Skip to main content

Dicas para proteger a casa da umidade

Por 7 de dezembro de 2023Residencial e Lazer
tapetes em casa

A umidade dentro de casa pode se transformar em uma situação desagradável, que provoca cheiro e, mais preocupante, compromete a saúde.

É verdade que durante o inverno há mais probabilidade de a casa ter mais umidade, mas é importante saber proteger o lar durante todo o ano. Antes de conhecer as dicas de como proteger a casa da umidade, é preciso descobrir a causa que está gerando o acúmulo de água na residência. Entre os motivos mais comuns, é indicado ficar atento a:

  • Vaporizadores usados em excesso
  • Pouca ventilação dentro do imóvel
  • Vazamentos: podem ocorrer de tubulações, fissuras em rejuntes, entre outros inconvenientes

Além desses fatores, é certo que a localização da casa também deve ser levada em conta, já que há regiões mais úmidas do que outras.

Cotação online de Seguro Residencial

Como proteger a casa da umidade 

Saber como proteger a casa da umidade se torna uma missão ainda mais necessária quando todos esses fatores são encontrados em um mesmo ambiente.

Pois é, torna-se necessário um cuidado redobrado, principalmente quando a umidade está presente nos quartos, pois dormir em um espaço com fungos, bactérias e mofo pode resultar em problemas respiratórios.

Vamos às dicas de como proteger a casa da umidade.

Identifique a origem

Identificar a origem de mofos ou bolores, fazendo uma inspeção nos espaços, dentro dos móveis, em cada canto da casa.

Abra as janelas

Manter o hábito de abrir as janelas e portas para que a ventilação do ar ocorra todos os dias. Isso significa que até em uma manhã fria de inverno é preciso fazer o ar circular pelo imóvel.

Procure profissionais especializados

Pesquisar informações e mesmo orientações de profissionais especializados na área de construção e reformas, pois eles têm sempre dicas de ordem prática para proteger a casa da umidade.

Use produtos específicos

Contar com o auxílio de produtos específicos para evitar o surgimento de mofos como, por exemplo, impermeabilizantes. Sim, contar com soluções preventivas é um especial segredo para evitar a umidade em casa.

Afaste os móveis das paredes

Afastar os móveis das paredes, mesmo que por algumas horas, para evitar contato com a umidade que existe nas paredes. Atenção ainda maior ao guarda-roupas!

Facilite a entrada de luz natural

Facilitar a entrada da iluminação natural, pois além de levar respiro ao imóvel, também o aquecerá.

Tire a poeira

Eliminar diariamente a poeira de tapetes e cortinas – além de deixá-las sempre abertas sempre que possível.

Atenção redobrada no inverno

Apesar da necessidade de manter hábitos simples durante todo o ano para saber como proteger a casa da umidade, é sabido que os ambientes secos e frios do inverno são ideais para a formação de colônias de microrganismos.

Não é à toa que nessa estação há mais chances de as pessoas desenvolverem doenças respiratórias causadas por fungos, mofos e bactérias.

Por isso, mesmo diante de dias gelados, a recomendação é abrir a casa para ventilar e deixar a luz natural entrar – e isso em todos os cômodos, principalmente entre 10h e 16h, horários de maior luminosidade.

Outra dica especial para essa época do ano que, no nosso país, vai de junho a setembro, é usar com moderação os umidificadores de ar e os vaporizadores, já que contribuem para o aumento da umidade e proliferação de microorganismos.

É válido saber também que em alguns imóveis a umidade é proveniente do próprio terreno. Em geral, nessa situação, a umidade é ascendente, ou seja, tem início no solo e atinge a alvenaria.

Para esses casos, os especialistas recomendam o uso de impermeabilizantes para evitar o aparecimento de mofos e bolores e, consequentemente, problemas de saúde relacionados à respiração.

Produtos para remover a umidade da parede

São vários os produtos encontrados no mercado para remover a umidade de paredes: impermeabilizantes, impregnantes acrílicos, argamassas poliméricas e outros tipos de revestimentos.

É sempre indicado contar com a opinião de especialistas para saber o que fazer. Para quem tem contratado o seguro residencial, vale também verificar se é possível ter acesso a serviços/coberturas que contribuam para manter a casa sempre em ordem.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 07/12/2023

Deixe uma resposta