Skip to main content

Plano de Saúde para microempreendedor: quais as vantagens de contratar?

Por 22 de novembro de 2021Vida e Saúde
plano de saúde para microempreendedor

Conhece o plano de saúde para microempreendedor? Voltado para o empresário individual, a proteção é um dos benefícios oferecidos pelas operadoras de saúde. Mesmo para quem possua um negócio pequeno ou seja um prestador de serviço, o plano de saúde é bastante acessível e possibilita uma série de vantagens ao microempreendedor. 

Venha descobrir como funciona a modalidade, as vantagens e alguns cuidados ao escolher um plano de saúde para microempreendedor. Confira! 

Cotação online de Planos de Saúde

Como funciona o Plano de Saúde para microempreendedor?

Na prática, o plano de saúde para microempreendedor é um plano empresarial. Mesmo sendo um plano coletivo, o microempresário pode ter acesso a essa modalidade. Incluindo no plano o seu funcionário e, até mesmo, os próprios familiares como dependentes. Portanto, existe a obrigatoriedade de, no mínimo, duas vidas serem seguradas. 

Quanto ao plano de saúde, o interessado tem a liberdade para escolher o tipo de cobertura, a abrangência da proteção baseada na sua localidade e coparticipação. Isso desde que respeite as condições ofertadas por cada empresa. 

A carência, da mesma forma, costuma variar entre as operadoras. Por isso, requer uma atenção especial antes de assinar o contrato. 

Para estar apto a um plano de saúde, o microempreendedor precisa estar em atividade por, ao menos, seis meses. Além de fornecer os documentos necessários e estar inscrito nos órgãos competentes. 

+ Saiba como contratar um plano de saúde com CNPJ

Quais as vantagens do Plano de Saúde para microempreendedor?

Quer saber os benefícios de contratar um plano de saúde para microempreendedor? Listamos algumas vantagens para você conhecer melhor essa proteção e descobrir como ela pode ser útil para a sua realidade. Confira: 

Mais barato 

Pensou que o preço seria salgado? Não é bem assim. O plano de saúde para microempreendedor mantém as características de um plano empresarial. Assim, o plano de saúde para MEI proporciona valores mais acessíveis, chegando a ser 35% mais barato do que os planos individuais em algumas operadoras. 

No caso do microempreendedor colocar mais de duas pessoas como dependentes, o preço do plano de saúde tende a ficar mais em conta. Quanto mais pessoas seguradas, menor o valor a pagar. Leve isso em consideração ao decidir um plano de saúde para MEI, ajudando a aliviar o gasto para o seu bolso. 

Permite a inclusão do funcionário, além de familiares

Sim, isso é um dos principais benefícios no plano de saúde para MEI. Quem for microempreendedor, tem direito a contratar somente um funcionário nessa modalidade. Esta pessoa pode ser escolhida para estar inclusa no plano de saúde, se o microempresário quiser. 

Dessa forma, demonstra um respeito e comprometimento pela saúde do funcionário, garantindo uma maior segurança ao profissional. Inclusive, contribui para gerar um ganho na produtividade, no aspecto motivacional, além de melhorar o relacionamento com o trabalhador contratado. 

Aliás, o microempreendedor tem o bônus de poder incluir mais dependentes no plano, como os próprios familiares. Por exemplo, o cônjuge, filhos e enteados são permitidos como outros beneficiários. Informe-se com a operadora para saber quais dependentes o empresário teria direito a colocar na proteção. 

Diminui os gastos no Imposto de Renda

Isso mesmo, o plano de saúde para microempreendedor pode ser considerado como uma despesa pela empresa. O que isso significa? É descontado do Imposto de Renda do empresário os custos com o plano. Ou seja, tanto o convênio do titular quanto o de seus dependentes podem ser deduzidos na hora da declaração ao leão. 

+ MEI precisa declarar Imposto de Renda?

Ser atendido por uma rede ampla

Outro ponto positivo do plano de saúde para MEI é acessar uma rede ampla de hospitais e clínicas credenciadas pela operadora. Quer mais? Como se trata de um plano empresarial, um grande leque de serviços está à disposição do microempreendedor, o que não é o caso de quem escolhe o plano individual ou familiar. 

Entre os serviços, estão inclusos: 

  • Home Care;
  • UTI móvel;
  • Vários tipos de cirurgias; 
  • Remoção aérea e terrestre; 
  • Exames sofisticados. 

Menor burocracia na contratação

Se imaginou que existia uma grande burocracia no momento da contratação, pode ficar sossegado. A gestão do plano é uma função da operadora, enquanto o microempreendedor precisa apresentar os documentos, além de administrar os pagamentos. Isso ocorre porque o plano de saúde para MEI é empresarial. 

Quanto custa o Plano de Saúde para MEI?

Na verdade, o preço do plano de saúde para microempreendedor depende de uma série de fatores. Por isso, não existe um valor padrão para todos os MEIs. Como falamos, o custo acaba sendo mais barato por conta do plano ser coletivo. 

Para ficar mais claro, elencamos algumas razões que influenciam no preço, acompanhe: 

  • Idade; 
  • Estado; 
  • Operadora; 
  • Número de coberturas escolhidas; 
  • Abrangência, como ser local ou nacional
  • Quantidade de beneficiários. Se houver acima de 30 pessoas, não existe o período de carência determinado pelo plano; 
  • Escolher ou não o modelo de coparticipação. 

Como dica, pesquise o que cada plano de saúde oferece para o microempreendedor em diferentes operadoras. Não olhe apenas o preço, ok? Desta forma, encontrará a proteção mais adequada a você, ao seu funcionário e aos dependentes, alcançando o custo-benefício desejado. 

Cuidados ao contratar um Plano de Saúde para MEI

Apesar das vantagens, a contratação de um plano de saúde requer certas cautelas ao microempreendedor. Listamos alguns itens para o futuro segurado estar atento:

  • No plano empresarial, o cálculo do índice de reajuste é realizado de forma diferente se compararmos com o plano individual. O valor anual do reajuste depende da utilização dos beneficiários pelo plano, determinado particularmente pelas operadoras, sem a necessidade de seguir o teto da ANS; 
  • Caso não tenha dependentes ou funcionário, o plano de saúde para microempreendedor torna-se inviável, uma vez que seria um plano coletivo; 
  • Observe a cobertura territorial oferecida pelo plano. Saiba se necessita de um plano que abrange apenas a sua cidade, estado ou todo o país, caso faça muitas viagens; 
  • Verifique a qualidade da rede credenciada. Busque mais informações sobre quais seriam os hospitais e clínicas disponíveis ao segurado; 
  • Leia com muita atenção o contrato antes de assinar. Assim, evita ser pego de surpresa ao descobrir certas condições, períodos de carência, etc.;
  • Tenha cuidado com os motivos passíveis de rescisão do contrato, já que as condições são diferentes do que os planos individuais. 

Certo, agora já sabe quais são as vantagens de um plano de saúde para microempreendedor. Quer fazer uma simulação de um plano de saúde para você? Faça com a Bidu, a cotação é rápida, fácil e bastante segura! 

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 22/11/2021

 

Deixe uma resposta