Skip to main content

É possível fazer Seguro Auto com nome sujo?

Por 30 de novembro de 2020setembro 21st, 2021Mobilidade
seguro auto com nome sujo

Deixou uma conta atrasar e, pronto, o seu nome entrou nos temidos órgãos de créditos e veio a dúvida: como fazer seguro auto com nome sujo? Será que devo desistir? Nada disso, saiba que você não está sozinho. Na verdade, 48% dos brasileiros estiveram com o nome negativado em algum momento em 2019, segundo a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

Isso significa que, quase metade dos brasileiros, passa dificuldades ao controlar o orçamento. Mas será que estar com o nome sujo pode bloquear o consumidor em coisas básicas, como a contratação de um seguro? Para entender se é possível fazer um seguro auto com restrição no nome, acompanhe o nosso artigo! 

Cotação online de Seguro Auto

Afinal, é possível fazer Seguro Auto com nome sujo? 

Sim, é possível fazer seguro auto com restrição no nome. Mesmo estando com o nome cadastrado nos órgãos de crédito, como SPC ou Serasa, isso não é um impedimento para solicitar um seguro auto. Ou seja, qualquer pessoa, independente do cenário financeiro, pode contratar um seguro auto de acordo com a lei. 

Inclusive, nenhuma seguradora pode negar a contratação do seguro auto se o proprietário do veículo estiver com nome negativado, segundo as regras da Superintendência de Seguros Privados (Susep)

Se houver uma recusa, a seguradora precisa apresentar justificativas adequadas que expliquem o porquê da negação. Desde que não envolva a condição do crédito do motorista. Caso isso venha acontecer, a seguradora é sujeita a sofrer multas se for comprovada a existência do fato. 

Como fazer Seguro Auto com restrição no nome? 

O processo não é diferente para uma pessoa com um nome limpo. Como falamos que o seguro auto é assegurado por lei para qualquer pessoa solicitar a proteção, isso não muda se estiver com o nome negativado. 

Comece pesquisando diferentes seguradoras e faça cotações para descobrir serviços, coberturas, benefícios e valores respectivos de cada uma. A partir disso, o proprietário do veículo deve realizar uma oferta a seguradora selecionada. Depois, a seguradora fará uma vistoria do veículo, análise do perfil e, dentre 15 dias, responde se aceita a proposta ou não. 

Neste caso, os 15 dias são importantes. Na hipótese da seguradora não responder dentro desse prazo, a proposta do seguro é aceita automaticamente. A seguradora, assim, é obrigada a acatar a oferta. 

Vale destacar a forma de pagamento, sobretudo para quem procura o seguro auto com nome sujo.

Consegue pagar à vista? Ótimo, deve conseguir bons descontos e evita maiores dores de cabeça com a seguradora. Opte, se for possível, por essa modalidade de pagamento, uma vez que oferece vantagens a longo prazo, além de facilitar a aprovação do seguro. 

No entanto, parcelar o seguro é, claro, uma opção viável dada a realidade financeira de ter dívidas a renegociar até o momento de sair do negativo. 

Ou, também, incluir o nome de terceiros no seguro, como algum parente, embora os dados a serem analisados devem ser do condutor em vez do segurado – até para o custo do seguro (prêmio) ser proporcional com quem vai dirigir. Para isso, consulte quais seguradoras disponibilizam essa opção. 

O que acontece ao fazer Seguro Auto com nome sujo?

Espera, será que impacta algo fazer seguro auto com nome sujo? 

A resposta é sim! Na prática, uma medida utilizada pelas seguradoras é o aumento no pagamento do prêmio. Por quê? Desta maneira, as seguradoras conseguem se precaver de um possível risco de inadimplência por conta do segurado. Isso costuma ser comum, sobretudo, quando é escolhido o pagamento através do parcelamento. 

Ou seja, para quem está com o nome negativado, o valor do seguro tende a ser bastante superior se comparado a quem não está com o nome nos órgãos de créditos. 

Geralmente, quando é escolhida a opção de pagar o prêmio à vista, não ocorre a verificação se o proprietário do veículo está com o nome sujo. 

Dica: fique atento quanto as coberturas escolhidas, priorize as que realmente são necessárias para não inflar ainda mais o valor do seguro. Lembrando que, enquanto não estiver livre das dívidas, redobre o cuidado ao negociar futuras despesas. 

O aumento no prêmio do seguro se dá por causa da análise de perfil do proprietário do veículo. Nesta hora, a seguradora faz uma avaliação a respeito do condutor, tais como: 

  • Dados pessoais (como idade, estado civil e consulta aos órgãos de crédito); 
  • Endereço; 
  • Rotina com o veículo; 
  • Informações sobre o próprio veículo. 

O objetivo da seguradora é, a partir das informações coletadas, conseguir precificar o prêmio do seguro a fim de calcular a chance de sinistro. Quanto maior a possibilidade de sinistro, mais caro o seguro é. 

Caso a seguradora recusar a contratação do Seguro Auto, como resolver?

Lembra que o seguro auto com nome sujo deve ser aceito pela seguradora, certo? 

Pois bem, supondo que haja uma negativa por parte da seguradora, ela deve explicar quais são os motivos ao condutor. Por exemplo, o alto risco de acidentes ou a maior probabilidade de roubo ou furto são justificativas válidas para rejeitar a contratação do seguro. 

De qualquer forma, certas seguradoras podem encontrar alguma brecha no regulamento para negar a aceitação do seguro devido o nome estar sujo. Se acontecer, busque os seus direitos. Como sabido, isso fere a lei e não respeita o que diz a Susep. 

Assim, entre em contato com a própria Susep, ela vai orientar como agir e de que forma pode resolver o problema com a seguradora. Busque acessar o site da entidade ou ligue para os telefones disponíveis. 

Estar com o nome sujo atrapalha na renovação do Seguro Auto?

Contratou o seguro e depois ficou com nome negativado? Calma, na hora da renovação não significa que vão cancelar o seguro. Pelo contrário, o seguro auto com restrição no nome é permitido, mesmo que ocorra uma mudança no prêmio. 

Na prática, essa é a principal alteração: quando for renovar o seguro, a seguradora vai aumentar o valor anual em virtude do nome sujo. Para isso, existe uma nova análise de perfil para entender qual o valor a seguradora oferecerá ao segurado. 

O atraso no pagamento do Seguro Auto pode deixar o nome sujo?

Não, pode ficar sossegado. Se houver um atraso no pagamento do seguro, o nome da pessoa não entra nos órgãos de créditos. O que acontece? Simples: ao não pagar corretamente o seguro dentro do prazo, a seguradora deixa de garantir a cobertura. 

No pior dos cenários, o seguro pode vir a ser cancelado pela falta de pagamento. Com o vínculo encerrado entre seguradora e segurado, não existe a cobrança no SPC/Serasa. 

Importante: o seguro auto com nome sujo é possível, mas não deixe de fazer um planejamento financeiro para controlar os gastos e resolver a situação incômoda o quanto antes. Informe-se nos órgãos de crédito sobre como renegociar as dívidas e sair do vermelho!

+ Saiba como fazer empréstimo pessoal para negativado

Ok, já entendeu tudo sobre o seguro auto com restrição no nome, quer descobrir como proteger o seu veículo? Faça uma simulação de seguro auto na Bidu Corretora e encontre o seguro de carros que seja ideal para você! 

 

Última atualização em 30/11/2020