Skip to main content

Autocuidado: por onde começar a cuidar de você?

Por 3 de outubro de 2023julho 30th, 2024Vida e Saúde
melhorar a qualidade de vida em casa

Cuidar de quem amamos é sempre bom e importante para fortalecer a nossa vida. Mas, muitas pessoas se esquecem de incluir nesse dia a dia de atenção, o autocuidado. 

Autocuidado é mais do que dar apenas um tempo para si, é atender às próprias necessidades e olhar para o bem-estar próprio, organizando maneiras de melhorar a sua saúde física, mental, espiritual e emocional. 

Para você que busca essa nova relação com o autocuidado, vamos ver nesse artigo como você pode inserir essa rotina no seu dia a dia. 

Cotação online de Seguro de Vida

 

Os benefícios do autocuidado

Muita gente acredita que dedicar um espaço e um tempo para praticar o autocuidado é se tornar uma pessoa egoísta. O que quem pensa assim não percebe é que até para conseguirmos cuidar das outras pessoas e ter a força necessária que pode ser exigida, antes precisamos estar bem com a gente mesmo. 

Quando você estimula o autocuidado, você organiza melhor os seus sentimentos e emoções, melhora a sua autoconfiança e autoestima, desenvolve o seu autoconhecimento, se torna mais produtivo e menos ansioso, além de estimular a sua criatividade. 

Com esses benefícios, você ganha ferramentas para atingir uma capacidade efetiva de conhecimento para cuidar da nossa saúde como um todo. 

5 dicas para praticar o autocuidado 

Para você começar a praticar o autocuidado, preparamos cinco dicas, acompanhe: 

Físico

Neste aspecto estamos falando de quatro itens importantes: hidratar-se, alimentar-se bem, praticar atividade física e dormir com qualidade.

Cuidar da saúde física como forma de autocuidado, requer que você garanta que esses quatro itens estão em sintonia e sendo contemplados. 

Emocional

Ao longo dos anos conseguimos perceber o poder que a nossa saúde emocional gera nas nossas vidas. Por isso, é muito importante estar atento às mensagens que o nosso corpo e mente passam para nós. 

Neste aspecto, o autocuidado emocional pode ser feito com uma atividade que gere prazer, como o hobbie, ou o acompanhamento com ajuda profissional, com um psicólogo

Espiritual

Cuidar da espiritualidade também é importante, independente de qual religião ou crença você acredite e siga.  

O autocuidado espiritual pode estar em uma rotina de oração, de meditação ou apenas um estado de contemplação do silêncio ou da natureza. 

Social

Somos seres sociais e precisamos estar ativamente nos conectando com outras pessoas que nos fazem nos sentir bem e nos estimulam a criar boas lembranças.  

Prevenção 

Uma outra forma de você estar em dia com a manutenção do seu autocuidado é manter o check up médico em dia, independente da sua idade ou gênero.

Para te ajudar a não deixar nada de fora, faça uma lista de exames e de especialidades médicas que você deve contemplar periodicamente, e não deixe de fazer esse acompanhamento. 

Prevenir doenças é uma forma de viver mais tranquilamente e de olhar para si. 

Seguro de vida

E por falar em viver tranquilamente e em ter suporte para manter uma rotina de autocuidado, o seguro de vida também pode ser uma ferramenta para te ajudar. 

Além da cobertura básica, que contempla a situação de morte do segurado, o seguro de vida também oferece outras proteções que podem ser usadas ainda em vida, como o reembolso por despesas médicas, indenização por incapacidade temporária, entre outros.

Para conhecer mais sobre o seguro de vida ou fazer uma cotação com as principais seguradoras, acesse o site da Bidu. 

Cotação online de Seguro de Vida

 

Última atualização em 03/10/2023

Deixe uma resposta