Skip to main content

Afinal, o Seguro Residencial vale a pena?

Por 3 de novembro de 2023agosto 10th, 2024Residencial e Lazer
cotação de seguro residencial

Chegou de viagem e, ops, a casa sofreu danos com um temporal. E agora? Problemas com telhas, portas, vidros… O caos instaurado. Para consertar isto tudo, lá se vai um dinheiro que não deveria ser gasto. Porém, há uma saída para se antecipar a futuros imprevistos: um seguro para casa! Não conhece? Entenda mais se o seguro residencial vale a pena! 

Cotação online de Seguro Residencial

 

O que é o Seguro Residencial?

O seguro residencial é uma proteção que busca proteger o imóvel de vários imprevistos. Isto é, serve como uma garantia para preservar tanto a estrutura da propriedade como os itens que estão dentro dela. É uma maneira do proprietário estar precavido para que não venha passar apuros nas horas menos esperadas. 

Com o seguro, mesmo se acontecer algum prejuízo na residência, o proprietário irá arcar com menos custos do que o habitual. Isso pode amenizar o impacto no orçamento familiar, especialmente quando não se está preparado para algum incidente. O seu bolso, agradece.

O que o Seguro Residencial cobre?

Para saber se o seguro residencial vale a pena, é preciso entender um pouco mais sobre o que ele oferece ao proprietário do imóvel. Ou seja, conhecer quais são as suas coberturas. Não ficou claro? Calma, são as proteções de acordo com os imprevistos que possam vir a surgir na residência.   

Cobertura básica

Para explicar, cada seguro residencial conta com duas modalidades: a básica e as adicionais. A básica, não tem segredo: é um pacote de proteções mais comum, disponível logo ao contratar um seguro, independente da seguradora a ser escolhida. Neste caso, a cobertura se dá para três situações: 

Coberturas adicionais

Já as adicionais é um dos principais atrativos do seguro residencial. Por quê? São as coberturas extras, que permitem ao segurado rechear o seu produto, de acordo com o seu perfil e as suas necessidades. Isso garante que haja uma personalização do seguro, o que permite alcançar um custo-benefício ao contratar tais coberturas. 

Como exemplos, estão no cardápio de coberturas adicionais:

Assistências

Se precisar de algum reparo o mais rápido possível, não se preocupe. O seguro residencial oferece um combo de serviços de emergência a qualquer hora. Conhecidos como assistências, são pequenos consertos realizados de maneira gratuita, mas com limitação de uso, segundo estabelecido nas regras da apólice (contrato). 

Em geral, estão inclusos no pacote básico de assistências:

  • Chaveiro; 
  • Encanador;
  • Reparos elétricos e hidráulicos. 

Além disso, o segurado pode contratar outros serviços, a depender da quantidade de assistências disponibilizadas por cada seguradora. Entre os mais comuns, estão a limpeza de telhas e calhas, despachante, babá, consertos de eletrodomésticos (como computador, geladeira e TV)  e, até mesmo, cuidados com os animais domésticos. 

Agora que já conheceu as coberturas e assistências, vamos descobrir se o seguro residencial vale a pena. 

Afinal, contratar um Seguro Residencial vale a pena? 

Sim, contratar um seguro residencial vale a pena. 

A começar pela facilidade em contar com um amplo serviço para impedir que imprevistos causem uma dor de cabeça daquelas. Não apenas isso: o proprietário consegue personalizar o seguro, evitando que se adquira itens desnecessários, encontrando uma proteção mais próxima de sua realidade financeira. 

Já pensou se houver um curto-circuito em sua rede elétrica e a casa pegar fogo? Com a cobertura básica, casos de incêndios são assegurados e indenizados pela seguradora. Isso vem como um alívio para não precisar bancar um reparo imenso. Sem contar o risco de atingir eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o que também seria resguardado pelo seguro. 

Outro motivo importante para se ter um seguro: o local onde mora. 

Por exemplo, a Região Sul, conhecida pelas instabilidades do clima, seria recomendado contratar uma cobertura específica: a de vendaval ou tornado. Se residir em uma área serrana, a cobertura contra desmoronamento pode ser uma boa escolha. No caso de morar em um bairro com alto índice de roubos, a cobertura contra roubo e furto é imprescindível. 

Seguro residencial como aliado importante 

Quebrou a chave de casa? Basta entrar em contato com a seguradora que, rapidamente, um chaveiro virá até ao seu imóvel. O melhor: de graça. O proprietário terá o reparo coberto e realizado por um profissional credenciado pelo seguro. 

Em geral, isso é bem útil para aqueles consertos domésticos básicos, como a limpeza de calhas entupidas e reparos em ralos e sifões. Em vez de chamar um serviço de terceiros, o que pode sair bem caro, é possível economizar e resguardar o seu dinheiro com a escolha dessas assistências ao contratar um seguro. 

Ou seja, um seguro residencial vale a pena pois serve tanto para problemas de grande impacto como para pequenos imprevistos do cotidiano. Não enxergue o seguro como mais uma despesa em seu orçamento, mas, na verdade, como uma proteção ao seu patrimônio, ao seu bolso e, especialmente, a sua vida. 

Sem o Seguro Residencial, quanto gastaria nos prejuízos?

No caso de um incêndio, imagine o transtorno que passaria para reaver a estrutura do imóvel, além dos objetos perdidos com o fogo. Em custos, os valores poderiam ultrapassar a casa dos R$ 10 mil facilmente. Já imaginou precisar bancar isso tudo de uma vez? 

Em serviços de emergência, o proprietário necessita aguardar o valor do profissional a ser contratado. Isto é, um chaveiro pode chegar a R$ 200, o que seria próximo do pagamento anual de um seguro, dependendo das coberturas contratadas e da região que mora. 

Situação semelhante ao de chamar um encanador ou eletricista, profissionais que têm variações nos preços dos consertos. Isso pode gerar um valor maior do que o necessário para solucionar uma avaria encontrada na residência. 

+ Seguro Residencial é caro? Veja quanto custa para proteger seu lar

Nos três casos, o proprietário necessitaria abrir o bolso em momentos não planejados, afetando diretamente outras áreas do orçamento mensal. Como impedir isso? Com o seguro residencial! 

Seguro Residencial

Depois de descobrir se o seguro residencial vale a pena, que tal encontrar o seguro que casa com o seu perfil? Faça já uma simulação de seguro residencial com a Bidu Corretora!

Cotação online de Seguro Residencial

 

Última atualização em 01/11/2023

Deixe uma resposta