O mercado de seguros está mudando. Comprar e usar seguros agora está mais flexível graças ao formato conhecido como “pay as you use” ou “liga e desliga”.
Nele, é possível que os segurados ativem, alterem ou pausem suas coberturas, de forma simples, com a ajuda de aplicativos.
Esta é uma modalidade que ganhou força em 2021, alavancada pelas circunstâncias trazidas pela covid-19.
Porém, ela não deve desaparecer em 2022. Muito pelo contrário, deve se popularizar ainda mais!
O mercado de seguros vem diversificando sua operação. Com isso, tem investindo em tecnologias para oferecer produtos mais acessíveis, que beneficiem a todos os públicos.
E o que mais podemos esperar do mercado de seguros nos próximos anos?
Então saiba agora o que mais vem por aí!
Novo mercado: seguro que liga e desliga
Já pensou em pagar apenas pela cobertura que você quer e somente quando você acha que precisa dela?
Essa é a ideia do modelo “pay per use” ou “liga e desliga”, como são conhecidos os seguros que podem ser acionados quando o cliente precisa.
No mercado de seguro automotivo isso significa que é possível “ligar” o seguro quando o veículo está em movimento e “desligá-lo”, quando o veículo está guardado na garagem.
Sonho? Não! Já é uma realidade!
Apesar de parecer nova, essa modalidade já é bem conhecida do mercado americano e europeu, desde 2016.
E agora, chegou a vez do Brasil e da América Latina de se beneficiar com as facilidades deste tipo de contratação.
A iniciativa vem ganhando popularidade por aqui desde 2019, quando a Superintendência de Seguros Privados (Susep) liberou a criação de seguros com “prazo reduzido” e com “vigência intermitente”, por meio da Circular Nº 592.
Mas, o que é seguro com prazo reduzido e com vigência intermitente?
A referida Circular definiu que:
- Vigência reduzida de contrato: acontece quando a contratação do seguro é fixada em meses, dias, horas, minutos, jornada, viagem, trecho ou outros critérios;
- Período intermitente: é caracterizado pelo período em que o segurado ou beneficiário encontra-se efetivamente amparado pela cobertura contratada.
Este período pode ser descontinuado por critério(s) de interrupção e recomeço. Neste modelo também é possível fazer a inclusão ou exclusão de cobertura dos riscos.
Portanto, de modo geral, tanto o seguro com prazo reduzido, como o seguro com vigência intermitente, permite que os segurados ativem, alterem ou pausem a cobertura de seus seguros na hora que bem entenderem.
E esta ação, geralmente, é possível de ser feita de maneira autônoma, por meio de aplicativos. Ou seja, sem a necessidade de entrar em contato com a seguradora.
O objetivo de ambas as modalidades é facilitar a vida do consumidor e permitir a ele pagar somente pela cobertura que deseja, apenas quando entender ser necessário.
Como funciona o seguro liga e desliga?
Na prática, funciona assim:
- O carro está na garagem? Basta usar desabilitar o seguro pelo aplicativo;
- Saiu com o carro? É só “ligar” a cobertura novamente.
Essa forma nova de contratação oferece ao cliente conveniência, simplicidade e total controle dos gastos.
Nesse modelo, o motorista paga uma assinatura mensal acrescida de um valor (em centavos) por cada quilômetro rodado. O preço do quilômetro varia de acordo com o algoritmo de precificação da empresa seguradora.
Qual a vantagem do seguro liga e desliga para o mercado?
A proposta do seguro “liga e desliga” tem como vantagem adequar o mercado de seguro às reais necessidades do consumidor.
Isso quer dizer que ela foi pensada para oferecer um produto “sob demanda”, a um valor customizado.
Essa facilidade estimula a contratação de seguros, mas dentro de um novo formato, que faz um uso inteligente da tecnologia. Isso renova as relações de consumo e atende a um novo perfil de clientela.
Quais são as empresas que estão mudando o mercado de seguros?
O mercado de seguros tem se reinventado nos últimos anos, buscando novas formas de se encaixar em uma sociedade em constante transformação.
Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia da Covid-19 e do isolamento social, no qual as pessoas usaram menos os seus veículos.
Neste novo cenário, a necessidade de fazer seguros durante este período caiu na mesma proporção. Foi aí que o formato de seguro liga-desliga passou a ser de extrema relevância.
Outra questão é que a pandemia também fez com que os brasileiros pensassem mais no futuro, aumentando a procura pelo seguro de pessoas.
Este volume abre espaço para a criação de ofertas “liga e desliga” para outros tipos de seguros, além do seguro auto.
E as iniciativas já começaram a aparecer.
Um exemplo de empresa que está simplificando este processo é a Thinkseg, empresa que, a propósito, foi a pioneira no desenvolvimento do seguro auto Pay Per Use no Brasil.
Atuando como uma insurtech, a empresa vem trabalhando, desde o primeiro semestre de 2021, com o seguro auto com assinatura mensal.
E quais são as tendências para o mercado de seguros nos próximos anos?
Veja agora quais são as principais tendências para o mercado de seguros para os próximos anos:
Contratar seguro sem burocracia
Uma tendência que deve se firmar no próximo ano é a diminuição da burocracia na contratação de seguros com a chegada das insurtechs. Isso porque elas têm tornado todos os processos mais simples.
Com os serviços prestados por elas, as visitas presenciais às seguradoras e a necessidade de papelada estão com os dias contados.
Essas startups usam a tecnologia para permitir que qualquer pessoa contrate um seguro pela internet, de forma simples, rápida e segura.
Uso do seguro sob demanda
Além da contratação 100% online, outra tendência que veio para ficar é a do seguro sob demanda: pay per use / liga e desliga.
Qualquer pessoa poderá montar o seu seguro, usá-lo e, até mesmo cancelá-lo, de forma autônoma, por meio do próprio aplicativo.
Pagar de acordo com o perfil de uso
Atualmente, antes de fechar um contrato, uma seguradora analisa o perfil do candidato, a partir do preenchimento de um formulário.
As informações compartilhadas são usadas como base para calcular o valor do seguro.
Mas, isso irá mudar nos próximos anos, graças aos algoritmos de análise de comportamentos.
Com eles, as empresas seguradoras poderão entender melhor o perfil de cada consumidor, personalizar os planos e, até oferecer vantagens a quem é mais cuidadoso.
+ Veja também: Como calcular Seguro de Vida?
Última atualização em 24/11/2021