Apesar das seguidas paralisações na produção pela falta de componentes – especialmente os semicondutores – devido à pandemia de Covid-19, a indústria automobilística brasileira segue firme na renovação de seus modelos. O primeiro semestre de 2021 foi movimentado, com vários lançamentos importantes e novidades de carros.
Chegaram ao mercado novidades como:
- Jeep Compass reestilizado e com novo motor;
- Toyota Corolla Cross;
- Volkswagen Taos (leia o comparativo entre os três aqui);
- Fiat Toro;
- Nissan Kicks
- CAOA Chery Tiggo 5X reestilizados;
- Ford Bronco Sport e Mustang Mach1;
- BMW M3;
- Audi A3, A4, A5 renovados;
- Os novos Q3 e Q5 Sportback e os elétricos e-Tron.
E a roda não pára de girar no segundo semestre. Se você está pensando em trocar de carro, fique de olho. O Blog da Bidu separou as principais novidades de carro para te ajudar na escolha. Confira!
Novidades de carros
Renault Captur 1.3 TCe
O SUV da Renault começou o segundo semestre com uma leve plástica e de coração novo. Saem de cena as opções 1.6 CVT e 2.0 Automática e chega o novo motor 1.3 Turbo desenvolvido em pareceria com a Mercedes-Benz. São bons 170 cv de potência com etanol (162 com gasolina) e excelentes 27,5 kgfm de torque máximo com os dois combustíveis. O câmbio é o automático CVT e os preços variam entre R$ 124,4 mil e R$ 138,4 mil.
Fiat 500e
O pequenino 500 volta ao mercado brasileiro em nova geração e com propulsão elétrica. Seu motor rende 118 cv de potência e 22,5 kgfm de torque máximo. Permite uma autonomia entre 320 e 460 quilômetros, de acordo com a forma de condução do motorista. Como todos os elétricos vendidos no Brasil – importados e sem nenhum tipo de incentivo governamental –, o preço é alto: R$ 240 mil.
Hyundai Creta
O SUV produzido em Piracicaba (SP) ganha uma nova geração no segundo semestre de 2021. Assim como o irmão menor HB20, o novo design promete ser polêmico e vai dividir opiniões. Isso porque a Hyundai adotou um visual pouco tradicional se comparado à primeira geração. Sob o capô, o motor 1.6 dá lugar ao 1.0 Turbo já usado no HB20. O 2.0 aspirado das versões topo continua e sem modificações. A tabela de preços atual, entre R$ 100 mil e R$ 125 mil, deve subir um pouco.
Jeep Commander
Renegade e Compass vão ganhar companhia. O Commander está entre as principais novidades de carro do ano e chega para a alegria das famílias. A razão: espaço para sete passageiros. Com motor 2.0 Turbodiesel (e talvez o 1.3 Turboflex do novo Compass), o Commander vem para bater de frente com o Volkswagen Tiguan Allspace, agora vendido somente na versão R-Line 350 TSI a gasolina. Preço do Commander? Entre R$ 220 mil e R$ 300 mil.
Fiat Pulse
Revelado na última edição do Big Brother Brasil, o SUV derivado do Argo teve seu nome escolhido pelo público em uma enquete realizada no site da Fiat. A receita do Pulse é a mesma do Honda WR-V: miolo do Argo (no WR-V do Fit) com reforços estruturais, frente e traseira com desenho próprio e maior altura de rodagem. O Pulse vai marcar a estreia do novo motor 1.0 Turbo da Fiat, com potência entre 120 e 130 cv. O preço deve começar nos R$ 100 mil.
Chevrolet Equinox
O SUV médio da General Motors volta ao Brasil com visual renovado para tentar tirar uma casquinha dos novos Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Além de traços semelhantes aos dos últimos carros da Chevrolet norte-americana, o novo Equinox terá somente a opção de motor 1.5 Turbo, uma vez que o 2.0 foi descontinuado. Os preços devem ficar na faixa dos R$ 160 mil.
Honda City
A terceira geração chega ao Brasil com uma dupla missão: substituir Civic e Fit. Isso porque as novas gerações de ambos não deverão ser produzidas no país. O Civic deverá chegar somente importado em versões acima de R$ 150 mil. E o Fit, que deu um salto de qualidade na nova geração, ficaria caro e não atrairia os clientes que hoje preferem os SUVs. A solução encontrada foi o City nas versões sedã e hatchback, este último previsto para 2022. Pode-se esperar preços entre R$ 80 mil do hatch mais barato e R$ 120 mil do sedã top de linha.
Fiat Strada CVT
A Strada caiu no gosto do brasileiro. É o carro mais vendido do país em 2021 e ganhará uma versão com câmbio automático CVT durante o segundo semestre, que promete ser uma das principais novidades de carro. O modelo vai chegar primeiro para a versão topo Volcano, no entanto deve ser estendida à versão Freedom, que também usa o motor 1.3. O preço ficará acima dos R$ 102 mil pedidos atualmente pela Strada Volcano com câmbio manual.
Renaut Kwid reestilizado
O pequenino da Renault, lançado no Brasil em 2017, vai ganhar sua primeira plástica. E será na dianteira a principal intervenção. O Kwid ficará igual ao modelo indiano e terá conjunto ótico dividido em dois, como no Citroën C4 Cactus e na Fiat Toro. Traseira e interior terão retoques menores. No motor, a novidade é o motor 1.0 com comando de válvulas variável e potência de 82 cv já usado no Sandero e no Logan. Seu preço não deve mudar.
Novo Citroën C3
A Stellantis, que engloba Fiat, Chrysler, Peugeot e Citroën, aposta fortemente no novo C3 para recuperar a marca francesa na América Latina. Desenvolvido sobre a plataforma CMP do Peugeot 208, o C3 terá visual de SUV como seu irmão C4 Cactus. Os motores deverão ser o 1.0 Firefly aspirado já usado no Fiat Argo e o novo 1.0 Turbo, que será lançado no Fiat Pulse. Apesar de ser apresentado no fim do ano e uma das grandes novidades de carro do ano, as vendas do novo C3 só devem começar em 2022.
Última atualização em 18/08/2021