Vai sair de moto? Opa, o capacete é item obrigatório para a viagem. É a proteção que resguarda a sua segurança sob duas rodas, independente se for cair na estrada ou ir até a esquina. Mas… Você sabe escolher o melhor capacete para moto? E quais pontos a observar na hora da compra? Suba na garupa e venha com a gente que explicamos!
Afinal, como escolher o melhor capacete para moto?
Para responder esta dúvida, listamos sete dicas para você chegar preparado na hora de escolher o capacete para moto ideal ao seu perfil. Dessa forma, se aproxima de encontrar um item que seja útil e, ao mesmo tempo, confortável para sair pilotando sob duas rodas sem preocupações. Confira as dicas:
Saber a necessidade de uso
A princípio, é preciso saber qual será a finalidade do uso com a moto. Isto é, entender o seu perfil como motociclista antes de escolher o capacete ideal. Em suma, saber com qual frequência utilizará a moto. Vai pilotar em estradas nas férias? Ou usará para o dia a dia, como meio de transporte para trabalhar? Faz entregas? A resposta é o primeiro passo.
Não apenas isso: esteja ciente de que os capacetes devem ser trocados a cada três anos de uso ou cinco anos de compra. Caso sofra algum impacto/rachadura, sempre troque. Além da durabilidade, não deixe de avaliar o estado de alguns itens, como a qualidade do forro, da viseira e da cinta jugular – esta, precisa ser encaixada e apertada ao pescoço.
Olho na segurança
Quando se fala de capacete para moto, a segurança é um dos fatores no topo da lista. Independente do modelo, é imprescindível o item contar com uma certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O selo assegura que o produto respeita os padrões mínimos de qualidade, além de estar de acordo com a legislação.
Outro detalhe: prefira também uma viseira de, ao menos, dois milímetros de espessura. Deste modo, um material mais grosso serve como uma proteção melhor em situações de impacto, como ser atingido por uma pedrada. É uma forma de diminuir o risco de incidentes.
Acerte no tamanho
Para não passar apertos, a escolha do tamanho deve ser acertada. Como dica, vale experimentar o capacete antes da compra. O motivo? Por conta da fixação à cabeça. Assim, o condutor percebe se consegue ajeitar o capacete de maneira correta, sem deixar que fique sobrando espaço, o que poderia virar um perigo à sua segurança.
Por isso, é essencial que se utilize um capacete mais justo. O item, inclusive, tende a se adaptar ao formato do rosto do motociclista com o passar do tempo. Porém, atenção: nada de usar um capacete para moto que cause desconforto, apertando a testa ou a parte superior da cabeça. Se houver narigueiras, estas precisam estar na altura exata do nariz.
Estilo não é apenas estética
Pensou no estilo de seu capacete? Mais arrojado e colorido ou, até mesmo, mais discreto e tradicional? Na verdade, o estilo não se baseia somente na questão estética. Depende do tipo de moto escolhido e, também, onde costuma trafegar com a sua companheira. Pois, assim, o desenho do casco condiz com as exigências de cada modelo.
Conheça alguns tipos de capacete:
- Fechado ou integral: mais popular entre os motociclistas;
- Off-road: acompanha óculos de proteção aos aventureiros;
- Híbrido: a proteção do queixo pode ser deslocada para cima;
- Aberto: não conta com proteção no queixo.
Por exemplo, uma moto esportiva alcança uma velocidade superior do que uma custom, o que impacta na força do vento e, consequentemente, no capacete a ser utilizado. A partir disso, pode optar por aquele modelo que mais curtiu, analisando outros componentes, como a viseira solar, ventilação e fecho da cinta maior ou menor.
Visibilidade em dias de chuva
Ainda pensando na segurança, o capacete para moto precisa apresentar uma visibilidade boa o bastante em dias de chuva. Vale dar uma pesquisada se o material da viseira chega a embaçar ou afetar a visão da pista em condições desfavoráveis. Como alternativa, há a tecnologia chamada de pinlock, uma película colada na viseira que evita o embaçamento.
Não esqueça da garantia
Ainda que pareça um pequeno detalhe, a garantia do capacete para moto merece um olhar cuidadoso pelo condutor. Oferecido pelo fabricante, o tempo de cobertura do seguro pode impactar no alívio de futuros gastos com o produto. Ou melhor, quanto maior for a garantia, menor a chance de abrir o bolso com manutenção.
Preço? Busque o custo-benefício
O capacete para moto não deve ser apenas bonito e ideal no encaixe com a cabeça. O preço entra nessa fórmula também: precisa caber dentro de sua realidade financeira para, assim, alcançar o custo-benefício que tanto deseja.
O custo terá variação entre marcas, estilos e complementos extras, como óculos de proteção. Prefira um modelo confortável, de boa capacidade de respiração (xô,embaçamento!) e, em especial, muito seguro.
Seguro de Moto
Agora que você já descobriu como escolher um capacete para moto, que tal fazer uma simulação de um seguro de moto? O processo é rápido, fácil e bastante acessível. Faça agora mesmo o seu seguro de moto online com a Bidu!
Última atualização em 01/09/2023