Perdeu as datas do pagamento do IPVA? Calma, saiba que você não está sozinho. Muitos brasileiros esquecem ou não conseguem quitar o imposto do carro, dado o número de contas a pagar em todo o começo do ano. Mas nem tudo está perdido: é possível pagar IPVA atrasado e impedir que haja maiores problemas, tanto no seu bolso como ficar irregular com os documentos do carro. Quer descobrir como resolver isso? Descubra lendo o nosso artigo!
Como consultar o IPVA Atrasado?
Antes de mais nada, o ideal é consultar o IPVA atrasado para saber o quanto precisa ser pago. Mesmo com a demora, é possível descobrir pela internet o valor atualizado e corrigido com juros e correções monetárias. Isso evita, por exemplo, uma ida ao Detran ou agência bancária para isso.
Como a data do pagamento do IPVA varia conforme o final de cada placa e estado, vale dar uma conferida para ter a certeza se perdeu o prazo.
Como saber? Acesse o portal da Secretaria de Fazenda de seu estado, informe o número do Renavam e placa do veículo. Inclusive, é possível descobrir não somente o valor em atraso, mas também imprimir o boleto. Como segunda opção, dá para ir diretamente no posto da Secretaria de Fazenda à procura de informações sobre o débito em aberto.
Lembrando: há alguns anos, os Detrans não enviam mais avisos sobre o IPVA atrasado pelos Correios.
Como pagar o IPVA Atrasado?
Não tem mistério: para quitar o IPVA atrasado, entre na página da Secretaria de Fazenda de seu estado e escolha a forma como queira pagar.
Ao entrar no site, procure por IPVA, digite o Renavam, placa do carro e pronto. Assim, conseguirá emitir o guia de pagamento sem maiores problemas. No boleto, constará o acréscimo da multa pelo atraso, o cálculo já é realizado automaticamente. Para pagar, o motorista escolhe o local: casas lotéricas, agências bancárias credenciadas ou pela internet mesmo.
Ok, mas existem alternativas de pagamento? Sim, isso é uma vantagem: cada estado oferece formas diferentes para pagar o IPVA atrasado. É uma maneira de evitar o calote e não deixar motoristas andarem com documentação irregular. As opções são:
À vista
Mais conhecida, o pagamento numa parcela só é sempre uma das alternativas disponibilizadas para solucionar o IPVA atrasado. Caso tenha condições de pagar o boleto à vista e não for apertar o seu orçamento, não pense duas vezes e livre-se da dívida.
Parcelado
Sim, existe essa possibilidade. Como falamos do IPVA, um imposto estadual, cada estado impõe regras e limite de parcelas. Pode-se encontrar o parcelamento em até três, dez ou doze vezes, por exemplo, geralmente realizado no cartão de crédito.
Fique atento se, por acaso não aparecer a alternativa de parcelar no site, não é fim da linha. Neste caso, dê uma passadinha na Secretaria da Fazenda de seu estado para negociar o IPVA atrasado na forma mais viável ao seu bolso. Esteja em mãos com os documentos do veículo e seu RG e CPF, não esqueça.
Descontos oferecidos pelo estado
Isso não é lenda? Nada disso: a inadimplência do IPVA é uma situação um tanto comum no Brasil. Por isso, há estados que oferecem descontos aos motoristas para normalizar o IPVA atrasado. Isso costuma acontecer quando o proprietário do veículo for notificado pelo débito em aberto. É claro: o desconto não fará o valor do IPVA mais barato, mas amenizará os juros.
Novamente, regras e formas de descontos ficam a cargo de cada estado. Ou seja: não espere que haja redução do IPVA atrasado em todos os estados e deixe de quitar o imposto torcendo para que isso aconteça. Pode ser que na sua região não ocorra o desconto e a conta fique cada vez mais alta.
Como pagar IPVA Atrasado de anos anteriores?
Na verdade, o cenário não muda: o proprietário do automóvel deverá comparecer à Secretaria de Fazenda para saber mais informações de como renegociar a dívida dos outros anos. Como dica, vale pesquisar quais condições podem ser propostas, visto que em alguns estados existe a possibilidade do serviço ser online e, até mesmo, com alternativas de parcelamento.
Quais as consequências de deixar o IPVA Atrasado?
Não deixe isso para depois: ao adiar o pagamento do IPVA atrasado, vários problemas podem começar a surgir e transformar uma dívida em várias. Sentiu a dor no bolso? Pois é, não se deve subestimar o calote no imposto do carro. Para entender melhor, vamos as consequências que o IPVA atrasado causa:
Licenciamento
O documento do carro, conhecido como CRLV, depende diretamente do IPVA estar em dia. Com o IPVA atrasado, o licenciamento anual não pode ser realizado. E o perigo começa aqui: é obrigatório o motorista estar portando o documento do carro atualizado ao dirigir. Foi pego com o licenciamento irregular? É infração gravíssima, sete pontos na CNH, apreensão do veículo, além de pagar multa de R$ 293,47. Sem contar que o motorista ainda vai arcar com os custos do tempo que o automóvel ficar retido no pátio.
Importante: o IPVA atrasado não gera multa diretamente. Pode haver um espaço de tempo entre os vencimentos do imposto e licenciamento, o que “permite” trafegar com o IPVA atrasado e licenciamento regularizado (do ano anterior) ao mesmo tempo. Mas isso não dura tanto e o documento do carro precisará ganhar atualização.
Existe, em alguns estados, a desobrigação de quitar o IPVA atrasado para renovar o licenciamento, caso do Rio de Janeiro.
Multas
Já lembrado anteriormente, o IPVA atrasado gera juros e correções monetárias com o passar do tempo. No primeiro momento, uma pequena multa é imposta a cada dia de atraso até alcançar o limite de 20%, fora os juros mensais correspondentes à taxa Selic ou 1%, o que estiver maior na época.
Em alguns meses, o valor do IPVA atrasado ganha um bom aumento, prepare a carteira!
Nome negativado
Neste caso, o problema não é com os conhecidos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, mas com a possibilidade de entrar na dívida ativa, uma espécie de cadastro do governo aos que têm débito em aberto.
Ao não pagar o IPVA atrasado por mais de um ano, o proprietário do carro fica sujeito a inscrição na dívida ativa. Isso não é nada bom: o valor do imposto, já inflado pelas multas, pode ganhar aumentos significativos.
Não só isso: como falamos do governo, estar com o nome negativado provoca complicações, tais como dificuldades em conseguir crédito, fazer financiamentos e participar de concursos públicos. Outra dor de cabeça: vender o carro a alguém, já que existirá uma enorme dívida a saldar. No pior dos cenários, há o risco de perder o veículo através de uma execução fiscal.
IPVA atrasado é um dos cuidados a se ter com o veículo. Outro, em especial, é o seguro de carros. Já fez uma simulação de seguro auto? Não perca tempo em cotar seguro auto e descubra qual o melhor seguro de veículos que combina com você!
Última atualização em 27/02/2020