Skip to main content

Posso confiar nas plataformas de investimento online?

Por 3 de março de 2021setembro 21st, 2021Finanças
plataformas de investimento são confiáveis

Você deseja entrar – e transitar – pelo universo do investimento? Então é indicado contar com todo o suporte que uma corretora de investimento é habilitada para oferecer. Mas será que as plataformas de investimento são confiáveis?

Ter acesso à expertise de um intermediário para fazer a compra e a venda dos diversos tipos de investimentos do mercado é sempre importante. Assim, é válido saber também que há aqueles que optam trabalhar diretamente com uma instituição financeira. Desta forma, podem contar com o auxílio do banco em que já são correntistas.

Mas hoje o nosso foco é conhecer o trabalho feito por essas corretoras e/ou plataformas online de investimento. Vamos saber se é possível confiar no trabalho realizado por elas, entre outras questões.

Solicitar Empréstimo Pessoal

Plataformas de Investimento são confiáveis?

É verdade que existem muitas dúvidas sobre os serviços prestados pelas plataformas online de investimento. Ao escolher uma corretora, o cliente está elegendo a empresa que tem a tarefa de cuidar do seu dinheiro.

É mais do que necessário confiar no trabalho feito pela corretora de investimento escolhida. Para isso, essas empresas devem oferecer algumas opções.

Confira,  as principais questões que fazem parte do universo das corretoras de investimento online. Desta forma, você poderá fazer a sua escolha com mais fundamento.

O que é uma corretora de investimento?

Antes de saber se as plataformas de investimento são confiáveis, vale saber exatamente o que elas são de fato. 

Sabemos que elas estão cada vez mais ganhando espaços e estimulando a investir em ativos que antes não eram acessíveis, saindo da tradicional poupança.

Portanto, o papel da corretora de investimento é fazer o meio de campo para o cliente na compra e venda dos mais diversos tipos de investimentos. Ou seja, é a corretora quem proporciona um ambiente para que o cliente invista e multiplique o seu dinheiro. Ela traz a responsabilidade de negociar as mais diversas aplicações com as diferentes instituições financeiras.

É assim que os clientes das corretoras (ou investidores) têm acesso aos ativos financeiros dos diversos bancos. Portanto, eles não precisam ter uma conta em cada um deles para obter as informações e fazer as operações.

Cabe aqui já tratar de uma dúvida recorrente e que diz respeito ao funcionamento de uma corretora.

Muitos investidores querem saber se as corretoras ficam com o dinheiro quando este é aplicado para a realização de uma operação. A resposta é não. 

Quando um cliente aplica determinado capital através da corretora, esse valor não fica na conta da corretora. Portanto, caso ocorra uma situação temida como, por exemplo, a quebra da corretora, o dinheiro investido não é afetado.

Dicas para saber se plataformas de investimento são confiáveis

Escolher a corretora de investimento requer sim certos cuidados. Afinal, a proposta é trabalhar com uma empresa confiável, onde você fique seguro com o investimento. 

Por isso, para saber se plataformas de investimento são confiáveis, é importante saber se a corretora atenda a vários requisitos e práticas operacionais. Todas com base nas regras do Banco Central, da Bolsa de Valores e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade responsável por regular este mercado.

Programa de Qualificação Operacional (PQO)

A Bolsa de Valores criou o Programa de Qualificação Operacional (PQO). Ele certifica a qualidade dos serviços prestados por essas empresas.

O PQO atua com um sistema de selos. Cada um deles atesta a qualidade das corretoras em diferentes níveis de exigências. É importante saber que o selo conhecido como Retail Broker é o mais importante para o investidor pessoa física.

