O seguro residencial é um produto que oferece proteção. Ele protege financeiramente donos e administradores de patrimônios contra possíveis incidentes que colocam a integridade do imóvel e de seus moradores, em risco.
A questão é que, muitas vezes, esse imóvel é alugado para outra pessoa residir. Então, isso põe em dúvida a responsabilidade da quitação deste produto. Isso porque ele exige um pagamento mensal do valor do prêmio, para garantir a cobertura da apólice.
Portanto, pensando nesses aspectos, preparamos um artigo para que você entenda se existem casos onde o seguro residencial é obrigatório. Ou quando um locatário pode exigir do inquilino o pagamento do mesmo. Acompanhe.
Cotação online de Seguro Residencial
Sobre o Seguro Residencial
A primeira coisa que devemos perceber nessa questão é o que significa contratar um seguro residencial e porque ele é tão importante na proteção de bens. E é a partir do conhecimento das coberturas que essa relação fica mais fácil:
- Cobertura primária e essencial para qualquer contrato: indenização para o segurado contra incêndio, queda de raio e explosão;
- Cobertura contra roubos e furtos. É reembolsável o valor de todos os itens que possam ser perdidos dentro dessas situações, desde que estejam listados na sua apólice;
- Acidentes pessoais. Protege moradores e prestadores de serviço levantando recursos ao segurado por possíveis incidentes, com consequências como invalidez permanente ou falecimento;
- Vazamentos e tubulações. indenização para o reparo de danos causados por acidentes com esses objetos;
- Assistência 24 horas. disponibilidade de prestadores de serviço de alta capacidade, 24 horas por dia, para reparos a danos do nosso dia a dia. Eletricista, chaveiro e outros.
Talvez você não se sinta confortável, financeiramente, para ter todas essas coberturas, e outras que não listamos aqui. Porém, o seguro residencial só exige a cobertura básica no momento da assinatura da apólice. Entretanto, todos os demais são contratados de maneira personalizada.
E, em casos de seguro residencial obrigatório, é bem provável que o locatário esteja exigindo a opção inicial do tipo de seguro.
Seguro Residencial obrigatório: quando isso ocorre?
Não há nada previsto em Lei que torne a contratação do seguro residencial obrigatório. Porém, pode acontecer do locatário exigir essa cláusula no momento do fechamento do contrato. Às vezes isso pode gerar um pouco de estresse por esse motivo.
E, infelizmente, da mesma forma que não há nada que o resguarde da obrigatoriedade de aceitar a proposição na posição de inquilino, também não há nada que o submeta a desistir desta questão.
Cabe a você entender se é justo e possível financeiramente se comprometer com esse compromisso ou não.
Por outro lado, como mostramos aqui, o seguro residencial pode oferecer uma vasta rede de benefícios. Eles podem ser muito bem aproveitados por você, inquilino. Então, mesmo com o seguro residencial obrigatório para a cobertura básica, você poderá reverter a seu favor. Assim, você pode contratar também as coberturas adicionais disponíveis pela seguradora.
Assim, você encontra também um caminho para ficar satisfeito e ainda mais protegido, por esse produto que só faz agregar.
Seguro Condominial x Seguro Residencial
Talvez o que esteja sendo proposto no seu contrato, não seja necessariamente um seguro residencial. Ou seja, algo que proteja aquele espaço que você mora. Mas sim, um seguro para as áreas comuns do edifício. E, nesse caso, é sim obrigatório e muitas vezes já está incluso no valor do condomínio.
O seguro condominial, assim como o seguro residencial, tem por objetivo proteger financeiramente os prejuízos causados por incêndios ou quedas de raio e explosões.
E é um protetivo muito interessante, pois o gasto em áreas, após um incidente como um incêndio, por exemplo, podem ser extremamente altos.
Qual o valor do Seguro Residencial obrigatório?
O valor do seguro residencial vai depender do tipo do imóvel e das coberturas que estão sendo adquiridas como proteção. Assim, não existe uma tabela fixa que indique essa relação. Tudo vai depender das escolhas que estão sendo feitas para a contratação da apólice.
Dicas para Seguro Residencial obrigatório
A principal dica é ler atentamente o contrato e entender os objetos que estão disponíveis nele. Só assim você poderá usufruir com qualidade deste investimento que está fazendo, seja você locatário ou inquilino.
Em segundo lugar, se for possível, faça uma busca pela melhor opção de seguradora que te atenda no mercado. Há muitas empresas disponíveis para essa modalidade de seguro, com coberturas que vão lhe atender sempre melhor. Há diferença de valores que podem ser primordiais para a sua decisão em fazer esse investimento.
Aqui na Bidu você pode fazer uma cotação on-line e gratuita com as principais opções de seguradora do país. Tudo feito de forma segura, ágil e em poucos cliques você já tem o seu imóvel protegido com um seguro residencial.
O mais importante é que o seu seguro residencial, seja ele obrigatório ou não, pode fazer a diferença. Ele pode prevenir prejuízos e dores de cabeça desnecessárias, tanto para donos de imóveis quanto para quem está alugando por uma temporada indefinida.
Cotação online de Seguro Residencial
Última atualização em 16/06/202