Skip to main content

O que é preciso para renovar seguro de vida?

Por 10 de abril de 2023Vida e Saúde
simulação de seguro de vida

O seguro de vida é uma ferramenta muito importante para quem quer ter mais proteção para si e para os demais com os quais convive. E, considerando esse valor, muitas pessoas ficam em dúvida a respeito da validade da apólice e como esse processo de manutenção funciona.

Pensando nisso, preparamos neste artigo um guia com as informações necessárias para você entender o que é preciso para renovar seguro de vida. Acompanhe.

Cotação online de Seguro de Vida

Como renovar seguro de vida?

Quando você contrata um seguro de vida, você firma na documentação todas as características deste acordo. Isso inclui as condições gerais que o produto oferece, a lista de cobertura escolhidas, o valor do prêmio, os capitais segurados e a vigência dessa relação sua com a seguradora.

Em relação a validade deste acordo, ou seja, o prazo que determina a condição de necessidade de renovar seguro de vida, vamos detalhar melhor considerando as regras que a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), autarquia responsável pela regulamentação desse mercado.

Vale ressaltar que as seguradoras podem estipular diferentes regras, modelos de contratação e condições para os seus produtos. Isso faz com que não exista exatamente uma ordem única entre as empresas e, consequentemente, variadas formas de interpretação, mas desde que sejam aprovadas pela SUSEP.

Em relação a vigência do contrato do seguro de vida, as seguradoras estipulam esse prazo de acordo com o modelo de contratação, porém, em geral, o prazo das apólices tem validade de 12 meses. O que significa que, após esse período, o segurado precisa renovar o seguro de vida.

Modelos para renovação do seguro de vida

Como falamos anteriormente, um dos principais aspectos que determinam a necessidade de renovar o seguro de vida é o tipo de seguro contratado. Os mais comuns são:

Seguro de vida tradicional

Esse modelo tem cobertura vitalícia desde que seja mantido o pagamento do prêmio acordado na apólice. Em caso de não pagamento, o contrato é cancelado e o valor investido não é reembolsável.

Em geral, a cada 12 meses, as seguradoras costumam entrar em contato para a renovação da apólice e atualização dos dados do segurado. Essa prática é interessante inclusive para você segurado, pois pode ser um momento para você revisar os seus benefícios e contratar novas coberturas e serviços, importantes para o seu momento atual.

Seguro de vida resgatável

Neste modelo você terá a possibilidade de resgatar parte do valor investido até o momento, após o período de carência, que dura em média dois anos.

Geralmente esse tipo de apólice é contratada por quem ainda tem dúvidas se vai manter o compromisso com a seguradora, porém, ele tem um custo de prêmio mais elevado.

Para renovar esse tipo de seguro, as regras funcionam normalmente como um seguro de vida tradicional.

Seguro de vida temporário

Como o próprio nome sugere, esse modelo de apólice tem uma duração temporária, ou seja, determinada.

E, justamente, por se fazer nesse formato com prazo de validade específico, neste tipo de seguro você não faz a renovação como as demais opções.

De toda forma, essa é uma decisão já considerada quando você está firmando o contrato e é um modelo indicado para quem está com necessidades de proteção temporária ou deseja reforçar o patrimônio por um período.

Dicas para renovar seguro de vida

Considerando a importância de você manter o seu seguro de vida ativo, independente do modelo contratado, vamos as dicas de como renovar o seguro de vida:

1. Reveja as cláusulas contratuais

É muito importante que você esteja atento às regras da apólice do seu seguro de vida, não apenas por motivos de renovação ou pagamento do prêmio, mas também para você ter mais conhecimento de como funciona o produto e o serviço contratado.

2. Repense as coberturas

É comum que no momento em que você contratou o seu seguro de vida apenas algumas coberturas faziam sentido serem incluídas naquele momento.

Porém, as coisas mudam nas nossas vidas e também as seguradoras criam novas oportunidades para você se proteger ainda mais.

O seguro de vida não é apenas para os casos de morte do segurado, ela oferece ainda mais outras vantagens para serem utilizadas ainda em vida por você. 

3. Atualize os dados

Para o bom funcionamento de qualquer seguro é preciso que o segurado tenha os seus dados e dos seus beneficiários atualizados.

Aproveite o momento de renovar o seguro de vida para conferir se você está em dia.

4. Pesquise e faça cotações

São muitas as possibilidades no mercado de seguro e diferentes empresas seguradoras oferecendo esses serviços. Quando chegar o momento de renovar o seguro de vida, considere também rever como andam as outras possibilidades disponíveis.

A Bidu pode te ajudar a fazer isso sem muito trabalho e perda de tempo. Faça uma cotação on-line e gratuita com a gente, que em poucos cliques você terá acesso a uma lista com as principais seguradoras, preços e condições diferenciadas.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 10/04/2023

 

Deixe uma resposta