Skip to main content

Lista de exames de rotina que todos deveriam fazer

Por 15 de dezembro de 2021Vida e Saúde
lista de exames de rotina

Preservar a vida é cuidar da sua saúde. A receita pode parecer óbvia: se alimentar bem, beber muita água, praticar exercícios e cuidar da mente. Porém, isso não é o suficiente para todos. Há outros fatores e incidentes que podem vir a acontecer, caso você também não esteja em dia com as consultas e lista de exames de rotina. 

Essa prática nem sempre é totalmente clara para todo mundo. Afinal, cada um possui diferentes necessidades. Então, qual seria a lista de exames de rotina mais comum que todos deveriam fazer?

Para este artigo pensamos em ajudá-lo a entender por onde começar. Portanto, você verá quais exames são indispensáveis, de acordo com perfis. Também como você pode fazer para não deixar no esquecimento ou não fazer por falta de recursos. Acompanhe. 

Cotação online de Planos de Saúde

Check Up médico: lista de exames de rotina

Essa tal lista de exames de rotina também é muito conhecida como check up médico. Ela engloba tanto procedimentos de testes clínicos, de imagem e laboratoriais. Assim, o objetivo é de avaliar a saúde dos pacientes por completo, diagnosticando possíveis doenças ou condições predisponentes que demonstram indicativos de forma precoce. 

Ou seja, com uma boa lista de exames de rotina você consegue tratar possíveis sintomas e enfermidades atuais. Além disso, consegue antecipar próximos diagnósticos, a partir de tendências que vão ser demonstradas nos seus resultados.

E essa prevenção e antecipação pode até mesmo salvar vidas. Doenças graves como o câncer, por exemplo, quando detectadas de maneira breve ganham mais chances de cura. O tratamento feito de forma precoce pode controlar um avanço desmedido ou até mesmo curar o problema.   

Qual a frequência dos exames de rotina?

A sua lista de exames de rotina, em geral, deverá ser repetida anualmente. Salvo as exceções das indicações que o seu médico ou profissional de saúde recomendar. 

Por exemplo, imagine uma mulher que tenha identificado um cisto ou alguma anormalidade no seu exame de ultrassom de mama. Ela, provavelmente, dependendo da sua condição, perfil e análise clínica, deverá repetir o exame dentro de menos tempo, seis meses ou até menos. Entretanto, precisamos destacar que aqui estamos apenas sugerindo um exemplo e não reforçando qualquer comportamento ou diagnóstico.    

Por isso, é tão importante você ter os seus exames de rotina em dia. Para que tudo seja feito de forma mais organizada até mesmo para você. 

Outro ganho que essa recorrência oferece é que para título de comparação entre exames anteriores e a análise atual, manter um prazo fixo entre um exame e outro pode ser ainda mais proveitoso clinicamente.

Qual a lista de exames de rotina que preciso ter? 

Podemos indicar uma lista de exames que muito provavelmente o seu médico especialista poderá pedir para você na sua visita de check up. Porém, é preciso destacar que talvez você não precise de tudo isso, e talvez precise de muito mais. 

A avaliação de um médico é algo personalizado e indicado apenas para aquela pessoa a ser analisada. Não é algo genérico e despretensioso. Com a lista de exames abaixo não estamos sugerindo que você recorra a tudo. Porém, que ganhe o conhecimento do que se trata cada exame e o quanto eles podem te ajudar nesta busca pela qualidade de vida e de saúde. 

Hemograma 

Esse é o mais tradicional dos exames de sangue. Ele analisa informações importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, como glóbulos brancos (leucócitos) e vermelhos (hemácias) e plaquetas (coagulação do sangue).

Em resumo, com o resultado de um hemograma, o médico poderá:

  • Indagar um diagnóstico;
  • Monitorar determinado tratamento que já está sendo realizado;
  • Consultar possíveis alterações na saúde do paciente, como sintomas referente a cansaço, fraqueza e inflamações.  

Glicemia em jejum

Medir o nível de glicose no sangue pode ajudar a identificar casos de pré-diabetes e a própria diabetes. É também um exame realizado constantemente para quem já teve a confirmação deste mesmo diagnóstico.  

A importância deste na lista de exames de rotina se faz fundamental. Principalmente para aqueles que possuem incidência de diabéticos na família. Portanto, trata-se de uma doença que vê-se um comportamento hereditário. 

