Plano de Saúde cobre teste de Covid?

Por 29 de dezembro de 2020Vida e Saúde
seguro de vida cobre morte por coronavírus / plano de saúde cobre teste de coronavírus

Tão importante nas horas que mais precisamos, o plano de saúde é uma garantia para podermos dormir mais sossegado. Isso não mudou durante a pandemia do novo coronavírus. Mas espera um pouco. Será que o plano de saúde cobre teste de covid? 

É sobre isso que vamos explicar e descomplicar a você, confira! 

Cotação online de Planos de Saúde

Afinal, o Plano de Saúde cobre teste de Covid?

Sim, o plano de saúde cobre teste de Covid. Conforme as regras da Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos de saúde devem cobrir os exames que detectam o coronavírus. Isto é, oficialmente, os testes estão dentro do rol de procedimentos obrigatórios. 

Os planos de saúde garantem o tratamento, consulta, internação e terapia dos pacientes diagnosticados com Covid. Claro, isso depende do plano e de suas coberturas escolhidas

Quanto ao teste, existem algumas regras específicas que regularizam a cobertura do teste de Covid através dos planos de saúde. 

Quais testes o Plano de Saúde cobre?

Ok, o plano de saúde cobre teste de Covid, mas quais são os exames exatamente?

São dois, o RT-PCR e o sorológico. O teste rápido, mais conhecido por ser encontrado em farmácias, os planos de saúde não cobrem. 

Vamos entender melhor sobre os dois testes autorizados, acompanhe: 

Teste RT-PCR

O teste PCR consegue verificar a presença do vírus no organismo da pessoa. Ele é o mais eficiente para identificar o Covid. 

Este exame é realizado através de um material chamado de swab, uma haste flexível com um cotonete na ponta. Nele, se coleta secreções da mucosa na garganta e nariz. 

Em geral, faz o teste quem apresenta sintomas dentro do período de três a 10 dias. 

O PCR é coberto para os usuários do plano de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar e de referência

Se houver suspeita da infecção pelo coronavírus, o ideal é acionar a operadora para ela indicar um estabelecimento de saúde para a realização do teste. Dessa forma, evita fazer o exame e não conseguir o reembolso posteriormente. 

Se fizer o teste em um laboratório não credenciado pelo plano, o ressarcimento apenas ocorrerá se isso estiver em contrato firmado entre as partes. 

Teste sorológico

Por outro lado, o teste sorológico é um pouco diferente do PCR. O objetivo do sorológico é descobrir se o paciente contém anticorpos do coronavírus. Ou seja, se já contraiu o vírus em algum momento. Porém, não detecta exatamente o atual estado da pessoa. 

Por isso, não é melhor exame para confirmar o diagnóstico de Covid. Isso porque existe a chance de apresentar um resultado falso positivo ou negativo. 

Ele é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue. Novamente, isso é válido para todos os segmentos previstos nos planos de saúde, ambulatorial, hospitalar e de referência. 

A ANS permite o teste sorológico em duas situações: 

  • Pacientes adultos com Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (dificuldade para respirar) a partir do oitavo dia do início dos sintomas; 
  • Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2 (o vírus da doença). 

No entanto, há restrições de quando não se pode fazer o teste. A elas: 

  • O teste RT-PCR atestar um prévio positivo para SARS-CoV-2; 
  • Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo; 
  • Pessoas que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo há menos de uma semana. Com exceção de crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória; 
  • Aqueles cuja prescrição tem finalidade de rastreamento (screening), retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado; 
  • Verificação de imunidade pós-vacinal. 

Qualquer pessoa pode fazer o teste de Covid coberto pelo Plano de Saúde?

Pessoas assintomáticas ou, por vontade própria, que desejam fazer o teste de Covid não podem fazer pelo pelos planos de saúde.

Ou seja, vão precisar arcar com o custo de um teste particular, caso queiram fazer o exame. 

É preciso de pedido médico para fazer o teste de Covid? 

Isso é um dos requisitos determinado pela ANS. Portanto, como o plano de saúde cobre teste de Covid, você precisa de um pedido médico.

Inclusive, o médico pode mandar o pedido via celular, desde que esteja com assinatura e carimbo do médico. 

Assim, com o pedido, o convênio cobre o teste, seja o PCR ou sorológico. A partir disso, o paciente pode contatar a operadora para saber onde fazer o teste. 

Entretanto, se houver uma negativa quanto a indicação médica, o usuário não consegue fazer o exame coberto pela operadora.  

Como saber se o meu Plano de Saúde cobre teste de Covid?

Para confirmar se o plano de saúde cobre teste de Covid, entre em contato com a sua operadora. 

Você já entendeu que o plano de saúde, independente da operadora, faz o teste PCR e sorológico para Covid. Uma vez que ambas estão incluídas no rol de procedimentos obrigatórios da ANS. 

Mesmo assim, vale procurar o seu plano a fim de não passar apertos nos momentos mais desagradáveis possíveis. 

Ok, agora você sabe que o plano de saúde cobre teste de Covid. Mas já encontrou um plano que se encaixa com o seu perfil? Descubra um plano de saúde com a Bidu Corretora e garanta proteção para você e sua família!

Última atualização em 29/12/2020



Leave a Reply