Skip to main content

Onde investir em 2022 com pouco dinheiro?

Por 24 de fevereiro de 2022Finanças
onde investir com pouco dinheiro

A virada de ano traz o recomeço e muitos significados para várias pessoas. Você pode traçar novas metas, fazer planos diferentes e, principalmente, busca melhorias que sejam significativas para o seu bem-estar.

Vivemos em uma sociedade que precisa se organizar financeiramente para poder não só comprar coisas, como também para viver experiências relevantes.

E esse aspecto relacionado ao orçamento deixa muitas dúvidas. Mas uma certeza: é preciso saber investir bem o seu dinheiro, mesmo que seja a partir de pouco. Neste artigo, vamos trazer algumas considerações de onde investir com pouco dinheiro em 2022.

Solicitar Empréstimo Pessoal

Onde investir com pouco dinheiro?

Tomar decisões em relação a um investimento financeiro não é uma tarefa simples. É preciso considerar as condições do mercado como um todo e também a sua própria realidade financeira. 

Investir com pouco dinheiro é por onde a maioria das pessoas começa. Não só pelo estágio inicial do processo, mas também pelo receio de onde e como deve-se fazer essas aplicações.

O prazo e os objetivos são distintos em si. Por isso, fazer um investimento requer um tempo, conhecimento e personalização, para que tudo seja direcionado para o propósito.

Onde investir: fatores comportamentais

Outro fator que deve ser considerado é o seu comportamento e a sua postura diante da situação. É importante que você adote determinadas atitudes e posicionamento, acompanhe:

Planeje-se e tenha o controle do seu orçamento

Organização é fundamental para que você seja estratégico, inteligente e não tire o foco do seu objetivo. Lembre-se sempre de que a rentabilidade dos seus investimentos se darão sobre o patrimônio que você já tem. Ou seja, ela é resultado das suas aplicações.

Para investir com pouco dinheiro, você deve mensalmente estabelecer uma meta para a quantia que irá aportar de forma frequente. Isso significa que você não deve só investir aquilo que sobrar. Você deve se regular para que no fim do período você sempre tenha esse valor para aplicar, mesmo que isso signifique rever alguns gastos desnecessários ou não prioritários. 

Descubra o seu perfil como investidor

Conservador, moderado ou arrojado, do menor para o maior em tolerância ao risco. E esse conhecimento vai te ajudar a descobrir onde investir em 2022, sem tanta ansiedade. Priorize exatamente aquilo que as aplicações devem proporcionar: tranquilidade.

Defina o seu objetivo

A partir de uma ideia de prazo, você deve, como já destacamos aqui, ter um objetivo antes de começar a investir.

Aplicar em ações, por exemplo, não combina com quem tem objetivos de curto prazo. Assim como pensar num futuro, numa aposentadoria, por exemplo, a longo prazo, não seja uma boa ideia investir em fontes de alta liquidez.

Acompanhe o mercado

Entender melhor as oportunidades e ter o conhecimento sobre o mercado vai te ajudar a tomar as melhores decisões. No começo pode parecer difícil ou até chato, mas aos poucos você vai começar a se familiarizar com os termos e as formas de analisar as informações.

Diversifique a sua carteira de investimentos

É preciso reduzir riscos, experimentar diferentes formas de aplicar o dinheiro e evitar a concentração dos seus recursos em uma única fonte. Por isso, você deve diversificar a sua carteira de investimentos, mesmo que seja com pouco dinheiro.

Em algum tempo, você vai sentir os efeitos e potencializar os seus ganhos. Porém, não esqueça, se essa for a sua escolha, tenha tudo muito organizado para você não perder nenhuma informação devida das suas aplicações.

Investindo com pouco dinheiro em 2022

Agora que você já tem em mente o seu passo a passo para começar a investir com pouco dinheiro em 2022, está na hora de entender quais são as principais fontes de aplicações que você pode eleger.

Renda fixa

Com regras predefinidas de rentabilidade e com a previsão da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, para alta em 2022, essa é uma das principais alternativas para quem quer começar a investir. Isso porque, nesse cenário, tem a tendência de render mais.

Entre as oportunidades para investir com pouco dinheiro em renda fixa você poderá escolher por:

  • Tesouro Selic: emitido pelo Tesouro Nacional para o Governo Federal captar recursos. Esse título público é negociado a partir da plataforma do Tesouro Direto. Seu rendimento é de acordo com a taxa selic, tem liquidez diária e, em relação a segurança, atende a um perfil mais conservador;
  • Tesouro Prefixado: também tem liquidez diária e atende a investidores mais conservadores. Possui um formato de título com mecanismo de precificação diária, mas com rendimento com base em uma taxa fixa, definida previamente.
  • Tesouro IPCA+ (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ou seja, o índice de inflação do país): rende com base em uma taxa já prefixada e adicional a variação do próprio IPCA. É uma alternativa híbrida mais indicada para quem não tem como objetivo resgatar o dinheiro com antecedência.
  • Títulos privados: diferente dos títulos públicos, esses são emitidos por instituições financeiras privadas. Entre essas aplicações estão o Certificado de Depósito Bancário (CDB), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Aqui as oportunidades podem ser prefixadas, híbridas ou pós-fixadas, com prazos e liquidez variáveis.
  • Crédito privado: tipo de investimento que não deixa de lado a renda fixa, porém pode gerar uma rentabilidade maior. Esses créditos são emitidos por empresas que chamamos de não-financeiras.
  • Fundos DI: lembram uma espécie de condomínios financeiros em que há aquisição de cotas, enquanto um gestor movimenta esses recursos com apoio na estratégia estruturada. É comumente utilizado para determinar fundos de reserva de emergência, algo interessante para quem quer começar a investir com pouco dinheiro.
  • Fundos de inflação: tratam de grande parte dos recursos em títulos públicos que estão de acordo com os índices da inflação no país. É uma oportunidade que apresenta um prazo maior, mas com proteção financeira.

Renda variável

Para 2022 fazer um investimento em renda variável pode ser interessante se você pretende aplicar a longo prazo. Sempre com o cuidado de diluir os riscos mais eminentes das variações do mercado.

Onde investir em 2022 com pouco dinheiro em renda variável? Conheça as opções:

  • Ações: nessa modalidade você adquire parte do capital social de uma empresa, participando dos resultados, positivos ou não, e passa a operar na bolsa de valores. O retorno em ações pode vir da venda dos seus ativos por um valor acima do que foi pago ou dos lucros que essa empresa gera nesse período em que está como acionista.
  • Fundos de investimento: podem ser adquiridos por cotas que são negociadas na bolsa de valores ou nas plataformas de instituições financeiras. Há diferentes tipos de fundos de investimentos, como de ações, multimercado, internacionais, cambiais, cada qual com uma estratégia específica. Aparentemente soa grandioso investir pouco dinheiro em um fundo de investimento. Porém, a boa notícia é que não há uma restrição nesse sentido. Então você pode operar mesmo com pouca quantia inicial.

Investir dinheiro em 2022

Aqui na Bidu, além de vários tipos de seguro como de saúde, carro, residencial e vida, nós oferecemos soluções em empréstimos para você não ficar no prejuízo em 2022.

A nossa intenção é proporcionar uma experiência mais segura e menos burocrática para que você possa começar a saber onde investir em 2022 com pouco dinheiro.

Solicitar Empréstimo Pessoal

Última atualização em 24/02/2022

Deixe uma resposta