Fez uma simulação de seguro de moto e achou caro? Calma, não entregue os pontos. Há algumas medidas que se pode adotar para diminuir o valor a ser pago e garantir a proteção dentro de seu orçamento. O que fazer? Isto é o que vamos explicar em nosso artigo sobre como deixar o seguro de moto mais barato. Confira!
Como é calculado o preço do Seguro de Moto?
Não existe um valor padrão para um seguro de moto no Brasil. O motivo? Cada seguro é personalizado respeitando as características do condutor e de sua companheira. Em média, o custo de um seguro de moto pode ultrapassar a casa dos R$ 1 mil, mas uma série de fatores determinam exatamente o preço.
Confira os itens levados em consideração para o cálculo do valor do seguro:
- Idade do condutor;
- Sexo do motorista;
- Tempo de CNH;
- Histórico sob duas rodas;
- Localização;
- Se há rastreador na moto;
- Quantidade de coberturas escolhidas;
- Modelo da moto.
Ou seja, a seguradora faz uma análise de risco sobre o perfil do condutor para, assim, chegar ao valor a ser pago pelo futuro segurado – o que se chama de prêmio.
Porém, vale uma explicação: cada empresa realiza um cálculo diferente das demais, isto é, os preços entre seguradoras costumam não ser iguais, ainda que a cotação seja realizada com as mesmas coberturas.
Não tenho um Seguro de Moto mais barato, o que acontece?
Se tem dificuldade para alcançar um seguro de moto mais barato, não se preocupe. Há alguns detalhes que levam a encarecer a proteção ao usuário. Isto não chega a ser exclusividade de uma parcela de condutores, pelo contrário. Realmente, muitos não conseguem baratear o seguro de moto como gostariam.
Quer um exemplo? Homem, de idade abaixo dos 25 anos e com um seguro de moto compreensivo (o mais completo), vai deixar o prêmio bem salgado. A seguradora entende que, estas características, oferecem uma chance maior de sinistro. Deste modo, a empresa aumenta o valor do seguro como forma de se precaver de possíveis gastos.
A experiência sob duas rodas é outro fator importante. Tirou a CNH há pouco tempo? O seguro tende a ser mais caro simplesmente por sua falta de quilometragem.
Caso semelhante ao de seu histórico como piloto, como acumular multas e acidentes em seu currículo, prejudicando a sua avaliação positiva perante a seguradora.
Além disso, uma condição que influencia diretamente: o tipo de moto. Curte esportivas? De alta cilindradas? Então, prepare-se para abrir o bolso. São modelos mais visados, com maior índice de roubos, além de chegarem a uma velocidade muito alta, elevando bastante o risco de um acidente.
Agora vamos descobrir o que fazer para deixar um seguro de moto mais barato.
Seguro de Moto mais barato: como conseguir?
Sim, é possível conseguir um seguro de moto mais barato. Para saber como economizar e aliviar o pagamento na hora de contratar o seguro, listamos cinco dicas. Confira:
Faça uma boa pesquisa
De início, não deixe de fazer uma pesquisa ampla. Faça a cotação de um seguro de moto em diferentes seguradoras a fim de encontrar um preço mais próximo de sua realidade financeira. Compare valores, coberturas, assistências, além de verificar a qualidade nos atendimentos e a credibilidade das empresas.
Escolha apenas as coberturas necessárias
Pensou em rechear a sua proteção? Pode não ser uma boa ideia. Para deixar o seguro de moto mais barato, prefira a contratação somente de coberturas que sejam necessárias. Analise quais coberturas você usa em seu dia a dia. Isso evita que adicione itens extras que vão acabar não sendo usados, gerando gastos dispensáveis.
Seja um bom condutor
O seu histórico sob duas rodas é outro fator a ser levado em consideração. Se não tiver multas, acidentes ou, até mesmo, realizado o acionamento do seguro, são bons requisitos que levam ao barateamento do prêmio. Neste caso, costumam ser oferecidos descontos aos condutores que não registram sinistros anteriores.
Tenha cuidado com a sua moto
Ainda que pareça clichê, o cuidado com a sua moto precisa estar no topo de suas prioridades para conseguir um seguro de moto mais barato. Com a manutenção em dia, a seguradora entende que diminui a chance de uma avaria no veículo. Vale, também, adotar boas práticas no cotidiano, como não estacionar na rua e evitar dirigir em horários noturnos.
Invista em um rastreador
Uma medida prática para que o seguro não seja caro é a instalação de um rastreador. É uma atitude de que o condutor preza pela segurança de seu bem, mostrando estar ciente dos riscos. Isso pode ser uma alternativa interessante para quem usa a moto como meio de trabalho, como entregadores. Se não gosta de rastreador, o alarme é uma segunda opção.
+ Seguro de Moto vale a pena? Ou um alarme resolve?
Outras dicas para conseguir baratear o seguro de moto:
- Prefira deixar a moto em estacionamentos;
- Escolha a franquia ideal ao seu perfil;
- Se possível, pague o seguro à vista para ganhar desconto;
- Não esteja com nome sujo ao contratar o seguro;
- Caso não tenha comprado a moto, faça antes uma cotação do seguro.
Seguro de Moto
Agora que você já descobriu como deixar o seguro de moto mais barato, que tal fazer uma simulação de um seguro de moto? O processo é rápido, fácil e bastante acessível. Faça agora mesmo o seu seguro de moto online com a Bidu!
Última atualização em 03/11/2023