Skip to main content

Como manter a qualidade de vida em tempos difíceis?

Por 24 de maio de 2021junho 17th, 2021Vida e Saúde
qualidade de vida

A recomendação, desde o começo da pandemia do novo coronavírus, é que devemos ficar em casa o máximo possível. Entretanto, nunca antes a nossa geração passou por algo que interfere tanto na nossa sensação de liberdade. E com isso, surgem os desafios de manter nossa qualidade de vida.

Assim, neste cenário, colocamos à prova toda a nossa capacidade de se reinventar e de pensar sobre a nossa qualidade de vida. Afinal, o que significa ter qualidade de vida e como podemos desafiar essa equação em diferentes situações e até em privações? 

Muitos traçam planos e outros divulgam as suas próprias regras. Porém, a realidade é mais difícil. De toda forma, trazemos essa reflexão com este artigo para entendermos juntos como você pode manter a qualidade de vida em casa.

Cotação online de Seguro de Vida

Sobre qualidade de vida

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, qualidade de vida é a percepção sobre a sua posição na sua própria vida. Isso tudo dentro dos contextos culturais e de valores sociais em que está inserido. Além da relação com os seus objetivos e padrões, e as suas preocupações e expectativas. 

Ou seja, é basicamente a influência física e psicológica que cada indivíduo possui dentro do seu meio, e a sua avaliação subjetiva dentro desses possíveis padrões, reais ou contemplativos – àquele que se deseja alcançar. 

A qualidade de vida, assim, está diretamente associada a sua:

  • Autoestima;
  • Bem-estar físico e mental;
  • Capacidade funcional;
  • Nível socioeconômico;
  • Construção familiar e social;
  • Valores culturais e intelectuais;
  • Além de satisfação com a rotina, a partir do seu meio.

Como podemos perceber são muitos fatores, até distintos entre si, que compõem essa definição de qualidade de vida. E, dessa forma, conseguimos perceber que você pode ter qualidade de vida associada a alguns desses componentes, porém em outros não.  

Qualidade de vida em casa

Somos todos seres sociais. Estamos acostumados a conviver com outras pessoas e de conhecer novos perfis quase que diariamente. E essas relações estão diretamente ligadas ao que conhecemos como fator de qualidade de vida.

Assim como sair de casa e executar diariamente uma rotina, talvez, e se relacionar com o meio em que vivemos, também. Então, como é possível manter a qualidade de vida em casa, seja no contexto da pandemia ou não?

A resposta não é simples, mas pode estar justamente dentro das histórias e escolhas que cultivou até aqui. Por isso, o primeiro passo é fazer uma verdadeira reflexão individual. Vamos ajudá-lo:

  • O espaço da sua casa é apropriado e prazeroso, para desenvolver as suas atividades e de interação com o grupo que convive?
  • Na sua rotina você dedica tempo para se olhar e fazer coisas que tenham como único objetivo agradar a si próprio?
  • Se conecta, mesmo que por meios digitais, com os seus amigos e pessoas que te trazem afeto?
  • Busca entender como o lazer é importante, seja dentro ou fora de casa?
  • No trabalho consegue se organizar e executar atividades, a ponto de entender que as suas entregas tem algum propósito maior e pessoal? 
  • Equilibra o tempo entre o trabalho, vida pessoal e lazer?
  • Consegue compreender, entre tantas coisas, o que você sabe que precisa melhorar?
  • Prioriza adquirir ferramentas que o ajudam nessa construção de tranquilidade e qualidade de vida?

A sua resposta não precisa ser positiva ou negativa para identificar o conceito de qualidade de vida. A proposta, como dissemos, é colocar meios de reflexão. Eles podem te ajudar a pensar e entender os fatores que você pode agir para mudar, ou manter para continuar. 

Pois, até mesmo para refletir e colocar tudo na balança, temos dificuldade de priorizar esse tempo em nós. 

Dicas para ter qualidade de vida

Como já dissemos, a qualidade de vida está intimamente ligada ao individual de cada um de nós. Por isso, não podemos deixar este artigo sem oferecer possibilidades para você colocar em prática a possibilidade de ter mais qualidade de vida em casa.

