Skip to main content

Quais os tipos de capacetes para um motociclista?

Por 23 de setembro de 2022Mobilidade
seguro para motoboy

Muito mais do que a infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir com recolhimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), andar de motocicleta sem capacete é correr um risco desnecessário. Existem vários tipos de capacetes que podem atender os diversos estilos de motociclistas.

Os capacetes têm a função de prevenir, proteger ou reduzir os danos que podem ocorrer na cabeça do motociclista em casos de acidentes. E não é só nas quedas. O equipamento também é importante no caso de objetos arremessados por outros veículos, galhos ou pássaros e insetos.

Por isso vale ressaltar que os capacetes devem ficar fixos à cabeça e sem folgas, conforme determina a resolução 203 de 29 de setembro de 2006 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Hoje, são quatro os tipos de capacetes homologados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Cotação online de Seguro Moto

Tipos de capacetes

Capacete fechado

O fechado é o mais seguro entre todos os tipos de capacetes, pois fornece proteção integral para o crânio, face, queixo e olhos. Atualmente, os capacetes fechados são fabricados com materiais leves e têm sistemas de ventilação e exaustão, fazendo com o calor não incomode o motociclista. Também é o mais recomendado em dias de frio e chuva.

Capacete aberto

No capacete aberto, parte do rosto, nariz, boca e queixo ficam expostos e a proteção é integral apenas no crânio. Apesar de confortável em dias quentes, o capacete aberto deixa a face do motociclista vulnerável. Além disso, há os capacetes abertos com ou sem viseiras. Quando o capacete não tiver viseira fica obrigatório o uso de óculos de proteção.

Capacete modular

Entre os tipos de capacetes está o capacete modular, que é uma mistura do fechado com o aberto. A viseira articulada e escamoteável permite maior praticidade nas horas em que o motociclista precisa falar, mas mantém a mesma segurança que os capacetes integrais proporcionam. Oferece uma boa proteção, porém é mais pesado e barulhento que os fechados normais.

Capacetes cross

Usa-se muito o capacete cross no motociclismo mais extremo, como no motocross, rally, enduro, freestyle ou por motociclistas que amam se aventurar por trilhas e terrenos inóspitos no final de semana. Seu principal diferencial é a queixeira mais alongada para proteção de quedas e previne inalação de terra e areia dos terrenos acidentados. O uso de óculos de proteção é obrigatório para este modelo.

Quais são os capacetes proibidos?

O tipo de capacete proibido que mais usam é o capacete coquinho, que era muito usado por donos de motos custom. Diferentemente do modelo aberto permitido por lei, o coquinho não possui a área de proteção lateral que cobre as orelhas do motorista. Outro capacete que não é permitido é o modelo usado por ciclistas, mesmo que o condutor esteja dirigindo uma motoneta ou ciclomotor.

Capacete tem validade?

Normalmente, a validade de um capacete motociclístico é de cinco anos. Trata-se apenas de uma recomendação dos fabricantes para que seja substituído, pois com o tempo a proteção interna vai perdendo a capacidade plena de absorção dos impactos. Circular com um capacete vencido, embora não recomendado, não é uma infração.

Caiu, trocou

Outro aspecto muito importante é a troca do capacete após qualquer tipo de queda ou impacto. Mesmo que os danos não sejam profundos, micro rachaduras ou fissuras quase imperceptíveis podem surgir na carcaça e, em um impacto posterior, o equipamento não vai cumprir seu papel de proteger a cabeça do motociclista.

Do que são feitos os capacetes?

Plástico injetado (ABS)

São os mais econômicos no mercado e oferecem uma ótima relação custo benefício. Os injetados são feitos normalmente de ABS, um plástico com menor capacidade de absorção de impacto que os de fibras.

Fibra de carbono

No primeiro impacto ele absorve muito bem, porém a possibilidade de haver mais impactos em um mesmo acidente faz com que ele perca a capacidade de absorção. É o mais leve dos capacetes.

Fibra de Vidro

É o mais seguro de todos pois mantém seu nível de impacto mais de uma vez em um mesmo acidente. Também é mais econômico que o de fibra de carbono.

Kevlar

O Kevlar normalmente é misturado junto às fibras de vidro e carbono em sua fabricação, garantindo muito mais segurança. O Kevlar é utilizado em vidros blindados, coletes a prova de bala e capacetes de combate. Tem alto poder de absorção de impacto.

Cotação online de Seguro Moto

Última atualização em 23/09/2022

 

Deixe uma resposta