Skip to main content

Como funciona a cobertura de equipamentos eletrônicos no Seguro Residencial?

Por 4 de maio de 2021maio 14th, 2021Residencial e Lazer
cobertura de equipamentos eletrônicos no seguro residencial

Nada mais frustrante do que equipar a casa com aquele equipamento eletrônico e, por um incidente elétrico, ele parar de funcionar. Pois é, fazemos diferentes investimentos de bens no nosso lar. Mas muitas vezes essas adversidades podem acontecer. Você já ouviu falar na cobertura de equipamentos eletrônicos no seguro residencial?

O seguro residencial, além das coberturas mais conhecidas como roubo e furto, incêndio, também te ajuda com os equipamentos eletrônicos. 

Por isso, vamos detalhar neste artigo como funciona a cobertura de equipamentos eletrônicos no seguro residencial. Vamos mostrar também como rapidamente você pode contar com essa garantia para a sua casa ou apartamento.

Cotação online de Seguro Residencial

Seguro Residencial: proteção e garantia para o seu bens

O seguro residencial é um produto que protege financeiramente o segurado de incidentes em suas casas. Porém, ele também protege os seus bens ou até mesmo com as pessoas que moram ou trabalham no local.

Com essa importância, as seguradoras passaram a oferecer diferentes coberturas para atender a todos os perfis de clientes. Veja as principais:

Risco de incêndio, queda de raio e explosões

Essa é a estrutura básica para a contratação de qualquer seguro residencial. Portanto, ela é obrigatória. Como o nome já informa, você recebe uma indenização devida por possíveis prejuízos causados por essas questões.  

Roubo e furto

Esta cobertura é sinônimo de segurança. Esse item protege o seu patrimônio na ocasião de subtração dos seus bens, diante da sua presença ou não no imóvel. 

É importante garantir que tudo esteja contemplado. Por isso, você deve disponibilizar uma  lista dos bens que possui, sempre atualizada, na apólice do seu seguro residencial. Ou seja, um inventário dos objetos de valor que você identifica a necessidade de proteger. 

Vazamentos de tubulações

Cobertura destinada a proteger a sua residência contra prejuízos provocados por um vazamento.

Danos elétricos

Panes elétricas e curtos-circuitos são mais comuns do que imaginamos. Porém, com esse recurso, a parte elétrica, como fiação, chave e quadro de luz, por exemplo, pode ser coberta pelo seguro.  

Vidros

Indenização por vidros, espelho e também o mármore que reveste algum ambiente da sua casa quebrados.

Acidentes pessoais

Essa cobertura é importante para moradores e prestadores de serviços que estejam na sua companhia. Assim, com essa cobertura você será indenizado por incidentes que provoquem uma invalidez permanente ou até a morte, por exemplo. 

Assistência 24 horas

Esse recurso é a tal “mão na roda” que costumamos nos expressar casualmente. Com ela, você conta com apoio profissional especializado para consertos de itens simples e cotidianos para manutenção da casa. 

Cobertura dos equipamentos eletrônicos no Seguro Residencial

Mas, e a cobertura dos equipamentos eletrônicos, onde entra afinal? 

Deixamos um capítulo à parte para você entender em detalhe o quanto esse item pode ajudá-lo. As seguradoras podem interpretar essa funcionalidade de formas diferentes e causar uma confusão. 

Porém, no geral, as seguradoras entendem a cobertura dos equipamentos eletrônicos no seguro residencial da seguinte forma:

Cobertura básica para equipamentos eletrônicos

Os equipamentos eletrônicos ficam resguardados em caso de danos acidentais por motivos de incêndio, impacto de veículos e queda de raio.

Para roubo e furto desses equipamentos, pode ser que a seguradora compreenda como algo adicional e não básico. Vale perguntar.  

Coberturas adicionais para equipamentos eletrônicos

Como mencionamos anteriormente, roubo e furto podem entrar nesta lista. Mas aqui compreende-se também proteção por danos causados por água ou líquidos em geral, e panes elétricas.

Portanto, caso você tenha um equipamento alugado, há a possibilidade de incluir nesta modalidade. Isso é possível com recurso de indenização do valor do aluguel ou até mesmo o reembolso da importância do equipamento.  

É importante saber!

Entretanto, existem entre os recursos das seguradoras o chamado “riscos excluídos”. Isso significa que mesmo que você tenha um seguro residencial que te apoie na cobertura dos seus equipamentos eletrônicos, isso não dispensa que você continue tendo os cuidados necessários para mantê-los em funcionamento. 

Ou seja, sempre será feita uma investigação detalhada sobre o tipo de acidente ocorrido para causar a falha nesses itens. Caso seja percebida uma “má fé” por parte do segurado, a seguradora poderá rejeitar a conclusão da proteção. 

Alguns dos riscos excluídos são:

  • Atos ilícitos;
  • Problemas previamente identificados antes da contratação do seguro;
  • Negligência com os cuidados.

Além disso, fraudar o acordo do seguro é ilegal e crime previsto no artigo 171, do Código Penal Brasileiro. 

Para se adequar, a dica é continuar mantendo todos os cuidados e obedecendo as indicações de segurança de cada equipamento. 

Quanto custa a cobertura dos equipamentos eletrônicos no Seguro Residencial?

Essa resposta vai depender:

  • Do que você está incluindo neste item;
  • Do tipo de garantia, básica ou adicional, que você vai associar a esses equipamentos;
  • De quais outras coberturas você está adequando dentro do seu seguro residencial como um todo.

A personalização do seu seguro e também as características do seu imóvel que vão ditar a tabela a ser paga. Por isso se faz tão importante reter o conhecimento a respeito dos itens que a seguradora está oferecendo. Isso equilibra suas necessidades e situação financeira.

Como contratar um Seguro Residencial com a cobertura para equipamentos eletrônicos

Aqui na Bidu, além da variedade de opções de seguradoras para você contratar, você também pode escolher e personalizar a cobertura do jeito que você precisa. 

Basta informar os seus dados e solicitar uma cotação, gratuita, on-line, que em poucos dias os seus equipamentos eletrônicos e outros itens estarão em segurança. 

 

Última atualização em 04/05/2021

Deixe uma resposta