Entretenimento dentro de casa sim! 

Ler um livro ou assistir uma série são atividades mais comuns que conhecemos. Porém, já pensou em propor coisas novas? Independente de você ter uma criança em casa, que tal comprar um jogo de tabuleiro? Ou ainda, desenvolver habilidades artísticas que você nunca imaginou que poderia curtir, como desenhar, pintar ou tocar um instrumento musical. 

Tempo para ouvir e ser ouvido

Com a correria nem sempre dedicamos tempo para conversar com outras pessoas, e interagir verdadeiramente com elas. Se você mora sozinho, que tal ligar para um amigo e perguntar como tem sido a sua rotina, seus desafios e conquistas? E contar os seus também. 

Para quem vive com outras pessoas, porque não propor espaços de escuta e de fala. Pode ser em uma refeição, sem interferências de meios eletrônicos, como TV e celular. Ou até mesmo criar um tempo que seja somente para isso. 

Exercícios físicos e mentais

A pandemia trouxe adaptações interessantes para você continuar a praticar atividades físicas. Muitos adotaram a prática da Yoga e meditação. Já outros usaram elementos de casa como suporte de academia, por exemplo. E assim percebemos que com jeitinho, dá para encaixar e ter esse tipo de qualidade de vida em casa. 

Além disso, criou-se um ciclo interessante para discursos ligados à saúde mental. O que antes parecia um “tabu”, agora tem espaço para demonstrar medos, defeitos e ansiedades, sem julgamentos tão pesados. E também disponibilizaram alguns recursos e acessos a elementos ligados a esse cuidado, como antes não se imaginava.

O alimento com afeto

A sua relação com a comida não precisa estar ligada apenas a uma obrigação diária, mas sim um momento de prazer e de entrega de afeto. Talvez você pense que não tem dom para preparar um bom prato. Porém, pode tentar enxergar uma conexão mais prazerosa em preparar e servir, a si e a outros, o seu próprio alimento, como uma celebração. 

Seja mais flexível com você

A rotina pode ser cansativa e nos tirar do foco de ter qualidade de vida em casa. Mas, no fundo, essa grande exigência de que tudo saia perfeito, vem apenas de nós mesmos. 

Tirando as pressões sociais e deixando esses conceitos de lado, que tal ser mais flexível com você e se cobrar menos para que tudo saia perfeito? Não precisamos dar conta de tudo o tempo todo, aceite isso.

Equilibre trabalho e vida pessoal

Se possível, desvincule o seu espaço de trabalho remoto, o famoso home office, do seu momento pessoal. Busque sempre criar uma rotina de início e fim do seu expediente. Assim você terá a sensação de que realmente está diante de uma pausa merecida, para um relaxamento verdadeiro. 

Descanse

Uma boa noite de sono vai ajudá-lo a ter qualidade de vida, seja em casa ou com uma rotina diferente. Muitas vezes não damos valor em criar um espaço adequado para o descanso. Não nos preocupamos com o tempo necessário para se dedicar a essa revitalização, que fica impossível reverter positivamente as tarefas que vão vir a seguir. 

Tranquilidade e segurança

Em tempos incertos tudo que mais precisamos são ferramentas que contribuam para a nossa qualidade de vida. Já pensou que um bom plano de saúde pode deixá-lo mais seguro em momentos de urgência?

E o seguro de vida que pode ser o sinônimo de um investimento para que a sua família não fique desamparada, em caso de um imprevisto com você, por exemplo? 

A qualidade de vida também está ligada a recursos que podemos ter em mãos para direcionar melhor os nossos esforços para outros detalhes, como os que descrevemos aqui. 

Se você pensa em contratar um seguro de vida, não deixe de fazer uma cotação on-line e gratuita na Bidu. Aqui você encontra as principais seguradoras do mercado, com opções que vão satisfazer o seu bolso, e também se conectar com o seu perfil. 

Não podemos desistir de proporcionar essa influência pela busca da qualidade de vida. Reflita, aja e saiba reconhecer os seus momentos de alegria e plenitude.   

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 24/05/2021

 

Deixe uma resposta