Skip to main content

Importante alerta no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por 4 de fevereiro de 2022Vida e Saúde
dia mundial de combate ao câncer

Desde 2008, em 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Esta data foi criada para chamar a atenção de pessoas de todo o mundo em torno de diversos aspectos que fazem parte do contexto de uma das doenças mais temidas.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer nasceu pelas mãos da União Internacional Contra o Câncer (UICC) com o intuito de apoiar os objetivos da Declaração Mundial do Câncer (lançada em 2008). Ele tem como alicerce algumas questões principais:

  • Aumentar a conscientização e a educação da população mundial sobre a doença;
  • Influenciar os governos e, claro, todos os indivíduos para que se mobilizem em favor do controle do câncer.

Mas como fazer isso? Evidenciando a importância dos exames preventivos, de rotina, para o diagnóstico precoce dos diversos tipos de câncer. Esse passo é fundamental quando se trata de uma doença como essa que, muitas vezes, evolui com rapidez.

Para que a ação tenha ainda mais força, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a apoiar a iniciativa global que conta com inúmeras campanhas realizadas e ancoradas no dia mundial contra o câncer.

São ações que divulgam dados e, sobretudo, informações sobre essa doença que é tratável e curável, especialmente quando detectada em estágio inicial.

Por isso, o Dia Mundial de Combate ao Câncer vem ganhando cada vez mais força. Isso porque é uma especial oportunidade para disseminar as mais diversas informações sobre prevenção e controle do câncer.

Cotação online de Planos de Saúde

O que é o câncer?

Esta é uma palavra que muitas pessoas têm até medo de pronunciar. Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm um aspecto em comum: o crescimento desordenado de células que acabam invadindo tecidos e órgãos.

Em virtude dessa rápida divisão celular, que leva ao aumento das mesmas, essas células tendem a ser agressivas e incontroláveis. Isso leva à formação de tumores que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Causas do Câncer

Não há uma causa única. Pelo contrário, são diversas as causas que podem levar a um diagnóstico de câncer.

  • As externas, que estão presentes no meio ambiente;
  • As internas como, por exemplo, hormônios e mutações genéticas.

Exames preventivos: caminho certo para o diagnóstico precoce

Ter um diagnóstico precoce de câncer é para lá de fundamental para obter êxito no tratamento que, dessa forma, pode ser iniciado com mais rapidez.

Contar com um plano de saúde nesses momentos é importante. Trata-se de um aliado para a realização de exames preventivos, com a conveniência da rede credenciada de atendimento médico, hospitalar e laboratorial.

É verdade que um exame não previne, por si só, o aparecimento de um câncer. Porém, se esse exame identificar a doença em uma fase inicial, já terá cumprido com êxito a sua missão.

De acordo com os especialistas, alguns exames devem ser encarados com certa frequência e, assim, podem detectar um câncer em fase inicial.

São eles:

Mamografia e ultrassonografia das mamas

Exames oficiais para diagnóstico do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a recomendação é que sejam realizados todos os anos a partir dos 40 anos . Porém, essa orientação muda caso a mulher tenha histórico familiar da doença ou tenha apresentado alterações em exames anteriores.  

Colonoscopia

É um exame que rastreia o câncer de cólon e reto. Ele identifica alterações da mucosa do intestino que podem evoluir para um câncer. 

Papanicolau e colposcopia

São exames que diagnosticam o HPV e o câncer de colo uterino, que tem como principal causa a infecção pelo vírus HPV. Como é um câncer que demora anos para se desenvolver, os exames podem fazer a detecção precoce. 

Dosagem de hormônio PSA e toque retal

São exames que investigam o câncer de próstata. Mas os especialistas também recomendam a análise clínica completa e eventuais ultrassom de próstata por via retal.

Ultrassonografia transvaginal

Para diagnóstico do câncer de ovário, faz-se junto com os demais exames ginecológicos de rotina. Caso apresente alterações, parte para outros como a tomografia computadorizada do abdômen e pelve, biópsia e exames de sangue. 

Dermatoscopia digital

Exame para o diagnóstico e prevenção do câncer de pele. Uma imagem das pintas na pele mostra possíveis lesões de risco que muitas vezes não dá para ver pelo olho do dermatologista. 

Radiografia de tórax

Trata-se de um exame que deve ser parte da rotina de quem tem risco aumentado para câncer de pulmão como, por exemplo, fumantes.

Práticas que contribuem para a prevenção do câncer

Os fatores externos têm ampla influência no surgimento de vários tipos de câncer no decorrer da vida.

Por isso, manter uma rotina saudável – física e mental – são medidas de peso na prevenção dessa doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo anualmente.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Union for International Cancer Control’s (UICC), as principais dicas no combate diário à doença, não apenas no Dia Mundial de Combate ao Câncer, são:

  1. Ter uma alimentação saudável
  2. Manter o peso corporal adequado
  3. Praticar atividades físicas com frequência
  4. Não fumar
  5. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  6. Diminuir o consumo de carnes processadas
  7. Evitar a exposição ao sol nos horários de mais intensidade (em geral, entre 10h e 16h)
  8. Realizar os exames preventivos
  9. Tomar a vacina contra o HPV e hepatite B

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 04/02/2022

 

Deixe uma resposta