Skip to main content

Qual é a diferença entre a saúde emocional e saúde mental?

Por 14 de abril de 2022Vida e Saúde
saúde emocional

Nos últimos anos e, em especial, durante o período da pandemia do novo coronavírus, a COVID-19, muito se falou em saúde emocional e saúde mental. Antes, o que era um tabu, passou a ser tratado com mais naturalidade e, quem sabe até, normalidade.

Todos nós precisamos ter cuidados com o nosso corpo e mente. Só assim conseguimos manter as nossas atividades e a nossa saúde. Porém, essa relação com os conceitos psicológicos é um pouco mais recente. Então, vamos trazer neste artigo como você pode compreender melhor o que é saúde emocional e saúde mental, e qual a diferença entre esses termos.

Cotação online de Planos de Saúde

O que é saúde emocional?

A saúde emocional tem a ver com os nossos sentimentos e comportamentos. E, claro, como lidamos com isso tudo no dia a dia. É essa percepção e os resultados que isso provoca nas nossas ações que classificam a sua saúde emocional em boa ou em necessidade de cuidados especiais.

Em termos mais práticos, quando nos sentimos desmotivados, apáticos e procrastinando qualquer tipo de tarefa, isso significa que a nossa saúde emocional não está boa.

Ou seja, essa vivência e evoluções de sentimentos, até dos mais simples, como bom humor, raiva e tristeza, constituem a nossa saúde emocional.

Os componentes da nossa saúde emocional afetam inclusive os nossos relacionamentos pessoais, seja em casa ou no trabalho, e como as pessoas vão se comportar diante disso.

Trabalhar a favor da nossa saúde emocional pode contribuir muito para que você se sinta satisfeito, realizado e com bons relacionamentos ao seu redor.

O que é saúde mental?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental “é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.”

Isso significa que a saúde mental tem a ver com um possível equilíbrio que você administra internamente, devido às interferências externas.

Essa qualidade de manter-se em equilíbrio pode não ser fácil. Cada indivíduo tem os seus próprios desafios, as suas crenças e a sua inteligência emocional diante de diferentes situações. Ou seja, não há padrões de comportamento, cada um provoca ações e reações distintas.

A questão é quando essas questões começam a sair do controle, e se tornam pesadas e complicadas. Aí então, podem desencadear doenças mentais, como ansiedade, estresse e até mesmo a depressão. 

São muitas as doenças relacionadas à saúde mental. Porém, todas elas podem receber apoio de um profissional, como psicólogos e psiquiatras para amenizar e até mesmo superar esses problemas.

A saúde mental tem a ver com transtornos, reações químicas, reações fisiológicas, cerebrais, neurológicas, e até ligação com fatores genéticos e hereditários.

Qual a diferença entre saúde emocional e saúde mental?

Como você pode perceber, a saúde emocional e a mental possuem características bem distintas, porém estão intimamente relacionadas.

Se a sua saúde emocional não está bem e isso acontece de forma recorrente, provavelmente você estará mais suscetível a desenvolver problemas com a sua saúde mental.

Da mesma forma que quando você tem algum problema ligado a sua saúde mental, é muito possível que você sofra as consequências disso diariamente nas suas emoções.

Como cuidar da saúde emocional e mental?

Ninguém está livre de passar por situações difíceis que desencadeiam problemas relacionados à saúde emocional e mental. Afinal, somos seres sociais e que precisamos viver experiências diariamente para construir o ato simples de viver.

Mas, podemos cuidar para que esses fatores não nos afetem tanto, de maneira preventiva. Há casos, claro, que apenas a intervenção médica pode efetivar um efeito de melhoria. Porém, para outras pessoas, trazer elementos como exercícios para o corpo e para a mente, como a prática da meditação, já é o suficiente.

O importante é não desacreditar na vida e na melhora das situações ruins que passamos. Que sempre haverá algo ou alguém que poderá nos apoiar e fazer com que nos sintamos melhores, produtivos, saudáveis e felizes.

Como o Plano de Saúde pode ajudar a cuidar da saúde emocional?

O plano de saúde é um recurso que oferece a possibilidade de acesso a profissionais da medicina, exames, consultas e vários outros serviços para a sua saúde. Ele pode ser usado de maneira preventiva e regular para a sua saúde física e também mental.

Lá você encontra psicólogos e psiquiatras que vão diretamente tratar das suas questões de saúde emocional e mental. E também outros que podem diagnosticar e estimular que você tenha condições de saúde física para realizar outras atividades, como correr ou nadar, por exemplo.

O sistema público de saúde no Brasil (SUS) também oferece essa possibilidade, é verdade. Porém, nem sempre com a velocidade que você precisa. Daí a importância de aderir a um bom plano.

Como contratar um Plano de Saúde para cuidar da saúde emocional e mental?

Aqui na Bidu a gente te ajuda a escolher e contratar um bom plano de saúde para você cuidar da sua saúde emocional, mental e física.

Você pode fazer uma cotação on-line e gratuita, e em poucos cliques escolher o melhor plano para o seu perfil e para o seu bolso.

Se você já tem plano de saúde, mas a sua cobertura não atende a profissionais, como psicólogos e psiquiatras, não se preocupe, faça também uma pesquisa conosco que vamos apoiar a tomar a melhor decisão de melhoria para você.

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 14/04/2022

 

Deixe uma resposta