sódio ou mais gordurosos, são algumas das práticas que você deve realizar.

Evitar ficar muito tempo em pé ou sentado, numa mesma posição também. Se você está hoje trabalhando de casa, no famoso home office, e levanta poucas vezes da cadeira para beber água, ir ao banheiro e até mesmo fazer pequenas pausas, você pode estar se prejudicando bastante.

Além disso, como vamos ver adiante, você pode praticar esses seis exercícios para melhorar a circulação nas pernas. Assim, é possível evitar prejudicar a sua saúde ou agravar problemas já existentes.

Exercícios para melhorar a circulação nas pernas

Faça caminhadas

Um dos exercícios mais completos para fazer o seu corpo trabalhar a favor da circulação sanguínea é a caminhada.

O mais indicado são 30 minutos por dia, mas você pode ir começando aos poucos para se acostumar. Alterne os dias, comece com 15 minutos e aos poucos vai aumentando até chegar nesse ponto ideal.

Importante você também investir em um calçado e roupas adequadas para fazer o exercício, para ser mais prazeroso e também não se machucar. Um breve alongamento antes de começar vai ajudar a evitar contusões.

E, como já falamos, se você trabalha muito tempo sentado ou parado em pé, vale fazer várias pequenas pausas e caminhar nem que seja por dois minutos.

Alongue-se

A panturrilha é uma das partes mais vascularizadas da perna. Por isso, você deve fazer exercícios para melhorar a circulação e estimular esse local.

Deite-se de barriga para cima, em um espaço reto, e com um elástico ou toalha, itens que vão ajudar a cumprir a atividade. Eleve a perna e segure o acessório, posicionado sob o pé, com as duas mãos, e puxe a perna em direção ao seu tórax.

Você vai sentir a panturrilha alongando e consequentemente a sua circulação ativando. Repita esse movimento algumas vezes, com as duas pernas, por alguns minutos.

Agachamento

Para esse exercício você vai apenas precisar do seu próprio corpo e um cuidado para fazê-lo com a coluna o mais reta possível, para não se lesionar.

Faça uma posição como uma cadeira com os quadris, suba e desça algumas vezes. Use os braços para dar equilíbrio e também estabelecer uma boa posição com as costas.

Bicicleta

Se você não gosta ou nem sabe andar de bicicleta, essa é uma dica para você fazer um exercício que vai melhorar a circulação nas pernas, mas sem utilizar o equipamento.

A simulação da bicicleta consiste em deitar-se de barriga para cima e posicionar as pernas com uma pequena elevação, dobrando levemente os joelhos. Utilize uma almofada embaixo dos joelhos para ajudar.

Agora, você deve fazer movimentos circulares como se estivesse pedalando uma bicicleta mesmo. E repita essa ação por um ou dois minutos.

Para quem gosta mesmo de pedalar uma bicicleta, aproveite, é um excelente exercício.

Cuide também dos pés

Um exercício que vai melhorar a sua circulação é fazer movimentos circulares com os pés por alguns minutos. Alterne entre sentido horário e anti-horário.

Importante lembrar que a melhor posição para essa prática também é com as costas retas, deitadas de barriga para cima e com a elevação que mencionamos no exercício anterior.

Se abrace

Ainda deitado, você pode fazer um exercício que irá massagear as costas e ajudar no alongamento.

Com a barriga para cima, dobre os joelhos, abrace as pernas com os dois braços e segure por alguns instantes.

Para relaxar a coluna, ainda com as pernas abraçadas, faça movimentos leves para um lado e para o outro, algumas vezes.

Melhore a circulação das pernas: cuide da sua saúde

Como você pode perceber, com ajustes bem simples na sua rotina, você pode cuidar da sua saúde. Em casa mesmo, por alguns minutos, no máximo uma hora, você já dá conta de ter exercícios completos para melhorar a circulação das pernas.

De toda forma, se você apresenta dores intensas ou tem dificuldade para conseguir realizar as tarefas da maneira correta, o ideal é que você busque ajuda profissional.

Cuidar da nossa qualidade de vida é uma tarefa importante. E, aqui na Bidu, além dessas dicas, nós podemos também te ajudar oferecendo uma ferramenta para você contratar o seu seguro de vida.

O seguro de vida é um produto que protege financeiramente você e a sua família, em momentos difíceis que podem vir acontecer.

Há quem conheça esse tipo de apólice apenas pela sua cobertura com indenização em caso de morte natural ou acidental do segurado, porém há muitas outras formas de você usar ainda em vida.

Com o seguro de vida você pode receber reembolso por despesas médicas, indenização em caso de algum acidente que provoque invalidez permanente ou temporária do segurado, entre outras vantagens.

Faça exercícios sempre e se você tiver interesse em um seguro de vida para trazer ainda mais tranquilidade, faça uma cotação on-line e gratuita agora mesmo.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 18/08/2022

 

Deixe uma resposta