Skip to main content

Quantas vezes você poderia acionar o seguro residencial se tivesse um?

Por 9 de janeiro de 2024Residencial e Lazer
foto de casa para texto sobre "seguro residencial é caro?"

O seguro residencial é uma proteção fácil de usar e econômica, que apresenta coberturas e assistências diversas.

Uma dúvida comum, porém, paira no ar: quantas vezes é possível acionar o seguro residencial em um ano de contratação, por exemplo? Pois é, caso você tivesse um seguro residencial, teria contado com o auxílio do produto em todas as necessidades no decorrer de um ano?

Cotação online de Seguro Residencial

Quantas vezes pode acionar o seguro residencial?

A regra é única: o seguro residencial pode ser usado sempre que necessário, respeitando-se apenas o limite das coberturas que são contratadas, assim como das assistências oferecidas.

Por isso, é considerado um produto que permite mais economia, já que é comum ter de contar com mão de obra qualificada para manter a casa em ordem em um período de 12 meses.

E, vale dizer, esse tipo de contratação, seja de eletricista, encanador entre outros profissionais, pode custar caro e ficar até mais oneroso do que o preço pago para ter um seguro residencial à disposição todos os meses.

Para situações diversas

Engana-se aquele que pensa que só pode acionar o seguro residencial caso alguma necessidade drástica ocorra.

É verdade que a cobertura básica contra incêndio, queda de raio e explosão se refere a ocorrências que todos temem e esperam não vivenciar. Porém, o produto apresenta uma série de coberturas adicionais, que o segurado escolhe mediante seu perfil e necessidades, que podem ser acionadas.

E, acredite, são inúmeras as opções de coberturas que é possível ter à disposição. As seguradoras transitam entre danos elétricos, furto e roubo de bens, danos a terceiros, proteção contra vendaval, desmoronamentos, despesas com aluguel, etc.

Sem contar que as seguradoras também incluem nos pacotes básicos alguns serviços que são sempre bem-vindos como, por exemplo, eletricista e chaveiro.

Investimento que traz economia

Como medida preventiva, o seguro residencial pode ser considerado um verdadeiro investimento, pois tem uma ótima relação custo-benefício, além de ser um serviço útil em várias situações.

Confira com a gente algumas das ocorrências em que é possível acionar o seguro residencial e coloque na ponta do lápis quantas vezes você poderia acionar o seguro residencial se tivesse um. Qual cobertura é a sua preferida?

Danos elétricos

Cobertura que garante a reposição de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos queimados em virtude de quedas de raio e até mesmo oscilação de energia. Vale lembrar que o Brasil é um dos países com o maior número de queda de raios no mundo.

Roubo ou furto de bens

Cobertura que ampara tudo o que foi levado ou danificado. Mas, para acionar o seguro residencial, é importante que haja vestígios de arrombamento no imóvel.

Danos a terceiros

Cobertura que ampara quem mora na residência e que acidentalmente possa causar danos a outras pessoas. Conhecida como Responsabilidade Civil Familiar, você pode usar, por exemplo, quando uma visita se machuca dentro da casa, quando ocorre um vazamento do imóvel na casa do vizinho, entre outras situações.

Quebra de vidros

Cobertura que inclui vidros diversos da casa, valendo até para espelhos grandes que ocupam uma parede inteira, mesa de vidro usada na sala de jantar, boxes de banheiros, fogão cooktop e, claro, janelas e vidros de varanda.

Vazamentos de tubulações

O seguro residencial também pode ser acionado em casos de danos ou perdas em virtude de rompimentos de tubulações, encanamentos ou canalização de esgoto, água e até mesmo caixa d’água — quando isso ocorre por acidente, ou seja, de forma imprevista. 

Com essa cobertura estão amparados o piso da residência e outros bens que se perderam em função da água. Os gastos com reparos do sistema hidráulico danificado também estão incluídos nesta garantia.

Perda ou pagamento de aluguel a terceiros

Cobertura que ajuda quem mora ou quem tem uma casa de aluguel. Para o proprietário, a indenização é referente ao valor que eventualmente deixe de receber em caso de sinistro com o imóvel. Para o inquilino, ajuda a pagar o aluguel enquanto a casa estiver sendo reparada. 

Escritório em casa

Tem um escritório na sua casa? Muito comum essa realidade após a pandemia. Essa cobertura mantém protegido o material de trabalho contra diversos acidentes. 

Cotação na Bidu

Bora encontrar o seguro que casa com o seu perfil? Faça já uma simulação de seguro residencial com a Bidu Corretora!

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 09/01/2024

Deixe uma resposta