Skip to main content

Existe um Plano de Saúde só para consultas?

Por 20 de abril de 2021Vida e Saúde
plano de saúde só para consultas

Quando se precisa fazer uma consulta, logo surge a preocupação: será que é cara? Pois é, naqueles momentos que mais precisamos, o custo pode sair salgado se não estivermos preparados. Por isso, você sabe se existe plano de saúde só para consultas?

Ter um plano de saúde é uma garantia para você não ficar desprotegido em diversas consultas. Porém, há outras opções também acessíveis para se realizar uma consulta sem precisar sofrer financeiramente. 

Quer entender mais? Acompanhe o nosso post!

Cotação online de Planos de Saúde

Então, há algum tipo de Plano de Saúde só para consultas? 

Na verdade, não existe um plano de saúde só para consultas. Por enquanto, essa modalidade ainda está sendo debatida e analisada pelos órgãos responsáveis do setor. 

Desta forma, não há uma previsão se um plano de saúde só para consultas seja disponibilizado ao consumidor. 

Entretanto, mesmo que não haja um plano de saúde tradicional destinado às consultas, existem outras possibilidades ao alcance das pessoas. Vamos conhecê-las a seguir. 

Sem um Plano de Saúde só para consultas, quais opções existem?

Como falamos, o plano de saúde só para consultas não é um produto oferecido pelas operadoras. Mas nem tudo está perdido. Há caminhos viáveis para quem está procurando apenas consultas, tanto no formato tradicional quanto em outros tipos alternativos.

Ainda não ficou muito claro? Então vamos explicar as opções e quais são as suas vantagens, confira: 

Tradicionais

Plano de saúde ambulatorial

Caso esteja buscando um plano de saúde com um valor mais barato, o plano ambulatorial é uma ótima escolha. Ele é mais básico se comparado aos planos hospitalar e referência. Assim, o ambulatorial é voltado para quem deseja estar protegido quando fizer consultas, exames e terapia. 

Esse tipo de plano garante consultas ilimitadas com os médicos credenciados. Também faz consultas de pré-natal para gestantes. Ou seja, o segurado estaria coberto pelo plano em ambas as situações. 

Então, o plano de saúde ambulatorial cobre consultas em consultórios, clínicas e ambulatórios. Entretanto, o lado negativo é que não ocorre a cobertura de internação, se o paciente precisar. 

Seguro saúde

Conhece o seguro saúde? Ele pode ser semelhante ao plano de saúde, mas não é exatamente a mesma coisa. O seguro saúde se difere, pois o segurado tem a liberdade de escolher o médico, consultório e clínica de sua preferência. Assim, neste caso, não precisa ser um médico credenciado

Há, também, outro detalhe importante, desta vez quanto ao reembolso. Ao fazer uma consulta, o beneficiário paga o valor integral e, posteriormente, o seguro saúde o indeniza. Claro, o seguro cobre os valores que estiverem estabelecidos no contrato. 

Portanto, para quem almeja mais consultas, o seguro saúde tem valores acessíveis. Além disso, possibilita que o segurado personalize o seguro (atenção com as coberturas!) como desejar. 

Alternativas

Plataformas de tecnologia

Conhecidas como startups, as plataformas têm surgido como uma opção aos planos de saúde. Se você não estiver familiarizado, são empresas que oferecem um grande cardápio de serviços de saúde, disponibilizados através do modo online. 

Geralmente, o consumidor faz uma assinatura mensal a um preço baixo ou, até mesmo, de forma gratuita. Assim, desfruta de uma série de benefícios, tais como: 

  • Descontos em consultas e exames;
  • A depender da empresa, paga-se um valor mensal que garante consultas gratuitas anualmente; 
  • Acesso a médicos e laboratórios de diferentes especialidades;
  • Consultas presenciais ou online
  • Descontos em medicamentos.  

Porém, vale esclarecer que essa alternativa não se limita a um público específico. Pelo contrário, ela abrange desde uma pessoa apenas, com a família até ser destinada a uma empresa. 

Clínicas populares

A clínica popular é outra modalidade que realiza atendimentos médicos. Semelhante a uma clínica comum, o seu diferencial está no valor cobrado. Assim, são serviços de baixo custo e disponíveis para quem não consegue ter acesso a um plano de saúde. 

Vale a pena nas consultas? Sim, bastante. O foco das clínicas populares são naqueles primeiros atendimentos, como forma de ser uma alternativa ao serviço do SUS. Isto é, recomendado para consultas básicas, como problemas de saúde mais corriqueiros. 

Embora haja uma variedade de médicos, como cardiologista, ginecologista e dermatologista, a clínica popular não deve ser usada para atendimentos com alto grau de complexidade. 

Neste modelo, o paciente não paga uma mensalidade, nem arca com valores do padrão de uma consulta particular. Na prática, ele paga somente quando fizer uma consulta, assim como um exame. Portanto, existe uma menor burocracia e maior agilidade no atendimento, facilitando o acesso de mais pessoas a um médico. 

A clínica popular é regularizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Caso tenha dúvidas do local escolhido, informe-se a respeito se a clínica em questão está autorizada no CFM. 

Qual seria a opção ideal para eu escolher um plano só de consultas?

Como visto, não há um plano de saúde só para consultas. Entretanto, há várias possibilidades interessantes à disposição de qualquer pessoa. Portanto, para descobrir aquela que seria a mais apropriada, com o foco em consultas, é preciso levar em consideração algumas informações, como o perfil e situação financeira. 

Caso esteja pensando em sua família, a longo prazo, contratar um plano de saúde ambulatorial pode ser uma boa escolha. Se morar sozinho e for autônomo, uma alternativa como a assinatura com uma startup de saúde pode fazer mais sentido. 

A quantidade de consultas realizadas em um ano é outra informação importante. Costuma ir ao médico com alguma frequência? Ou de vez em quando? Saber isso implica diretamente na necessidade de se gastar mais ou menos nas idas ao médico. Coloque no papel todos os seus gastos com saúde para decidir o melhor caminho. 

Já falamos sobre as opções disponíveis ao paciente, em virtude de não haver um plano de saúde só para consultas. Entre elas, está o seguro saúde. Quer descobrir como o seguro saúde pode caber no seu bolso? Faça já uma cotação com a Bidu Corretora

 

Última atualização em 20/04/2021

Deixe uma resposta