Skip to main content

Como solicitar exame PCR pelo Plano de Saúde?

Por 3 de maio de 2021setembro 21st, 2021Vida e Saúde
como solicitar exame PCR

Em tempos de pandemia do coronavírus, os cuidados devem ser não apenas redobrados, mas lembrados com frequência para proteger quem a gente ama. Entre eles, está a realização dos testes que identificam o vírus, caso haja alguma suspeita. Mas você já correu atrás disso? E sabe como solicitar exame PCR através do plano de saúde?

O plano de saúde pode ser um importante aliado para ajudar nessas horas que mais precisamos de um suporte. Por isso, é importante saber o que fazer quando ocorre a necessidade de procurar a operadora. 

Então, para entender exatamente como solicitar exame PCR, acompanhe o nosso artigo! 

Cotação online de Planos de Saúde

O que é o exame PCR?

Conhecido, o exame PCR-RT é um sigla originada do inglês. Ao traduzir, significa reação de transcriptase reversa seguida de reação em cadeia da polimerase. Ficou confuso, acertei? Mas não é tão difícil quanto parece. O procedimento visa ampliar e identificar o material genético do vírus. 

Em resumo, o exame PCR possibilita descobrir a presença do vírus no organismo da pessoa. Isso acontece através do reconhecimento do RNA do vírus ao analisar a amostra de secreções do paciente. Vamos explicar como ocorre o processo do teste: 

  • Transforma o RNA do vírus em DNA; 
  • O DNA é ampliado; 
  • Analisam se existem sinais do vírus nas amostras; 
  • Caso seja positivo, confirma a suspeita do coronavírus. 

O teste acontece a partir da coleta de secreções na garganta e nariz da pessoa. Então, para isso, é usado um material chamado de swab, uma haste flexível com um cotonete na ponta. Com isso, se procura o material genético do vírus. Algo semelhante a uma investigação de uma série policial, como se estivesse procurando evidências. 

O exame PCR é apelidado de o “padrão de ouro” para detectar o diagnóstico do Covid-19. O motivo é por conta de sua alta probabilidade de acertar na confirmação do resultado. O que ajuda a separar com maior clareza quem contraiu o vírus ou não. 

Assim, vamos descobrir como solicitar exame PCR pelo plano de saúde. 

Afinal, como solicitar exame PCR de Covid pelo Plano de Saúde?

Pode parecer difícil, mas não é. Para saber como solicitar exame PCR através do plano de saúde, o ideal é o segurado entrar em contato com a operadora. Assim, ela indicará um estabelecimento de saúde habilitado à realização do teste e demais orientações. Portanto, isso impede de fazer o exame PCR e não ter o ressarcimento depois. 

Caso faça o teste em um laboratório não credenciado pelo plano de saúde, o reembolso vai existir somente se for definido entre o segurado e o plano no contrato. 

Informe-se sobre os canais para contatar a sua operadora, seja por telefone, e-mail ou site. Como dica, tenha guardado o contato em um local de fácil acesso para recorrer à ela o quanto antes. 

Mas antes de seguir para um laboratório e fazer o teste, existe um passo anterior. O pedido médico confirmando que se precisa realizar o exame PCR. Nós falaremos mais sobre isso no tópico a seguir. 

Vale lembrar que, desde março de 2020, o exame PCR foi incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ou seja, é uma cobertura obrigatória a todos os usuários do plano de saúde, seja com segmentação ambulatorial, hospitalar e de referência

Em abril deste ano, ficou determinado pela ANS que os planos de saúde devem autorizar o exame PCR imediatamente, desde que haja a indicação médica. 

É preciso fazer uma consulta antes de solicitar exame PCR?

Sim,  precisa do pedido médico atestando a necessidade do exame PCR. É apenas o médico, independente da especialidade, que vai avaliar o estado de saúde do paciente e confirmar a exigência do teste. Sem isso, o plano de saúde não aceitará a cobertura do exame. 

Na indicação médica, devem constar o carimbo e assinatura do profissional, além da data da consulta. Isto é regra para todos os médicos, seja ele credenciado pela operadora ou um médico particular. 

O teste se torna obrigatório e coberto pelo plano de saúde aos pacientes que apresentarem um quadro de gripe e estarem com, ao menos, dois sintomas, como febre e tosse. E também quem estiver com Síndrome Respiratória Aguda Grave. 

Com o exame em mãos, acione o plano de saúde na busca de saber quais locais estão realizando testes cobertos pela operadora. Há, inclusive, alguns laboratórios realizando coletas a domicílio, porém isso depende de cada situação específica. 

A teleconsulta é uma modalidade aceita para solicitar exame PCR?

Sim, a teleconsulta também é aceita para se comprovar a utilidade do exame PCR. Portanto, neste caso, o médico encaminha a receita física pelos Correios ou envia por terceiros ao paciente.

Como alternativa, pode emitir a receita de forma virtual, contando com assinatura digitalizada do profissional de saúde, válido como um certificado digital. 

Certo, já ficou claro como solicitar exame PCR, vamos entender quando devemos escolher o teste para identificar o Covid-19. 

Quando saber que preciso fazer o exame PCR? 

Pensou que o exame PCR serve para detectar o Covid-19 a qualquer momento? Não é bem assim. Este teste é para fazer, de preferência, a partir do terceiro dia que estiver com sintomas até o décimo dia. 

Assim, depois, torna-se menor a quantidade de RNA no organismo, diminuindo a eficácia do exame. 

Portanto, ao fazer nos primeiros dias, é possível confirmar se a pessoa está infectada quando fizer o exame. O objetivo é detectar a presença do vírus no começo da infecção. O que contribui para se adotar a conduta médica mais adequada naquele momento.

Contudo, o teste não revela se o paciente já contraiu o vírus anteriormente, caso do teste sorológico. 

Se o Plano de Saúde negar a solicitação do exame PCR, o que faço?

Ao buscar como solicitar exame PCR pelo plano de saúde, se vier uma resposta negativa da operadora quanto a cobertura do teste, existe alguma saída? Sim, é possível. Recomenda-se falar com o plano de saúde para entender o porquê da negativa. Vale, nesta situação, guardar consigo o número do protocolo de atendimento. 

Se persistir a negativa, acione a ANS para registrar uma reclamação e buscar os seus direitos. 

Você já sabe como solicitar exame PCR, mas quer encontrar o plano de saúde ideal para você e sua família? Faça uma cotação com a Bidu Corretora, é rápido e fácil! 

 

Última atualização em 03/05/2021

Deixe uma resposta