Se você é Microempreendedor Individual, MEI, ou tem um contrato social de uma empresa PME, então, você tem direito a contratar um plano de saúde empresarial. Para isso, basta ter um CNPJ ativo. Existem muitas vantagens em contratar um plano de saúde com o seu CNPJ. Uma delas é que os valores dos planos são bem mais atraentes.
Quer saber mais sobre como funciona a contratação de convênio médico com CNPJ? Vamos falar a seguir sobre como contratar, quantidade mínima de beneficiários por empresa, períodos de carência e muito mais.
Enfim, tudo o que você precisa saber para contratar com o seu CNPJ o melhor plano de saúde para você.
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Por que contratar um plano de saúde com o seu CNPJ?
O plano de saúde empresarial é uma forma de ter acesso a todos benefícios de um plano de saúde. Porém, é possível pagar bem menos se compararmos aos custos do plano individual.
Hoje em dia, contratar um plano com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é bastante simples e está também ao alcance de algumas classes de profissionais:
- Formalizados como MEI (Microempreendedor Individual);
- Com contrato social de empresa;
- Considerados CEI (Cadastro Específico do INSS) – pessoa física equiparada à empresa.
Pensar em contratar um plano de saúde com CNJP vale a pena. Estamos falando de uma economia que, dependendo do plano contratado, pode chegar à casa dos 35 ou 40%. Essa é a estimativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade que regulamenta os planos privados no país.
Quem tem CNPJ, portanto, pode usufruir de uma assistência médica de alta qualidade. Pode fazer consultas, exames e, cirurgias e ainda estender o benefícios aos seus dependentes, desde que haja vínculo familiar.
Como o MEI pode contratar o plano de saúde com CNPJ?
Quem é MEI pode contratar um plano de saúde de forma simples. Basta ter CNPJ ativo na Receita Federal e comprovar essa formalização por um tempo mínimo de seis meses.
Essas informações comprobatórias são checadas pelas operadoras de saúde no ato do fechamento e no momento da renovação do contrato.
Vale a pena ficar atento. Não apresentar essa comprovação na renovação do plano, pode ser passível de rescisão do contrato.
Qual o mínimo de pessoas aceito para o plano de saúde para MEI?
Para que um plano de saúde aceite um contrato com o MEI, é preciso ter um mínimo de duas vidas a serem seguradas. E, nesse caso, o MEI pode incluir no convênio seus dependentes familiares ou um funcionário que esteja vinculado ao CNPJ.
Quais os documentos documentos necessários para um MEI contratar plano de saúde?
Em geral, são pedidos os documentos básicos como:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Número do CNPJ
Como funciona o plano de saúde para PME?
Como já vimos, o plano de saúde empresarial é uma modalidade que costuma oferecer valores bem mais atraentes que os convênios individuais. Além disso, nesta opção de plano pode haver algumas vantagens relacionadas aos tipos de coberturas.
A boa notícia é que o acesso a esse benefício está mais simplificado. Algumas categorias empresariais, como o MEI, agora se qualificam legalmente para usufruir dele.
Dessa forma, entre os tipos de planos de saúde que podem ser contratados com CNPJ, existe também o plano de saúde PME. Esse é o plano que atende a categoria de empresas de médio e pequeno porte.
Para estar apto a contratação, basta ter CNPJ ativo na Receita Federal.
O plano de saúde para PME funciona da mesma forma que os demais convênios médicos. O tipos de cobertura, serviços, abrangência, e opcionais irão depender da qualidade do plano contratado. Os preços também variam em função desses mesmos parâmetros.
Quais os documentos documentos necessários para um PME contratar plano de saúde?
As PMEs podem contratar um plano de saúde com a apresentação dos seguintes documentos:
- RG, CPF e comprovante de residência de todos os funcionários e dependentes que serão segurados
- CNPJ
- Contrato Social
- Relação de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de cada trabalhador.
Quais são as carências dos planos de saúde contratados com CNPJ?
Com relação à carência, pode haver variações nos planos de saúde contratados com CNPJ. Isso vai ocorrer em função do tamanho da empresa.
De acordo com a ANS, somente os planos empresariais com número de participantes igual ou maior que 30 não precisam cumprir carência e nem cobertura parcial temporária (CPT).
Entretanto, neste quesito, para as empresas com um número menor que 29 funcionários, as operadoras costumam negociar o período, reduzindo ou até mesmo isentando esse prazo. Vale a pena checar com cada operadora.
Como funciona o reajuste dos planos de saúde contratados com CNPJ?
Os planos de saúde contratados com CNPJ, ou seja, os planos empresariais, são reajustados anualmente. Isso sempre ocorre na data de aniversário do contrato, de acordo com a variação de custos médicos e hospitalares: a chamada inflação médica.
Não há uma regulamentação por parte da ANS que delimite as condições desse aumento. Sendo que o percentual é livremente negociado entre a operadora de saúde e a empresa contratante.
Outro fator que impacta no reajuste é a sinistralidade, que é norteada pelo uso do plano. Quanto maior a utilização, maior será o valor cobrado pelas operadoras de saúde no momento da renovação do contrato.
Os planos de saúde contratados por CNPJ também sofrem reajustes na mudança da faixa etária do beneficiário.
Como contratar um plano empresarial com o seu CNPJ?
Agora que você conheceu quais são as regras para a contratação de um plano de saúde com o seu CNPJ, pôde perceber as inúmeras vantagens.
Ter um plano de saúde é um benefício que deixa você mais seguro diante de uma urgência ou emergência. Além disso, lhe dá a tranquilidade de saber que você estará em boas mãos sempre que precisar.
Por isso, chegou o momento de fazer uma pesquisa para encontrar a operadora de saúde que ofereça o plano que melhor atenda às necessidades da sua empresa. Seja ela do tamanho que for: MEI ou PME.
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Última atualização em 03/12/2018