Skip to main content

Seguro de vida sem DPS

Por 11 de março de 2024junho 10th, 2024Sem categoria

Você sabe o que é DPS? São as iniciais de Declaração Pessoal de Saúde, um documento que é solicitado no momento em que uma pessoa quer contratar um seguro de vida.

Mas será que é possível ter acesso a um seguro de vida sem apresentar a DPS?

É o que vamos descobrir agora mesmo!

p style=”text-align: center;”>Cotação online de Seguro de Vida

Declaração Pessoal de Saúde (DPS)

As empresas que comercializam o seguro de vida no mercado pedem aos clientes a apresentação da DPS. Isso nada mais é do que um questionário com várias perguntas sobre a saúde da pessoa e seus hábitos. 

Trata-se de uma necessidade do mercado e tem um propósito para as seguradoras: analisar o quadro de saúde do contratante e, consequentemente, os riscos que serão assumidos caso seja efetivada a contratação do produto.

Sim, com a DPS em mãos, as empresas podem oferecer produtos e serviços alinhados com as necessidades do cliente. Nessa declaração constam os registros de uma série de informações como, por exemplo:

  • Presença de alguma doença seja atual ou já existente;
  • Medicamentos utilizados pela pessoa;
  • Tratamentos médicos que são realizados, entre outros detalhes que devem ser considerados para a cobertura do seguro de vida – cada seguradora cria o próprio questionário.

Com essas e outras informações apresentadas, a empresa avalia se o cliente está apto a receber a cobertura do seguro de vida ou se é preciso limitar o plano.

Dito isso, conclui-se que a DPS tem importância fundamental na contratação de um seguro de vida. Isso porque é por meio desse documento que as empresas/seguradoras determinam, com total precisão, o estado de saúde real da pessoa que deseja contratar o seguro de vida, avaliando o seu perfil de risco.  

Posso contratar o seguro de vida sem DPS?

Há sim a necessidade de preenchimento da DPS, mas o que muita gente pensa é que sendo portador de uma doença preexistente o seguro de vida será negado.

A boa notícia é que a existência de uma enfermidade não impede a contratação de um seguro de vida. Pois é, preencher o formulário de declaração pessoal de saúde e colocar “sim” em perguntas sobre problemas com a saúde não significa que o cliente será reprovado, de forma automática, para a contratação do seguro de vida.

Mas vale saber que as seguradoras têm sim a liberdade de recusarem uma pessoa que deseja ter um seguro de vida em virtude da idade (muitas empresas não aceitam novos segurados com mais de 65 anos) ou de uma doença grave preexistente.

A importância da DPS

É importante saber que o você deve fazer o preenchimento da DPS com toda a atenção para que seja possível garantir a exatidão das informações. Ou seja, o documento não pode apresentar erros, pois deixar de mencionar um problema de saúde interfere diretamente na análise do contrato e pode, até mesmo, torná-lo inválido.  

O que aprova ou reprova a contratação do seguro de vida?

A avaliação e cruzamento de uma série de informações passadas pela pessoa que deseja contratar o seguro de vida na DPS é que traça o perfil de risco desse possível segurado, ou seja, a negação do pedido de contratação do produto não ocorre automaticamente.

As seguradoras confrontam diversas variáveis, como tipos de doenças, letalidade, idade, existência de tratamentos, estilo de vida etc. para decidirem se vão aceitar a pessoa como novo segurado.

Mas como a definição cabe às seguradoras, há casos em que mesmo com alguma doença, dá para fazer o o seguro de vida. O que pode ocorrer também é decisão de a seguradora aceitar o cliente, mas estabelecendo uma limitação no capital segurado.

Portanto, não há regra que impeça alguém com um problema de saúde de fazer um seguro de vida: vale a pena pensar na possibilidade de ter um produto que traz muita tranquilidade e que oferece várias coberturas, ainda que se tenha uma doença.

Faça uma simulação com a Bidu agora mesmo! É grátis, fácil, rápido e seguro!

p style=”text-align: center;”>Cotação online de Seguro de Vida

Última alteração: 11/03/2024

Deixe uma resposta