Skip to main content

Celular travando: saiba os problemas mais comuns

Por 18 de julho de 2022Residencial e Lazer
porque os celulares travam

Por mais que os smartphones tenham se tornado parte integral de nossas vidas, é difícil diagnosticar o que exatamente porque os celulares travam. Existe uma série de fatores que podem levar o aparelho a apresentar problemas que atrapalham o nosso uso cotidiano. E casos mais extremos, podem colocar a nossa privacidade em risco.

Se você quer se aprofundar mais nesse assunto, vamos explicar quais são os problemas mais comuns que podem afetar os aparelhos de celular. Conheça dicas sobre como evitar ou contornar isso.

A lentidão talvez seja o sintoma mais comum quando os celulares apresentam problemas. Ainda mais em smartphones de última geração que propõem cumprir inúmeras funções ao mesmo tempo e com excelência. Outra atividade estranha que pode ser observada nos aparelhos é quando aquele aplicativo de uso diário fecha sem que você tenha requisitado, o que muitos chamam de “crash” do aplicativo.

Cotação online de Seguro para Celular

Entenda porque os celulares travam

Vamos listar alguns motivos para você entender porque os celulares travam.

Compatibilidade técnica com alguns aplicativos

Aqui temos o primeiro problema relacionado à lentidão e também ao chamado crash de aplicativos: a compatibilidade técnica do aparelho com a aplicação desejada. O celular deve atender a alguns requisitos técnicos para poder rodar aplicações mais pesadas sem que haja problemas. Isso acontece com mais frequência com os jogos de celulares que, muitas vezes, exigem muito do sistema operacional para o seu funcionamento pleno.

Muitos desses jogos e aplicativos que utilizam a câmera do celular (para realidade aumentada, edição de vídeos e fotos etc.) têm requisitos mínimos altos. Por isso, podem causar problemas em aparelhos com desempenho médio ou baixo.

Verifique sempre se o problema do celular está relacionado a apenas um aplicativo ou se ele se repete quando você tenta acessar outros. Caso esteja apenas acontecendo em uma determinada aplicação, acesse a loja de aplicativos e veja os requisitos para o bom funcionamento do mesmo. Quando possível, faça a atualização do aplicativo desejado.

Sistema operacional desatualizado

Andar com um aparelho desatualizado é um problema bastante comum. A fim de evitar que muitas notificações fiquem aparecendo, muitos usuários optam por deixar lembretes importantes no silencioso. Este é o caso das atualizações do sistema operacional do celular.

A primeira coisa a fazer quando o celular apresentar problemas é checar se ele está totalmente atualizado. Geralmente na área de configuração do aparelho é possível acessar informações sobre o sistema e requisitar uma busca por atualizações do sistema operacional.

Os desenvolvedores de software utilizam as atualizações para corrigir problemas técnicos reportados por outros usuários e também para implementarem novas funções nos celulares. Com essas mudanças, os desenvolvedores de aplicativos para celular tendem a acompanhar os criadores dos sistemas operacionais, criando também atualizações. Logo, um sistema operacional desatualizado pode causar vários problemas de incompatibilidade. Isso não só nas funções básicas do aparelho, mas nas suas aplicações baixadas ao longo do uso.

Espaço interno de armazenamento lotado

O espaço do armazenamento é importante ao entender porque os celulares travam. O armazenamento de dados dentro do celular também deve ser verificado de tempos em tempos. A tendência é que o celular tenha uma queda na performance quando estiver com pouco espaço de armazenamento disponível no aparelho. O volume de dados pode afetar algumas funções, como busca de fotos, que demoram mais a carregar e podem deixar o celular mais lento.

Faça periodicamente uma limpeza em mídias antigas (fotos, documentos, vídeos e músicas) para que o armazenamento tenha sempre uma folga. Além de melhorar a performance, evita que você seja surpreendido pela falta de espaço interno para novas mídias.

Alguns usuários optam por adquirir cartões de memória para gravar mídias mais pesadas, deixando o armazenamento interno apenas para salvar aplicativos, backup de dados temporários e outros.

Isso vale também para os aplicativos. Muitas vezes baixamos aplicativos para usos bastante específicos e esquecemos que eles estão guardados no aparelho, apenas ocupando espaço. Nesse caso, vale verificar periodicamente os aplicativos que você pouco usa e desinstalar, quando necessário.

Uso excessivo de memória ram

A memória ram também é um fator muito importante para o desempenho de todas as funcionalidades do celular. É a memória ram que define quantas funções o seu aparelho consegue desempenhar ao mesmo tempo. É como se ela fosse o gestor das funções do celular. Quanto mais atividades simultâneas, mais memória ram é exigida para tal e, na tentativa de dar conta de tudo, ela pode gerar travamentos e lentidão no uso do aparelho.

O que muita gente não sabe é que há aplicativos que continuam operantes mesmo quando você minimiza a tela. Se você não tem o costume de fechar estes aplicativos eles continuam consumindo a memória ram e derrubam o desempenho do celular. Busque nas configurações ver os aplicativos rodando “em segundo plano”. É possível encerrar a atividade dessas aplicações e verificar se o desempenho melhora.

Aplicativos que não são seguros

Há alguns aplicativos que realmente precisam ficar constantemente abertos. Esse é o caso de aplicações que usam o GPS, aplicativos de música que tocam mesmo quando você trava a tela do celular, além de outras atividades.

No entanto, existem aplicativos que têm operações maliciosas embutidas na sua programação. Eles ficam rodando em segundo plano para, na verdade, capturar dados do usuário e até mesmo vírus.

Evite baixar aplicativos de origem duvidosa. Nunca opte por aplicações fora da loja oficial do sistema operacional do seu celular, por exemplo, fora da loja do Android ou da Apple. Nas lojas oficiais, sempre há a checagem de antivírus antes que o usuário instale a aplicação no celular, o que minimiza esse tipo de problema.

Se por acaso você tiver baixado um software malicioso, evite entrar em contas importantes, como contas bancárias, de e-mail e outros. Faça o download de um antivírus confiável e faça a análise em todo aparelho. Existem opções gratuitas nas lojas oficiais de aplicativos dos celulares para tal.

Caso você esteja buscando porque os celulares travam e encontre a aplicação que está travando o seu celular, desinstale completamente o programa. Aí então e reinicie o aparelho para verificar se o desempenho mudou.

Cotação online de Seguro para Celular

Última atualização em 18/07/2022

 

Deixe uma resposta