Skip to main content

8 ações que ajudam nos cuidados com a mente

Por 13 de dezembro de 2022Vida e Saúde
cuidados com a mente

Com a depressão avançando em todo o mundo, sem falar na ansiedade e demais transtornos que acometem milhões de pessoas diariamente, é urgente termos cuidados com a mente.

Para além dos atributos individuais, há diversos hábitos e fatores que atuam como gatilhos para o desequilíbrio em questão: culturais, sociais, políticos, econômicos e até mesmo ambientais.

Mas o que fazer para manter os cuidados com a mente em dia? Há medidas eficazes e que contribuem para a desaceleração dos números alarmantes de pessoas que apresentam desequilíbrio emocional?

Segundo os profissionais especializados em saúde mental há sim ações que podem trazer maior equilíbrio para a saúde mental. Mas, segundo eles, são dicas que devem ser trabalhadas para que façam parte da rotina diária. A boa notícia é que estão ao alcance de todos nós. Confira!

Cotação online de Seguro de Vida

Dicas de cuidados com a mente

1 – Administre melhor o tempo

Estamos diante de um dos grandes vilões da vida de milhões de pessoas. Sim, o tempo, no caso, a falta de tempo para fazer as atividades diárias, é um feroz gatilho para desencadear ansiedade e outros transtornos emocionais. Por isto, trata-se de um ponto crucial, que deve ser alvo da atenção de todos.

Como melhorar a apreensão que nasce em virtude do pouco tempo para fazer tudo o que é preciso? Organizando a rotina diária, priorizando atividades e não simplesmente fazendo caber milhões de atribuições nas 24 horas do dia.

Importante: é preciso prever as atividades da vida pessoal também, pois muitas pessoas têm foco apenas para as demandas profissionais – trata-se de outro equilíbrio que deve ser sempre buscado.

Para colocar esta dica em prática vale organizar a rotina em uma simples agenda ou, para quem é adepto da tecnologia, com a ajuda de programas específicos de gerenciamento do tempo. Pesquise aplicativos voltados para organizar a agenda e otimizar as horas diárias. Esse é um dos principais cuidados com a mente.

2 – Pratique atividade física

A mais eficiente forma de descarregar toda a energia canalizada. Pois é, a atividade física não pode ser prioridade apenas de quem deseja perder peso. Seus benefícios ultrapassam a barreira física, estendendo-se para a mente. A prática de algum esporte atua em favor da eliminação de toxinas, diminuição de estresse etc.

Mesmo que seja por poucos minutos, introduza a atividade física no seu dia a dia e em pouco tempo perceberá os benefícios. Um corpo e uma mente saudáveis operam milagres e cuidados com o corpo também fazem parte dos cuidados com a mente.

3 – Atenção com a alimentação

Ingerir alimentos – e água – de forma fracionada, ou seja, bem distribuída, mantém o organismo equilibrado e nutrido. Na rotina acelerada é comum passar longas horas em jejum, mas uma alimentação balanceada deve fazer parte do dia a dia de um jeito equilibrado. Pesquise sobre os alimentos que são de importância vital para o corpo e, caso tenha um plano de saúde, procure uma nutricionista para entender melhor o que deve ser ingerido para ter acesso a uma alimentação saudável.

4 – Tenha por perto pessoas que você ama

Aproveitar algum tempo do dia com as pessoas que fazem bem a sua vida é fundamental para a saúde mental e faz parte dos cuidados com a mente. E saiba que o que mais vale é a qualidade desse tempo, não a quantidade.

5 – Diga sim para os momentos de lazer

Assistir a um filme, ler, ouvir música, viajar, sair com amigos….são muitas as opções de lazer que estão à disposição. Inclua uma – ou algumas – na rotina. Será determinante para os cuidados com a mente.

6 – Tenha uma boa noite de sono

Cada pessoa tem uma quantidade de horas ideal para se manter descansada. Saiba qual é a sua e tente cumprir essa carga horária. O sono é reparador e necessário para a saúde do corpo e da mente.

7 – Tenha contato com a natureza

Para quem vive perto de um parque, por exemplo, unir a atividade física a um espaço em que a natureza está presente faz toda a diferença para o equilíbrio da mente.

8 – Ajude o próximo

Exercitar ações em favor de terceiros também é uma forma especial de cuidados com a mente. Trata-se de um exercício poderoso, que abre espaço para muitas emoções, começando pela possibilidade de olhar para o próximo e de poder cuidar. Fazer o bem, sem dúvida, faz bem.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 13/12/2022

Deixe uma resposta