Skip to main content

Novidades no Seguro de Carro já estão em vigor

Por 11 de fevereiro de 2022Mobilidade
novidades no seguro de carro

Não é novidade que o seguro auto é uma das principais modalidades do País. O segmento foi responsável pela arrecadação de R$ 17,43 bilhões em prêmios no primeiro semestre de 2021. Apenas 16% da frota total de veículos do país tinham cobertura de seguro em 2019. Assim, esse percentual cresce para 33% se considerados apenas veículos com até dez anos de fabricação.

Para mudar esse cenário, desde 1º de setembro de 2021 estão valendo novas regras para os seguros de carros. As mudanças efetuadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) têm como objetivo reduzir o custo e, consequentemente, aumentar a porcentagem segurada da frota brasileira. Com isso novidades no seguro do carro estão surgindo.

Cotação online de Seguro Auto

Seguro customizado

Para simplificar o processo de contratação, as novas normas permitem uma maior flexibilização. Desta forma, possibilitam a personalização das apólices de seguro e a criação de combos. Assim, é possível contratar serviços mais adequados às necessidades de cada cliente e diminuir o preço final.

Coberturas separadas

Entre as novidades no seguro de carro está a cobertura de danos parciais específica para cada parte do carro. O cliente pode segurar somente a traseira  e os vidros, por exemplo. Ele também poderá contratar cada uma das principais coberturas separadamente: roubo e furto e colisão sem precisar levar junto incêndio e alagamento, por exemplo.

“Vamos permitir com as novas regras e critérios que uma diversificação efetiva de produtos apareça. Se alguém quiser fazer seguro só da metade do carro, por que não permitir isso? É melhor do que não ter um seguro. Se alguém quiser fazer seguro só de furto ou colisão, por que não permitir isso?”, explica Rafael Scherre, diretor da Susep. “Esperamos que essas opções surjam com a nova regra e o interesse das seguradoras, que precisam estruturar o produto.”

Peças usadas estão liberadas

Também é possível escolher a porcentagem do valor de tabela do carro que será paga em caso de perda total. Outra novidade importante é a permissão para as seguradoras utilizarem peças usadas ou do mercado paralelo na reparação. Isso desde que atendam às exigências técnicas presentes no Contran, Conselho Nacional de Trânsito, e dos fabricantes).

Seguro para o motorista, não para o carro

Talvez a mais importante das novidades no seguro de carro é que agora o seguro poderá ser vinculado ao motorista, e não ao veículo. Com a mudança, todo carro que o segurado dirigir estará coberto pela apólice, independentemente de pertencer ao segurado, ser alugado ou de uma empresa.

O cliente define um valor médio dos veículos que costuma conduzir no momento da contratação. Não há limite de idade para o carro, o que pode ser uma boa para colecionadores de carros antigos.

A cobertura de responsabilidade civil facultativa, que contempla indenizações para danos materiais ou corporais causados a terceiros, também poderá ser contratada dessa maneira. Assim como a de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP), que indeniza os passageiros que estiverem com o segurado em caso de ferimentos, invalidez ou morte..

Assinatura de seguro

A contratação do seguro vinculado ao condutor também é nova. O segurado pode pagar somente pelo período de cobertura que usar e depois cancelar o seguro sem custos, como nos serviços de streaming.

Franquia na perda total

Outra entre as novidades no seguro de carro é que agora as seguradoras poderão cobrar franquia em casos de perda total. Isto é, quando os custos de reparação dos danos ultrapassam os 75% do valor do veículo. Antes só era possível cobrar franquia no caso de indenizações parciais. E não é só: as seguradoras passam a poder exigir no contrato que os reparos sejam feitos exclusivamente em oficinas de sua rede credenciada e não na que o segurado escolher.

“Esperamos novos produtos e mais segurados, sempre com boas práticas de conduta e total transparência por parte das seguradoras”, finaliza Mariana Arozo, coordenadora-geral de regulação de seguros massificados, pessoas e previdência da Susep.

As novidades no seguro de carro são muitas, porém uma coisa não mudou: a Bidu trabalha com as maiores seguradoras do mercado, tem preços competitivos e uma contratação fácil e descomplicada. Clique aqui e comprove.

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 11/02/2022

 

Deixe uma resposta