Skip to main content

Minha geladeira parou? E agora?

Por 12 de abril de 2023Residencial e Lazer
organizar geladeira

Todo e qualquer eletrodoméstico que quebra traz vários inconvenientes mas, cá entre nós, quando a geladeira para de funcionar a encrenca é gigante.

O que fazer quando a geladeira deixa de gelar? Será que é hora de trocar de equipamento ou tem conserto? Minha geladeira parou, e agora?

Cotação online de Seguro Residencial

Missão urgente: minha geladeira parou

Não existe nada mais desagradável do que abrir a geladeira e perceber que a comida estragou, não é mesmo?

Mas, antes de entrar naquele inevitável desespero básico, é preciso ter calma já que cada caso é um caso, ou seja, nem sempre o defeito é gigante e o gasto exorbitante.

Modelos comuns de geladeiras, por exemplo, costumam apresentar problemas simples, que são detectados com facilidade. Mas, sim, há casos mais complexos,principalmente quando estamos diante de um modelo frost free, que não produz gelo e funciona por circulação de ar frio e ventilação.

Mas seja qual for a geladeira, quando ela não está funcionando é missão urgente acionar um técnico especializado no assunto para identificar o problema e, principalmente, indicar a solução – pode ser algo simples, como um novo jeito de conservação do equipamento, ou então uma troca de peças.

Vale um alerta importante aqui para quem tem seguro residencial. É possível aproveitar um dos serviços oferecidos por este produto: mão de obra qualificada para avaliação e conserto não só de geladeiras, mas de vários eletrodomésticos.

Pois é, basta fazer contato com a seguradora e agendar a ida do especialista no conforto do lar e, melhor: sem levar aquele susto com os preços cobrados no mercado por um atendimento desse nível.

Identificando possíveis problemas com a geladeira

Se você está na situação de “minha geladeira parou”, antes de chamar um técnico, vamos conhecer algumas dicas que ensinam a gente a detectar o que pode ter ocorrido com a geladeira de casa. Mas, é claro, há situações que precisam sim do olhar de um profissional especializado.

1.     De olho no termostato

Geladeiras mais antigas apresentam um botão giratório no interior conhecido como termostato. Trata-se de uma peça que regula a temperatura. Caso esse botão esteja em um número mais baixo, basta aumentar para resolver o problema. Sim, o termostato pode estar desregulado, fazendo com que a geladeira pare de gelar.

2.     Borracha da porta gasta

Minha geladeira parou!!! E, acredite, isso pode acontecer pelo desgaste de uma simples borracha que tem a função de impedir que o ar gelado saia do equipamento. Estamos falando da borracha da porta que, com o tempo de uso, pode sofrer desgastes permitindo que o ar saia para fora. Aliás, é um problema que pode até resultar em aumento na conta de energia, pois quando o ar vai para fora a geladeira “entende” que é preciso produzir mais refrigeração e isso acaba sobrecarregando o eletrodoméstico. Conclusão: a simples troca da borracha pode resolver a questão.

3.     Limpeza do filtro

Para identificar esta possibilidade de problema, é necessário contar com a ajuda de um técnico que, neste caso, vai verificar se o filtro secador da geladeira está sujo, aumentando as chances de entupimento. Caso isto ocorra, os resíduos barram o gás e assim dificultam o resfriamento da parte inferior da geladeira.

4.     Resistência queimada

Outra situação que precisa contar com a expertise de um profissional especializado: a resistência da geladeira. Quando ela para de gelar o problema pode estar na placa fria que ajuda no resfriamento do aparelho.

Modelos frost free

Quando modelos de geladeira frost free param de gelar, é bastante comum que apenas a parte superior do equipamento continue resfriando os alimentos.

São vários os fatores que podem levar a essa situação. Porém, o mais corriqueiro é o defeito apresentado no damper, uma peça que pode ser mecânica ou eletrônica e que controla a temperatura do compartimento inferior do eletrodoméstico.

Caso o damper não funcione corretamente, o ar gelado do freezer não vai passar para baixo e por isto o refrigerador só vai gelar em cima e não embaixo. Trata-se de uma situação que precisa da presença de um técnico do mercado ou um prestador de serviços do seguro residencial.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 12/04/2023

 

Deixe uma resposta