De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, o volume de roubos em residências no país aumentou para aproximadamente 34 mil, em 2021, se comparado com os quase 32 mil registros de 2020.
Esse número gera ainda mais insegurança e medo entre as famílias que buscam, a partir de algumas ferramentas, proteger os seus entes e o seu patrimônio.
Neste artigo, vamos mostrar como escolher o melhor alarme para residência, além de outras dicas, para ajudá-lo a encontrar novas formas de se preservar.
Cotação online de Seguro Residencial
Qual o melhor alarme para residência?
O mercado oferece diferentes tipos de aparelhos, com tecnologias, preços e funções variadas. E é justamente nessa pluralidade que vem a dúvida: como posso escolher um bom alarme para residência?
Para ajudá-lo a entender melhor, criamos aqui algumas etapas que você deve considerar:
Por que você precisa de um alarme?
Essa primeira pergunta é para que você possa pensar no seu objetivo em instalar um alarme para residência.
É claro que se você identificou essa necessidade, provavelmente você tem muitos motivos ou simplesmente quer prevenir problemas futuros. São razões justas, mas precisamos ir um pouco além.
Você já analisou a estrutura física da sua residência para perceber quais são os melhores pontos para se proteger? Avaliou como é a rotina dos moradores para que o alarme esteja sempre ativo nos principais momentos de ausência? E mais: como você vai monitorar esse alarme, apenas sonoro ou com câmeras de segurança, por exemplo?
Mesmo que você não encontre as respostas, não tem problema, a dica é você pedir apoio aos profissionais das empresas de segurança que realizam a instalação desses equipamentos. Eles poderão inclusive sugerir qual o melhor tipo de aparelho para que você faça o uso corretamente.
Conhecendo os tipos de alarmes
Outra dica é você entender quais são os modelos disponíveis no mercado.
O aparelho mais clássico é aquele que é instalado direto na rede elétrica da sua residência. Por esse motivo, ele exige um pouco mais de trabalho para a instalação, mas mais facilidade no seu uso, já que você não precisa se preocupar em trocar a bateria. Além disso, esses alarmes são capazes de cobrir espaços maiores, como é o caso de quem mora em casa.
O equipamento de alarme sem fio tem como grande vantagem o fato de que, por não ser conectado à rede elétrica, fica mais difícil de ser sabotado, pois não há um cabo ou fio para ser cortado e desativado. Por outro lado, é bom ficar atento à duração da sua bateria.
O alarme para residência com câmera de segurança é uma das inovações mais interessantes, pois pode permitir inclusive que você acesse do seu aparelho de celular smartphone, as imagens da sua casa em tempo real.
Alarme ativado: você vai saber o que fazer?
Algo muito comum de acontecer é os próprios usuários esquecerem de monitorar o seu alarme para residência.
Isso pode ser um bom sinal, claro, de que a sua casa não sofreu nenhuma tentativa de roubo. Por outro lado, será que isso faz do alarme um item útil?
Como mencionamos, com a tecnologia, hoje, você mesmo pode monitorar o que acontece na sua casa, a partir de um alarme. Mas, você ainda pode deixar a responsabilidade de tomar uma atitude em caso de acionamento do seu equipamento, para uma empresa de segurança que irá monitorar a resposta do seu aparelho 24 horas por dia e todos os dias da semana.
O que vale mais para você: delegar essa tarefa a profissionais ou você mesmo responder a esse sinal?
Verifique a reputação das empresas
Importante: sempre pesquise sobre a reputação e qualidade da empresa de monitoramento e segurança contratada.
O que vale mais a pena para proteger a minha residência?
O alarme para residência é uma ferramenta bem interessante para você estar sempre atento aos possíveis movimentos que podem acontecer. Porém, você não pode esquecer que há outras formas de você cuidar da sua família e do seu patrimônio de uma maneira mais abrangente.
O seguro residencial é a ferramenta mais completa nesse sentido. Com essa apólice você poderá contratar diferentes tipos de proteções, como:
- Cobertura contra incêndio, queda de raio e explosões;
- Proteção por roubo e furto;
- Danos elétricos;
- Quebra de vidros e espelhos;
- Problemas hidráulicos;
- Cobertura por danos de fenômenos naturais como vendavais, ciclones e furacões;
- Assistência 24 horas para imprevistos domésticos.
Para ter acesso a essas e outras coberturas, e contratar o seu seguro residencial, faça uma cotação on-line e gratuita no site da Bidu. Em alguns cliques você terá acesso a muito mais oportunidades do que apenas instalar um alarme para residência.
Cotação online de Seguro Residencial
Última atualização em 20/12/2022