Skip to main content

Dicas sobre como receber seguro de vida por morte

Por 10 de janeiro de 2024Sem categoria
pensar em seguro de vida

Um assunto difícil, mas necessário no universo do seguro de vida: como receber seguro de vida por morte?

Trata-se de uma dúvida recorrente sobre esta que é a principal cobertura da maior parte das apólices contratadas no mercado – é importante mencionar que o seguro de vida também tem a proposta de auxiliar os segurados ainda em vida.

Mas contar com esse produto sob a ótica da morte do segurado é o que leva a mais números de contratação. Isso porque, nesse contexto, quem adquire o seguro quer ajudar familiares, amigos, entre outras pessoas beneficiadas, caso venha a faltar, principalmente se for o provedor da casa.

Mas, levar mais conforto e auxílio financeiro aos beneficiários em um momento difícil é o principal ponto para quem contrata o produto. Assim, saber como receber seguro de vida por morte, ficando por dentro das etapas que envolvem o requerimento da indenização, é vital para quem fica.

Por isso, fique atento às dicas para saber como é possível receber o seguro de vida por morte de um jeito simples e rápido.

Cotação online de Seguro de Vida

‍Seis dicas para facilitar o acesso ao seguro de vida por morte

Já que saber como receber seguro de vida por morte é uma questão administrada em meio a um contexto difícil, facilitar é o que a gente quer com as dicas abaixo. Confira!

1) Ter em mãos a certidão de óbito é o primeiro passo para receber o seguro de vida por morte, já que se trata do principal documento para comprovação do falecimento do segurado.

2) Caso o segurado não tenha alertado os beneficiários sobre a existência do seguro de vida, a dica é procurar os órgãos competentes para confirmar se há mesmo um seguro de vida e quem faz parte da apólice. Isso inclui pesquisar, por exemplo, os bancos em que o falecido tinha conta e mesmo um corretor de seguros da família.

3) Quando os beneficiários sabem da existência do seguro de vida, mas não têm acesso a informações detalhadas, a orientação para começar a descobrir mais sobre o produto é consultar extratos bancários para verificar se há descontos relacionados a essa contratação, por exemplo.

4) Não há vestígios da apólice e nem do nome da seguradora contratada? Procure o documento na casa, nos pertences e até no e-mail do segurado.

5) Outra dica para buscar informações é fazer contato com a empresa em que o segurado trabalhou. É comum ocorrer contratações no ambiente de trabalho, já que há empresas que oferecem seguro de vida para os funcionários.

6) O site da CNseg, Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg, uma associação civil que atua em todo o território nacional, ajuda a descobrir qual a seguradora escolhida pelo falecido – a consulta é grátis.

Como efetivamente receber o seguro de vida por morte?

Após confirmar a inscrição como beneficiário de um seguro de vida, é chegado o momento de saber como receber o seguro de vida por morte.

Há certos requisitos para dar entrada no pedido da indenização mas, em geral, são simples. O que vale é estar atento às exigências da seguradora – e cada uma tem um jeito de atuar.

Porém, os seguintes passos costumam ser padrão no mercado:

  • Apresentação dos documentos pessoais do beneficiário: trata-se da medida de prevenção de fraudes, que garante que apenas as pessoas registradas na apólice receberão a indenização. Os documentos são os mais básicos: RG ou CNH e CPF. Todos originais para não ter problemas de avaliação.
  • Apresentação dos documentos da pessoa que faleceu, ou seja, de quem contratou o seguro: cada seguradora solicita diferentes documentos, mas o RG e CPF costumam ser exigidos, além da certidão de óbito. 

Quer fazer uma cotação de seguro de vida agora mesmo? A gente tá aqui para facilitar para você!

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 10/01/2024

Deixe uma resposta