Skip to main content

Existe uma idade máxima para fazer seguro de vida?

Por 1 de agosto de 2022Vida e Saúde

Nos últimos anos percebemos a importância de buscar mais recursos para manter a qualidade de vida e proteger aqueles que estão no nosso convívio.

O seguro de vida é um desses meios e têm sido cada vez mais buscados por pessoas de diferentes perfis e idades. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)  houve um crescimento de aproximadamente 18% na aquisição da apólice, comparando o ano de 2022 e 2021.

Muitas dessas aquisições ainda acontecem por meio do seguro de vida empresarial. Neste caso, as companhias oferecem aos seus colaboradores esse item como benefício. A Fenaprevi, Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, que diz que, em 2021, dos 17% da população brasileira que possuem seguro de vida, 58% adquirem dessa forma.

Ainda assim, é comum a dúvida de se existe uma idade máxima para fazer um seguro de vida. Por isso, vamos esclarecer neste artigo sobre esse tema e revelar outras informações importantes que você precisa saber.

Cotação online de Seguro de Vida

Qual idade máxima para fazer um seguro de vida?

O seguro de vida tem como base a cobertura com indenização para os beneficiários em caso de morte acidental ou natural do titular da apólice. Isso significa, de maneira natural, que quanto mais idade o segurado possuir, mais chances haverá de acionar a seguradora brevemente por esse motivo.

Porém há duas questões interessantes aqui para observarmos nessa discussão. A primeira é que a expectativa de vida é maior do que anos atrás. Ou seja, estamos vivendo mais, como mostra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que declara que em 2020 a média de idade registrou 76,8 anos.

E a segunda questão é que o seguro de vida também veio ampliando o seu formato de coberturas. Isso inclui outras opções adicionais, que podem ser utilizadas pelo próprio titular da apólice ainda em vida, como:

Ou seja, o mercado cresceu e evoluiu. Isso permitiu que as seguradoras também refizessem essa capacidade de atendimento estendendo para pessoas com diferentes perfis.

Ainda assim, respondendo à nossa questão principal, sobre qual a idade máxima para fazer um seguro de vida, há seguradoras que estabelecem o limite de 60 a 80 anos. Tudo vai depender das restrições individuais de cada empresa. Para o consumidor será necessário pesquisar e entender qual a melhor opção que atenda a sua representação.

Como funciona o seguro de vida para quem está na idade máxima?

O seguro de vida tradicional ou para quem está na terceira idade pode funcionar da mesma forma ou variar nas opções de cobertura. Isso significa que algumas coberturas adicionais podem não estar disponíveis. Porém, tudo poderá variar de acordo com as regras de cada seguradora.

Outro fator que vai ser diferenciado também é o valor do pagamento do prêmio. Ele é calculado tradicionalmente considerando as suas características individuais, como idade e histórico de saúde, e também a quantidade de coberturas que você contrata.

Tudo isso interfere no valor final do prêmio. Por isso, não há uma tabela de referência que possamos classificar aqui como norma.

Vale a pena o seguro de vida para quem já está na terceira idade?

O seguro de vida é um produto com objetivo de tranquilizar financeiramente o titular e os seus beneficiários por conta dos imprevistos que podem acontecer, como adiantamos aqui.

Por isso, é um recurso importante se você está na idade máxima para fazer seguro de vida ou não. Principalmente se você considerar que essa apólice poderá ajudá-lo ainda vida.

O ideal é sempre olharmos para essas possibilidades desde mais novos e entender como organizar financeiramente a manutenção deste produto por um período longo. Pois, além das questões de uso de coberturas, o seguro de vida também pode ser considerado um investimento.

Seguro de vida e os beneficiários

É importante ressaltar que o seguro de vida pode ser tratado de uma forma diferente da herança. Isso acontece, pois, no momento de incluir os beneficiários do seu seguro, você não precisa necessariamente colocar os seus herdeiros legais, como cônjuge e filhos.

Em outras palavras, você pode escolher quem você quiser para ser um beneficiário. Além disso, os trâmites para acionar o seguro e receber a indenização devida é muito mais ágil e menos burocrático do que toda aquela questão que envolve inventário de bens e afins.

Isso significa também que essas pessoas poderão ter acesso mais imediato a esse recurso, o que facilita a retomada e organização financeira dos envolvidos. Em especial, para quem é o principal provedor financeiro de um núcleo de pessoas esse quesito é fundamental.

Como contratar um seguro de vida com idade máxima?

Já que para fazer um seguro de vida quando você está com idade avançada precisa de uma pesquisa maior, a Bidu pode te ajudar ainda mais.

Temos uma ferramenta de cotação on-line e gratuita que irá mostrar as principais opções que podem atender o seu perfil. Você informa os seus dados e necessidades, e nós entregamos uma lista completa das principais seguradoras do mercado dispostas a recebê-lo como cliente.

Você economiza tempo e também dinheiro, pois pode avaliar melhor quanto cada empresa está oferecendo para entregar esse serviço. Não deixe de experimentar e avaliar essa possibilidade, para não perder mais a oportunidade de contratar o seu seguro de vida.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 01/08/2022

 

Deixe uma resposta