Skip to main content

O que o seguro cobre em caso de chuva?

Por 18 de março de 2024Sem categoria
melhores seguradoras de seguro residencial

Em virtude das mudanças climáticas, nem dá mais para acreditar que as águas de março fecham o verão, como diz a canção entoada por Elis Regina e Tom Jobim. Por isso, manter o cuidado com a casa por causa das chuvas segue como prioridade mesmo com o verão tendo dia para acabar: 20 de março.

Para além dessa data oficial, vale saber o que o seguro cobre em caso de chuva. Sim, estamos falando do seguro residencial, que pode ser um aliado em situações assim – e em várias outras.

Cotação online de Seguro Residencial

Existe cobertura de estragos por chuva? Como funciona?

O seguro residencial é aquele produto contratado para garantir tranquilidade e segurança quando imprevistos dos mais diversos tipos acontecem.

Inundações e alagamentos são algumas situações previstas entre as diferentes coberturas que o seguro pode apresentar, mas é preciso pesquisar quais seguradoras oferecem o atendimento a essa necessidade.

Afinal, o que o seguro cobre em caso de chuva?

É verdade que não é comum que o seguro inclua na apólice a cobertura de alagamento e inundação originados em virtude da chuva. 

Isso porque, em geral, os imóveis que estão sujeitos a esse tipo de situação costumam estar localizados em áreas em que já existe grande risco de a água invadir a casa.

De qualquer maneira, as seguradoras que atuam no nosso mercado têm regras próprias e, por isso, é indicado fazer uma pesquisa para consultar o que o seguro cobre em caso de chuva.

Mas, é importante lembrar que o seguro residencial pode ser acionado em diversos momentos, pois costuma oferecer ao cliente proteção para diversos tipos de riscos que não são possíveis de prever como, por exemplo, roubo, explosão, incêndio, entre outras situações inesperadas. 

Dito isso, uma inundação ou alagamento que surge por um problema na tubulação, por exemplo, também se configura como uma circunstância que não é possível prever.

É possível, portanto, que o seguro residencial cubra os prejuízos causados por esse tipo de ocorrência em que não há risco prévio conhecido pelo morador.

Área de risco

Quem mora em área de risco e busca por um seguro que ofereça cobertura para situações de alagamento, por exemplo, deve saber que deve contratar esta cobertura como um serviço adicional, ou seja, além do plano básico.

Mais do que estar atento ao custo, é essencial também analisar todas as informações que constam na apólice. Ler com atenção o contrato e sanar todas as dúvidas é primordial antes de assinar o contrato.

Como proteger o imóvel de alagamentos e inundações? 

Tendo ou não acesso à cobertura de alagamento e inundação, uma coisa é certa: a necessidade de proteger a casa desses eventos, ainda mais se está localizada em área propensa a tais situações.

Confira com a gente as dicas para se precaver diante de um cenário assim: 

  • Mantenha as calhas, telhas e entradas de canos de escoamento de chuvas sempre limpos para que a água não fique acumulada.  
  • Quando o imóvel está situado em área íngreme ou inclinada, vale a dica de construir muros de arrimo para diminuir as chances de desmoronamento.
  • Outra dica para a água não acumular: colocar canaletas no entorno da residência.
  • Deixe os objetos importantes em locais altos da casa. Alimentos, documentos, remédios e eletrodomésticos, por exemplo, devem ser mantidos em espaços altos de armários para serem poupados caso a casa seja alagada.

Como se proteger – dicas de segurança pessoal

Situações de enchentes, alagamentos, entre outras, trazem perigo não só para o imóvel: há riscos diretamente relacionados à saúde e segurança das pessoas. 

Portanto: 

  • Não consuma alimento que tenha tido contato com a água para evitar contaminação. 
  • Não tente atravessar alagamentos, pois são vários os riscos: contrair alguma doença pelo contato com a água e ter fraturas caso caia em buracos ou se machuque com objetos submersos. 
  • Não fique perto de postes de energia, cercas elétricas, arames etc., já que são itens que podem atrair raios. 
  • Procure permanecer em local seguro, livre da invasão de água, e de onde seja seguro esperar pela ajuda ou pelo escoamento da água. 
  • Cotação online de Seguro Residencial

 

Última atualização: 18/03/2024

Deixe uma resposta