Skip to main content

Top 5 Planos de Saúde para MEI em 2021

Por 9 de agosto de 2021Vida e Saúde
plano de saúde para mei

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. São diversas burocracias para começar o seu negócio. Depois, ainda há muita mão na massa para fazer tudo acontecer, dentro dos limites financeiros que você se organizou.

Além disso, alguns benefícios que a famosa CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) proporciona, passam a não existir mais. Extras como vale-refeição, vale-transporte e plano de saúde, passam a depender apenas de você. 

Porém, em 2018, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estipulou que quem exerce uma atividade empresarial individual, como os conhecidos Microempreendedores Individuais (MEI), pode contratar um plano de saúde na modalidade empresarial.

E agora, neste artigo, vamos ver quais são os top 5 planos de saúde para MEI em 2021, e por que você deveria considerar essas opções para o seu benefício.

Cotação online de Planos de Saúde

Plano de Saúde para MEI em 2021

Como antecipamos, você que é MEI pode aproveitar a vantagem de contratar um plano de saúde empresarial. Dá para economizar alguma diferença do que seria um plano individual ou familiar particular, para pessoa física. 

Para fazer valer essa vantagem, você precisa estar com o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo da Receita Federal, com, no mínimo, seis meses de existência. 

Além disso, você não pode contratar o plano de saúde apenas para uma vida, precisa ter de duas ou mais. Mas, fique tranquilo. Mesmo que você não tenha outros colaboradores no seu empreendimento, você pode incluir outros dependentes como os seus familiares e amigos. 

Por fim, é importante também ressaltar mais uma coisa. Pode ser muito mais fácil, em relação à burocracia, um plano de saúde para MEI, ou seja, empresarial, do que um plano individual particular. E também você vai perceber que há muito mais opções de atendimento na rede credenciada. 

Como escolher um Plano de Saúde para MEI em 2021?

Assim como para qualquer outro plano de saúde, para escolher a melhor prestadora de serviços de saúde é preciso pesquisar e também entender qual atende melhor o seu perfil. No mercado há diferentes opções de planos que são sugeridos para atender a abrangência de necessidades.

Mas, como estamos falando em planos para MEI em 2021, talvez as dicas abaixo ajudem a decidir melhor:

Cobertura Nacional ou regional

Estamos em plena pandemia e muitas pessoas trocaram as grandes cidades por locais mais tranquilos. Ou até mesmo voltaram aos seus locais de origem, aproveitando o benefício do home office. E por isso mesmo, que indicamos que o melhor plano de saúde empresarial precisa ter uma cobertura nacional. Ou seja, precisa prestar atendimento aos seus beneficiários em qualquer Estado do País. 

Coparticipação 

Planos com coparticipação, ou seja, com divisão dos custos entre operadora e beneficiário, tendem a ter uma mensalidade menor do que planos sem esse mecanismo. Isso pode ser bom para a saúde financeira da sua empresa, mas não é bom para os colaboradores, independente da situação de pandemia. 

Rede Própria e rede credenciada

Há operadoras de planos de saúde que possuem uma rede própria de consultórios e hospitais. Você pode considerar esse recurso um item favorável na decisão do seu plano. Porém, o que é interessante mesmo é você avaliar toda a rede credenciada. Em especial quais hospitais e clínicas estão incluídas nas opções de atendimento. Assim dá para garantir uma ampla cobertura. 

Carência

Planos empresariais costumam retirar o período de carência para a inclusão de novas vidas, ou de reduzir o tempo médio necessário para planos de saúde individuais. Fique atento a essa regra.

Em situações como a nova pandemia do coronavírus, não precisar respeitar um período longo de carência para internações, pode ser uma vantagem.

Política de reembolso

Em algumas operadoras há a opção de solicitação de reembolso de uma consulta, exame ou outro procedimento médico. Isso garante uma vantagem bastante competitiva na hora de tomar uma decisão. Isso porque releva situações, como por exemplo, uma cobertura da rede credenciada mais restrita.

Quais são os top 5 planos de saúde para MEI em 2021?

Considerando algumas listagens feitas a partir das avaliações de clientes das operadoras, em plataformas digitais, como o site Reclame Aqui, chegamos ao seguinte top 5 planos de saúde para MEI em 2021: 

SulAmérica

A quinta maior operadora do país é também a que menos tem reclamações dos seus beneficiários. Não apresenta uma pluralidade de tipos de plano muito ampla, como as outras, porém tem recursos interessantes e cobertura Nacional.

Grupo NotreDame Intermédica

O grupo NotreDame estava tímido no mercado há alguns anos. Porém, com o reforço da sua grande rede de hospitais próprios, o público começou a conhecer e optar por esse plano. Ele tem um preço de mensalidade um pouco mais interessante, ou seja, menor que os demais planos. 

Ainda assim, ela opera com mais propriedade em estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, já ampliou a probabilidade de abrir esse quadro para o Nordeste e outras regiões a partir da união com outras redes regionais. 

Prevent Senior

Mais conhecida por atender adultos com idade acima de 39 anos, a Prevent Senior também possui rede de hospitais e clínicas próprias. Ela opta por investir fortemente nesses espaços, trazendo tecnologia de ponta e excelência no seu atendimento. 

Assim Saúde

Tem rede credenciada de confiança e também oferece uma rede própria para os seus beneficiários. Possui carência reduzida e descontos em medicamentos que fazem a diferença na vida de qualquer pessoa.

Unimed

Uma das maiores operadoras nacionais, também faz parte do top 5 planos de saúde para MEI em 2021. E essa fama também traz consigo uma rede credenciada nacional que não deixa a desejar, além de rede própria de clínicas e hospitais.

Qual o valor de um Plano de Saúde para MEI em 2021?

Os preços dos planos de saúde, para MEI e outros empresariais, não seguem exatamente uma tabela única. Tudo depende das condições elegidas na contratação, como as que relatamos acima.

Outro fator também determinante para o preço é o perfil dos beneficiários. Quanto mais velho, por exemplo, mais caro o plano de saúde fica. 

Como comprar o Plano de Saúde para MEI em 2021?

O plano de saúde é, sem dúvidas, um recurso que auxilia a vida de milhares de pessoas. Nem todos podem ter esse privilégio. Porém, com as necessidades que a vida nos coloca, contar com um plano de saúde é confortante.

E para contratar o seu plano de saúde para MEI, você pode fazer uma cotação com a Bidu. Em poucos cliques você recebe a cotação das principais operadoras do país, inclusive das top 5, e logo menos você já poderá contar com esse benefício, para si e outros beneficiários. 

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 09/08/2021

 

Deixe uma resposta