Skip to main content

Existe seguro de vida para aposentado?

Por 11 de abril de 2024Sem categoria
empréstimo para aposentado seguro de vida para aposentado

Uma questão que costuma vir acompanhada de questionamento é se a pessoa que é aposentada ou beneficiária do INSS encontra no mercado um seguro de vida para contratação. Pois é, será que existe alguma modalidade de seguro de vida para aposentado?

Sim, existe seguro de vida para aposentado, ou seja, mesmo recebendo benefício do INSS as seguradoras do mercado oferecem sim planos para esse perfil de cliente, embora sejam contratações tratadas com mais rigor em virtude da faixa etária desse público.

Por serem idosos e, consequentemente, mais propensos a riscos que podem levar ao uso do seguro de vida, as empresas colocam na mesa mais critérios para fechar esse tipo de contrato.

É comum, por exemplo, encontrar seguradoras que limitam a idade e solicitam a apresentação da Declaração Pessoal de Saúde (DPS), documento que apresenta a situação de saúde do segurado, informando doenças pré-existentes.

Na maioria das vezes, as seguradoras limitam a comercialização do seguro de vida para quem tem até 65 anos, embora pessoas com mais idade também sejam contempladas – vale a pena fazer uma busca no mercado.

Cotação online de Seguro de Vida

Seguro de vida para aposentado – coberturas

Como já explicado, existe sim seguro de vida para aposentado, pois não há impedimentos para uma pessoa contratar o produto mesmo recebendo aposentadoria.

Afinal, trata-se de uma proteção, com uma série de coberturas, sendo as principais: 

  • Doenças graves: proteção que indeniza tratamentos e gastos médicos em diversos quadros de saúde.
  • Invalidez permanente total por acidente: caso ocorra um problema como, por exemplo, um acidente, o titular do seguro de vida e os beneficiários podem acionar o produto para reestruturar o orçamento, conforme o grau de invalidez.
  • Morte acidental: considerada uma das principais nas apólices básicas, disponibiliza a indenização para os beneficiários em caso de falecimento do segurado. É possível acionar o suporte tanto para acidentes pessoais quanto de trabalho – caso exista a realização de atividade mesmo após a aposentadoria.
  • Morte natural: indeniza os beneficiários quando o falecimento do titular ocorre por doença.
  • Auxílio-funeral: cobertura adicional bastante visada, já que auxilia as pessoas próximas em um momento difícil, arcando com os eventuais gastos que giram em torno do enterro – documentos, flores etc.

Quem recebe o seguro de vida?

O seguro de vida para aposentado funciona do mesmo jeito que outros tipos de seguros do mercado.

Ao indicar os beneficiários, o segurado nomeia na apólice as pessoas ou entidades que receberão o pagamento do prêmio em caso de sinistro como o falecimento, por exemplo.

Vale dizer que os beneficiários de um seguro de vida podem ser da família do segurado ou não. Isso mesmo! Além de cônjuges, filhos e demais familiares, é possível nomear amigos, instituições de caridade ou qualquer pessoa ou organização que o segurado quiser.

Tem mais: em geral, o prazo máximo previsto para pagamento da indenização é de 30 dias.

Dica: ter um seguro de vida assim que possível

É verdade que nem todas as pessoas têm condições de começar a pagar um seguro de vida ainda na juventude. Mas uma coisa é certa: quanto antes iniciar esse projeto, mais fácil será. 

Isso porque os valores do prêmio são sempre menores para quem tem menos idade, além de poderem ser diluídos ao longo do tempo de vida.

Outra questão fundamental: é bem mais fácil renovar um seguro de vida do que contratar um novo quando a idade já está avançada. 

É fato que a margem de renovação do seguro de vida pode mudar, levando-se em conta cada caso e cada empresa, mas é fato também que as seguradoras sempre terão mais interesse de renovar uma apólice do que abrir mão dela.

Quer saber agora mesmo quanto pode custar o seu seguro de vida? Aqui, na Bidu, é possível fazer uma cotação online rápida, segura e de um jeito muito fácil.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização: 11/04/2024

Deixe uma resposta