Skip to main content

Plano de saúde MEI: quais benefícios para quem é microempreendedor

Por 5 de fevereiro de 2018dezembro 16th, 2020Finanças
Imagem de médico para ilustrar post sobre plano de saúde MEI

Os profissionais autônomos que se enquadram no tipo de negócio intitulado Microempreendedorismo Individual (MEI), podem ter diversos benefícios. Entre eles está a possibilidade de conseguir fechar um plano de saúde empresarial, pagando bem menos do que nos planos individuais. É isso mesmo, existe plano de saúde MEI.

Por serem pessoas jurídicas, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), as mensalidades saem mais em conta. Assim, é possível usufruir dos serviços de saúde, consultas médicas e hospitalares.

Segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), um microempreendedor individual pode pagar 35% a menos pelo plano. Quer saber mais sobre como funciona o plano de saúde MEI? Então acompanhe nosso post.


Cote online Plano de Saúde com o seu MEI com a Bidu Corretora

Cote Plano de Saúde Online


Quem tem direito ao benefício

Para acessar os planos de saúde direcionados a quem se enquadra como microempreendedor individual é preciso ter, antes de tudo, CNPJ ativo da Receita Federal.

No entanto, vale dizer, para conseguir tal benefício é preciso que mais duas ou três pessoas sejam adicionadas ao contrato do plano de saúde.

Geralmente, o microempreendedor coloca no contrato seus dependentes familiares ou quem mais trabalha com ele no negócio próprio. Até o momento, nenhuma operadora vem oferecendo plano individual para quem é MEI.

Plano de saúde MEI: por que o preço é mais baixo?

O número de interessados em contratar um plano de saúde que atenda aos microempreendedores vem crescendo ano a ano. Com tanto procura, o modelo de negócios também se torna atrativo para as operadores.

De outro lado, a procura aumenta justamente em razão dos benefícios oferecidos, sendo, o mais importante deles: o preço mais baixo.

Além disso, o sistema que é utilizado para um beneficiário MEI é o mesmo usado em planos empresariais. E, também no caso do MEI, é preciso que pelo menos duas pessoas estejam ligadas aos contrato do plano. Assim, o custo-benefício se torna mais interessante. Quanto mais pessoas seguradas em um contrato, menor o curso.

Como declarar o plano de saúde MEI no IR

Vamos explica agora é como o microempreendedor individual deve declarar os gastos com o seu plano de saúde no Imposto de Renda (IR). E vale lembrar que o contribuinte que não declarar o IR está sujeito a multa, então… mãos à obra!

Uma das vantagens do plano de saúde é que se trata de um produto cuja despesa pode ser declarada no Imposto de Renda, reduzindo, assim, o valor que será pago no imposto anual. Porém, é necessário ter certa atenção para evitar a tão temida malha fina.

Para facilitar o seu trabalho, tenha em mãos o CNPJ da sua empresa, o nome da operadora do seu plano de saúde e o valor que foi pago.

Logo de cara, o microempreendedor individual deve declarar o valor que foi pago. Também deve lançar, caso tenha, os beneficiários como dependentes na declaração.

Toda a despesa relacionada ao plano de saúde deve constar no quadro que leva a informação “Pagamentos Efetuados, com o código 26 – Planos de Saúde no Brasil”.

A boa notícia é que não há limites de dedução para os gastos realizados com os planos de saúde de quem é MEI.

Até mesmo quando ocorre algum pagamento particular com um atendimento médico o contribuinte MEI pode declarar. Porém, é preciso fazer isso de forma correta.

Como declarar reembolso

Esteja atento, por exemplo, ao fato de o plano de saúde ter feito um reembolso total ou parcial desse gasto particular. Caso isso tenha ocorrido, esse reembolso recebido precisa constar de forma correta na declaração para evitar a tal da malha fina.

Quando o contribuinte tem dúvidas relacionadas aos reembolsos realizados, pode pedir à operadora do plano de saúde uma lista completa dos reembolsos efetuados no ano passado.

Mas grande parte das operadoras de planos de saúde já tem a rotina de enviar esse relatório anualmente para todos os seus clientes.

Na hora de declarar esses gastos particulares é preciso preencher as informações com todos os detalhes necessários. Mencione a especialidade médica mediante as opções que estão no programa destinado à declaração do IR 2019. Informe também o nome do médico ou da empresa que prestou o atendimento, além do CNPJ ou CPF.

É preciso, ainda, preencher o valor que foi pago e o valor correto do reembolso feito pelo plano de saúde. Ah, um detalhe importante aqui. Lembre-se de indicar se o gasto foi destinado aos dependentes (caso tenha sido, informe o nome de cada um deles) ou ao próprio microempreendedor individual.

Menos burocracias e maior abrangência

Muitas vezes, para quem tenta, sozinho, contratar um plano de saúde individual, o processo parece uma burocracia sem fim. Mas os planos empresariais são considerados mais simples para serem efetivados.

Outra vantagem é que o plano de saúde MEI tem à disposição uma rede mais abrangente do que geralmente ocorre para planos individuais básicos. Por exemplo, exames mais sofisticados e alguns serviços que podem não conseguir cobertura no plano individual, como alguns tipos de internações clínicas e cirúrgicas.

Caso você seja MEI, talvez já esteja convencido de que contratar um plano de saúde para essa categoria pode ser um bom negócio. Ele traz benefícios não apenas a si mesmo quanto abrange sua família e até funcionários. Além do preço mais reduzido, com vários descontos, é uma maneira de ter acesso a outras comodidades, como a rede mais abrangente. Vale a pena pesquisar as vantagens que diferentes operadoras de saúde oferecem para fazer a escolha certa!

Cote Plano de Saúde Online