Exames de urina 

A partir da urina é possível avaliar e encontrar indicativos de doenças nas células, e na presença de bactérias e de cristais. Dá para analisar doenças como:

  • Desidratação
  • Nefrites;
  • Infecções;
  • Diabetes;
  • Tumores;
  • Problemas metabólicos;
  • Hipertensão arterial. 

Colesterol e triglicerídeos

Este exame de rotina mede fatores importantes do nível de gordura no sangue. Isso pode ser um indicativo de entupimentos de vasos sanguíneos, que podem até mesmo causar infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC). 

TSH e T4 livre

Hipotireoidismo e hipertireoidismo são doenças que podem ser identificadas a partir deste exame. Ele avalia o funcionamento da glândula tireoide. 

Ureia e Creatina

Neste exame da lista de rotina você poderá avaliar o funcionamento dos seus rins. Também pode identificar até mesmo possíveis alterações vistas de forma precoce, e que não apresentam necessariamente sintomas físicos, capazes de serem identificados facilmente por pacientes sem apoio médico. 

Ácido úrico

O nome é até conhecido apesar de estranho, mas os cristais de ácido úrico podem se acumular nos rins e nas articulações. Isso pode causar uma série de problemas, como cálculo e até insuficiência renal. Níveis altos de ácido úrico tem ligação direta com hipertensão arterial e também problemas cardiovasculares. 

TGO (AST) e TGP (ALT)

Importante exame de rotina que demonstra o bom funcionamento ou não do seu fígado. Pode estar associado a doenças celíacas, doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, hipotireodismo, pancreatites e outras.

Ecocardiograma

Exame de imagem conhecido como ultrassonografia que avalia as condições do coração a partir de ondas sonoras e cores. Portanto, elas vão avaliar o fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas. 

Eletrocardiograma 

Outro exame conectado com o coração e as atividades ali propostas. Ele tem a intenção de medir a atividade elétrica do coração e verificar a possibilidade de existência de problemas cardíacos.   

Teste ergométrico

Com este exame de rotina você vai avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular sob estímulo. Consiste em um teste de esforço físico gradual, realizado em uma esteira rolante ou bicicleta ergométrica. 

Exames de rotina para mulheres

Em geral, as mulheres são conhecidas por manterem uma rotina de cuidados mais organizada que os homens. Isso principalmente por conta da recorrência necessária ao ginecologista e os seus exames. 

Por isso, quando pensamos em lista de exames de rotina para mulheres, não podemos deixar de dar destaque a alguns, como:

  • Papanicolau;
  • Ultrassom transvaginal;
  • Mamografia, ou variações mais leves e adequadas para o perfil e idade da paciente

Com essa dinâmica, doenças importantes como câncer de mama e de colo do útero, tão comum na sociedade, possam ser tratadas com mais sucesso. 

Exames de rotina para homens

Apesar do constante preconceito com o autocuidado masculino, a saúde não pode se importar com essas vaidades. Para os homens, também há uma lista de exames de rotina específica que incluem toque retal e dosagem de PSA, muito útil para prevenir ou identificar o câncer de próstata, por exemplo. 

Como realizar exames de rotina?

Você pode realizar os seus exames de rotina de maneira particular, ou seja, pagando por cada consulta médica, presencial ou online. Você pode receber os pedidos dos testes e análises clínicas necessárias para você e realizá-los. Depois, pode fazer uma visita ao médico para levar os resultados e entender os diagnósticos e recomendações.

Parece caro esse processo, não é mesmo? 

Por isso, a nossa dica é que se você ainda não investiu em um seguro saúde, você faça agora mesmo. As operadoras de planos de saúde oferecem uma ampla rede credenciada de profissionais especializados e de opções de laboratórios e clínicas. Isso é ideal para você não deixar faltar nada na sua lista de exames de rotina. 

E tudo isso, com apenas o pagamento da mensalidade do seu seguro saúde ou uma coparticipação. Tudo dependendo do tipo de contrato com a sua operadora.

Essa é uma das principais formas de você nunca falhar no seu check up e garantir anualmente a sua visita.

Como contratar um seguro saúde? 

Na Bidu você vai fazer uma cotação online e gratuita rapidamente. Em poucos dias, o seu contrato estará pronto. Passado o período de carência, em geral, em pouco tempo, o seu plano de saúde já vai estar garantindo toda a cobertura necessária que você precisa para realizar a sua lista de exames de rotina. 

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 15/12/2021

 

Deixe uma resposta