Skip to main content

Película automotiva: quais são as regras para colocar no seu carro

Por 30 de outubro de 2017abril 23rd, 2021Mobilidade
Regras para ter película automotiva

Muitas pessoas usam películas automotivas, mais conhecidas como insufilm. Porém, poucas conhecem as regras de uso de escurecedores nos vidros. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na carteira de habilitação, além da remoção do acessório para quem não faz o uso corretamente. Quer saber como usar a película dentro do permitido? Acompanhe nosso artigo.

A resolução 254 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) indica que a transparência da película deve ser de até 75% no para-brisa incolor, até 70% no para-brisa colorido e nas janelas laterais dianteiras e de até 28% nas janelas laterais traseiras e no vidro traseiro.

Em local visível deve constar a marca do instalador e o índice de transmissão luminosa, de forma que não possam ser apagados. Atenção: os filmes muito escuros e os refletivos tem seu uso proibidos por lei, pois podem prejudicar a visão de outros motoristas e causar acidentes.

Película automotiva: conheça os tipos

Existem diferentes opções de películas, que podem ser escolhidas conforme a necessidade do motorista. A marca Insulfilm, conhecida e tão famosa a ponto de se tornar sinônimo do produto, oferece 3 opções:

– privacidade (transparência de 5 a 20%) – que não é recomendado o uso para automóveis por ser contra o permitido no CTB

– design (nas cores cinza e verde e nas transparências 50%, 50% + 70% e 70%)

– climatizado (bloqueia os raios IV e UV incidentes através do vidro, protege dos raios UVA e UVB e contribui para a climatização no interior do carro).

Existem também as películas de segurança, também conhecidas como antivandalismo. São filmes um pouco mais espessos e, por isso, protegem contra furtos e roubos praticados com armas brancas. Essa película automotiva retém os estilhaços, caso o vidro seja quebrado. Assim, dificultando o acesso imediato ao interior do automóvel. Para saber os modelos e os valores é preciso consultar um revendedor especializado.

Procure sempre um profissional para a instalação

O filme protetor de vidros, independentemente do tipo escolhido, só deve ser instalado em oficinas credenciadas. No serviço, é fundamental que não surjam bolhas ou rasgos.

Fazer uma limpeza periódica ajuda o material a resistir por mais tempo. Não se deve fazer uso de escovas, palhas de aço ou qualquer produto químico no filme, pois eles podem alterar a performance do material.

Além disso, nunca limpe os vidros no sol. Se possível, o processo tem de ser feito durante a manhã ou no final do dia, assim evita-se danos à camada resistente à abrasão. Outra coisa que pode prejudicar o material é colar acessórios, como GPS, na superfície da película.

O tempo de duração de cada película pode variar. Por isso, quando instalar uma, pergunte as recomendações de uso ao profissional habilitado que fará a instalação. Mantenha-se seguro, mas sem infringir a lei.