Quando pensamos em plano de saúde, muitos nomes de seguradoras aparecem na nossa mente. Isso por um lado é bom, afinal você tem opções para escolher. Porém, por outro pode te deixar confuso e sem saber qual definir.
No caso de um plano de saúde coletivo as questões são as mesmas e vão além. Isso porque esse plano precisa atender e até agradar muitas vidas, e não apenas uma individualmente.
Ter um simulador de plano de saúde coletivo que faça essa comparação pode ser um bom caminho. Mas aqui vamos também explicar um pouco mais sobre esse tipo de plano e te oferecer cotações de diferentes seguradoras de forma rápida e confiável.
Cotação online de Planos de Saúde
O que é Plano de Saúde coletivo e como funciona?
Os planos de saúde coletivos são aqueles contratados por associações, sindicatos e conselhos, na modalidade por adesão, e empresas, Eles têm o objetivo de oferecer acesso à saúde para os seus colaboradores.
Ou seja, não são planos para serem contratados individualmente, como o próprio nome já sugere. É necessário ter mais vidas para serem beneficiárias.
Nesse processo a empresa ou o responsável pela aquisição do plano de saúde coletivo entra em contato com uma corretora de seguros. Aí então fornece as informações necessárias, e recebe uma cotação para aquele cenário.
Esse tipo de plano de saúde pode ser também moldável e construído com base nas coberturas que essas empresas querem oferecer aos seus beneficiários.
Isso significa que nem todo plano de saúde coletivo é igual. Ele pode oferecer acesso a uma lista determinada de hospitais, mas outros centros de saúde não, por exemplo. A única garantia é o cumprimento de benefícios da lista de procedimentos mínimos obrigatórios que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulamenta a operação dos planos de saúde, exige.
De toda forma, receber como benefício acesso a exames, consultas e serviços como urgência e emergência, já é algo significativo e muito bem avaliado no senso comum. Afinal, sabemos das dificuldades que o sistema público de saúde pode apresentar.
Outras vantagens do plano de saúde coletivo
Entre as próximas vantagens que vamos relatar está a questão da carência que o plano de saúde geralmente impõe em suas contratações. Isso significa um limite de tempo para você começar a usar os serviços do plano. Em geral, e segundo a ANS, elas funcionam da seguinte maneira:
- Uso dos serviços de atendimento de urgência e emergência: após 24 horas do início da validade do seu contrato com o plano de saúde;
- Partos, exceto para prematuros ou em decorrência de complicações: após 300 dias;
- Exames e outros serviços: após 180 dias.
.Nos planos de saúde coletivo a carência é anulada se o contrato for para beneficiar a partir de 30 vidas. Então, logo quando a empresa, ou a modalidade por adesão, contratar um plano de saúde coletivo para 30 ou mais pessoas, a carência passa a não existir.
Outra vantagem do plano de saúde coletivo é a possibilidade de incluir os seus dependentes, filhos e filhas, cônjuge ou companheiro em união estável, e outros graus de parentesco. Muitas vezes não há custo para você ou para a pessoa. Tudo depende de como a sua empresa entrega esse benefício a você.
Vale lembrar que algumas empresas oferecem os planos de saúde com coparticipação. Isso significa que se você realizar uma consulta, um exame ou outro serviço, pode ser cobrado uma taxa, variável e determinada em contrato.
Importante que você, mesmo que não seja o administrador do plano de saúde coletivo, fique atento às regras de uso do seu plano, para não sofrer surpresas depois.
Coberturas do Plano de Saúde coletivo
Os planos de saúde coletivo podem ser construídos da forma que você entender que será melhor para os beneficiários da sua empresa. E isso abre um leque de possibilidades, veja as coberturas mais comuns:
- Realização de consultas de rotina com ampla rede de profissionais especialistas;
- Cobertura de exames laboratoriais e de imagem;
- Acesso a serviços de urgência e emergência;
- Partos e pré-natal;
- Cirurgias e internações.
Além disso, os planos de saúde podem ter cobertura nacional, podendo ser usada inclusive em outros Estados do país, ou apenas regional. E você também poderá eleger se o tipo de acomodação, em caso de internação, será disponível em quartos individuais ou enfermaria.
Quando você perde o direito ao Plano de Saúde coletivo?
O beneficiário perde o direito de uso do plano de saúde coletivo quando ele se desvincula da instituição ao qual pertence, seja ela uma empresa ou sindicato, por exemplo. Seja por demissão ou aposentadoria, sendo este último digno de algumas especificações de continuidade, caso necessário ou se for da vontade de ambos.
Outra situação é se a sua empresa resolver trocar o tipo de plano de saúde. E isso pode acontecer, afinal, como falamos no começo do artigo, temos muitas opções no mercado. Usar um simulador de plano de saúde pode ser uma boa oportunidade de melhoria ao longo do tempo, para escolher um novo serviço.
Como usar um simulador de Plano de Saúde coletivo?
Agora que você entendeu algumas diretrizes de funcionamento de um plano de saúde coletivo, vamos à prática.
Para contratar um bom plano nada melhor do que um simulador de Plano de Saúde em uma ferramenta confiável e rápida como a da Bidu.
Aqui, em alguns cliques e com algumas informações, nós geramos todas as oportunidades e você avalia aquelas que melhor se encaixam na sua necessidade e no seu bolso.
Usar um simulador de plano de saúde coletivo nunca foi tão fácil. E lembre-se, cuidar da saúde é um dever fundamental, seja individualmente ou de maneira comunitária.
Cotação online de Planos de Saúde
Última atualização em 26/05/2022