Portanto, quando uma corretora tem esse selo, o Retail Broker, é porque passou por avaliação de itens importantes como:

  • Oferta de serviços de assessoria e plataforma eletrônica de negociação de produtos financeiros;
  • Disponibilização de diferentes canais de atendimento e relacionamento com os investidores; 
  • Apresentação de produtos diversificados, conteúdo educacional e de alternativas de investimento;
  • Por fim, a oferta de ferramentas de negociação de tecnologia móvel e plataformas eletrônicas para os investidores.

Cetip Certifica

Outro selo demonstra a confiabilidade de uma corretora: o Cetip Certifica. Ele obriga as corretoras a registrarem todas as aplicações feitas nas principais modalidades de renda fixa no nome do investidor. 

Isso mesmo, é uma obrigatoriedade que traz muita segurança para o cliente. Principalmente em casos extremos.

As corretoras colocam à disposição dos investidores diversos produtos provenientes das mais variadas instituições financeiras. Portanto, é imprescindível que o investimento feito pelo cliente, via corretora, esteja em seu próprio nome. E, claro, devidamente registrado.

Dessa forma, em uma situação extrema, como a quebra da corretora, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) tem como confirmar o registro do investimento em nome do investidor. Neste caso, ele é ressarcido com mais rapidez.

Atividades essenciais como parte do pacote

Uma plataforma de investimento confiável também possui ferramentas eficientes para que o investidor atinja o objetivo planejado.

Por isso, é certo dizer, sim. Uma corretora confiável também é aquela que contribui para que o cliente identifique as melhores oportunidades e ações. Além do melhor momento para que o investimento seja feito.

Entre as principais atividades oferecidas por uma corretora de investimento constam: 

  • Recomendações de investimento; 
  • Análise de ações e mercado;
  • Facilidades para investir (como, por exemplo, pelo celular);
  • Facilidade também para entender a rentabilidade dos objetivos de cada cliente;
  • Oferta de cursos online de investimento, preços justos (que não comprometam os lucros do cliente); 
  • Suporte rápido e eficiente no momento de realizar as operações
  • E, principalmente, transparência nos processos e sobre todos os custos operacionais.

Quais os motivos para aplicar em uma plataforma online de investimento?

Agora você já está por dentro do funcionamento de uma corretora online de investimento. Também já sabe que plataformas de investimentos são confiáveis. 

Mas por que devo escolher trabalhar com uma plataforma online de investimento?

As plataformas online colocam à disposição de todo e qualquer investidor em potencial as melhores e mais rentáveis aplicações financeiras do mercado.  

Sim, esse diversificado portfólio de aplicações fica ali, reunido, de um jeito eficiente e prático. Portanto, ele permite comparações para a melhor escolha do cliente, de acordo com o seu objetivo.

Por meio dessas plataformas, é possível também investir o dinheiro com mais rentabilidade e menor custo. Isso sem contar com um especial benefício: acesso à consultoria especializada.

Plataformas disponíveis

As plataformas de investimento online colocam à disposição dos clientes várias classes de aplicações financeiras. Como exemplo estão ações, fundos de investimentos e títulos públicos que pertencem a diversas instituições financeiras.

Confira cinco das principais do mercado.

Easynvest

O cliente pode aplicar em títulos de renda fixa, fundos e ações. Permite comparar investimentos a partir de diversos aspectos como:

  • Liquidez (facilidade de resgate do dinheiro);
  • Risco;
  • Aporte mínimo para aplicar;
  • Taxas cobradas;
  • Rentabilidade.

Guide

Oferece ao cliente a possibilidade de fazer um teste para conhecer o perfil de investidor. Essa plataforma permite aplicação em ações, fundos de investimento, planos de previdência e renda fixa.

Modalmais

O cliente pode investir em ações, CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e Tesouro Direto.

Órama

Permite investir em títulos públicos e privados de renda fixa e em fundos de investimentos em parceria com 18 instituições financeiras.

XP Investimentos

Distribui títulos de renda fixa, fundos e permite aplicar em ações e fundos de previdência privada.

 

 Última atualização em 03/03/2021

Deixe uma resposta