Skip to main content

Como cotar Seguro Saúde individual online?

Por 16 de setembro de 2021Vida e Saúde
seguro saúde individual online

Cuidar da saúde sempre será uma prioridade. Por isso é importante conhecer as opções presentes no mercado para escolher a melhor. Afinal, assim como há diferentes tipos de produtos, a gente também encontra diferentes perfis de consumidores, com necessidades personalizadas.

O seguro saúde individual é uma dessas opções de produtos e pode ser a ideal para muitas pessoas. Diferente do plano de saúde, o seguro saúde permite que o consumidor escolha livremente médicos, hospitais e laboratórios, não ficando limitado aos profissionais e locais de atendimento apresentados nos guias dos planos de saúde.

Mas como fazer a cotação do melhor seguro saúde individual online?

Pois é, contar com a ajuda da internet é sempre bom para conhecer ainda mais os produtos à disposição no mercado. Além de, claro, para agilizar o processo de pesquisa de qualidade, de preço e de compra.

Então, fica atento a cada detalhe deste conteúdo para que seja possível fazer uma cotação eficiente de seguro saúde online e escolher o melhor seguro saúde individual.

Cotação online de Planos de Saúde

Dicas para a cotação online do Seguro Saúde individual

Para começar, é importante pesquisar as corretoras de seguros para cotar apenas com as confiáveis. 

Mas como saber quando uma empresa é confiável? Uma dica é fazer buscas nos sites de reclamação para avaliar a reputação das empresas, assim como obter informações no site da Susep, órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro.

O segundo passo é comparar o que cada empresa oferece para o cliente. Isso porque há benefícios diferentes, assim como também apresentam preços diferentes dos produtos.

Ao avaliar o seguro saúde individual apresentado nas cotações online, é essencial tirar todas as dúvidas sobre o produto. Mas isso é muito simples pois pode ser feito diretamente nas plataformas das corretoras, com o suporte de profissionais e, até mesmo, via telefone – isso varia em virtude da empresa.

Somente após obter todos os detalhes sobre o seguro saúde, sanando as dúvidas por completo, pode-se escolher o melhor seguro saúde individual e, assim, assinar o contrato.

Por dentro do Seguro Saúde individual

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o seguro saúde.

Como já foi dito aqui, a principal diferença em relação ao plano de saúde é a liberdade que o cliente do seguro saúde tem de escolher o médico, hospital e laboratório que utilizará. Não é preciso se restringir aos locais e profissionais que fazem parte das redes credenciadas dos planos de saúde.

Outra diferença é que a empresa responsável pelo seguro saúde é uma seguradora. Já no plano de saúde, a responsável é uma empresa especializada na área de saúde.

Ambos – seguro e plano de saúde – oferecem serviços de assistência médica diferenciados, com maior ou menor abrangência, de acordo com o contrato estabelecido. Assim como nos planos de saúde, o cliente do seguro saúde escolhe entre contratos individuais ou familiares e contratos coletivos por adesão.

Como o Seguro Saúde individual funciona?

O cliente do seguro saúde faz a consulta ou realiza os procedimentos médicos necessários, escolhendo os profissionais e os locais. Depois, solicita o reembolso do que gastou.

Dependendo da empresa seguradora, os reembolsos podem ser integrais ou parciais. Trata-se de uma negociação que consta no contrato e que deve ser conhecida pelo segurado para não ter problemas no futuro.

Existem coberturas do Seguro Saúde?

Sim, as coberturas existem neste tipo de seguro, assim como em outros seguros. Essas coberturas variam de acordo com a empresa. Portanto, é importante analisar quais são as melhores opções.

Em geral, as coberturas do seguro saúde oferecem atendimentos em ambulatórios, hospitais e obstétricas. Mas há seguradoras que também colocam à disposição, entre outras, assistência odontológica etc.

Custo-benefício do Seguro Saúde

O seguro saúde não tem um custo mensal. Por isso, muitas vezes é visto como a melhor opção, já que o cliente de um plano de saúde, mesmo sem utilizar, deve efetuar o pagamento mensalmente.

Quando o consumidor adquire o seguro saúde, ele paga o valor estipulado do prêmio, tendo direito à cobertura contratada (a garantia do reembolso parcial ou integral).

Facilidade de acesso médico

Muitos clientes que contam com seguros saúde revelam facilidade e rapidez no agendamento de consultas. Isso porque têm a liberdade de escolha de médicos, fato que amplia as opções disponíveis.

Outro ponto mencionado pelos segurados é a confiança e segurança de receber atendimento feito por médicos de confiança, frequentados há muito tempo – os chamados médicos de família. Esses médicos, geralmente, não estão na rede credenciada, mas com o seguro saúde é possível realizar o atendimento com eles e solicitar o reembolso para a seguradora.

Reembolsos

Como já foi dito, o seguro saúde oferece reembolso parcial ou integral dos serviços realizados.

O consumidor só precisa estar ciente das coberturas básicas e complementares, além do valor do prêmio estipulado no contrato.

Seguro Saúde para viagens

O seguro saúde também pode ser uma opção para pessoas que costumam fazer muitas viagens.

O cliente tem à disposição coberturas específicas para seguro saúde em viagens dentro e fora do Brasil. Assim, pode contar com atendimento médico durante a viagem e ser reembolsado ao apresentar os comprovantes dos gastos.

Mesmo quando a viagem é para o exterior, o reembolso pode ser feito no retorno ao Brasil. Mas, como se trata de uma cobertura especial, é válido verificar no ato da contratação do seguro saúde se é possível incluir esse item no contrato — o atendimento médico fora do país.

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 16/09/2021

 

 

 

 

Deixe uma resposta